7.1.12

COPA SUL-AMERICANA DE FUTEBOL FEMININO - SUB 20


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE JANEIRO DE 2011 * SÁBADO
COPA SUL-AMERICANA DE FUTEBOL FEMININO - SUB 20

FELIPE NASSER ASSUME COL DA COPA SUL-AMERICANA DE FUTEBOL FEMININO - SUB 20 ANOS

- A pouco menos de 15 dias do início da Copa Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 uma substituição promete acelerar as decisões que ainda restam para a organização. Felipe Daher Nasser, Diretor de Esporte de Curitiba, foi escolhido para substituir Paulo Rink na Coordenação do Comitê Organizador Local (COL). Rink havia anunciado no final de dezembro a intenção de ser substituído. Ele comandou o sorteio dos grupos da competição, sendo o último ato público no cargo de coordenador do COL.
- Já Felipe, braço-direito do Secretário do Esporte de Curitiba, Marcello Richa, disse que o grande desafio é realizar grandes eventos na cidade como forma de preparar todo aparato até culminar com a Copa 2014: “O evento da Conmebol, que é uma das maiores confederações de futebol do mundo, vai proporcionar mostra um ensaio logístico e de segurança que Curitiba vai precisar para daqui dois anos. Apesar de não termos jogos na Arena da Baixada, local escolhido para receber jogos da Copa do Mundo, tudo que acontecer aqui vai se repetir em 2014 mas em uma proporção bem maior.”
- Felipe enfatizou que o evento só foi possível ser realizado em Curitiba porque o Governo do Estado através do Secretário Evandro Rogério Roman se mostrou solidário com a idéia: “A sintonia entre os governos de Curitiba e do Estado proporcionam parceria como esta. E até Ponta Grossa e Paranaguá, que serão sub-sedes do evento, vão ter um retorno.”
- Felipe informou ainda que a tabela dos jogos deve ser anunciada na próxima semana. Apesar da ordem dos jogos já estar definida, os locais e horários ainda dependem de uma vistoria da Conmebol nos locais dos jogos e ainda da grade de programação das TV’s que podem transmitir a Copa. Sportv e Fox são as emissoras que demonstraram interesse em televisionar os jogos, principalmente os da seleção brasileira.
- O sistema de disputa da Copa distribuiu as 10 seleções em dois grupos. As cinco equipes se enfrentam dentro do grupo e as duas melhores em cada grupo passam para a próxima fase. As quatro equipes classificadas jogam um quadrangular e as duas que fizerem a melhor campanha garantem vaga no Mundial da categoria que será no Uzbequistão no mês de agosto. A melhor campanha fica com o título, não haverá uma partida final.
- No Grupo A estão Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Bolívia. No grupo B, Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. O jogo de abertura será no dia 20 de janeiro entre Uruguai e Peru, na rodada dupla o Brasil estreia contra o Paraguai.
- Esta será a quinta edição do Sul-Americano até agora só deu Brasil. O Brasil também já organizou duas edições: em 2004 (Rio de Janeiro) e 2008 (Rio Grande do Sul). Chile foi sede em 2006, e Colômbia, no ano passado.
- A Copa Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 é uma realização da Conmebol e FIFA, com a chancela da CBF e Federação Paranaense de Futebol, a participação do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e o apoio do Hotel Bourbon e dos clubes de futebol da capital.
GRUPOS DE DISPUTA DA 1ª FASE
GRUPO “A”
BRASIL
PARAGUAI
PERU
URUGUAI
BOLÍVIA
GRUPO “B”
ARGENTINA
VENEZUELA
EQUADOR
COLÔMBIA
CHILE
ATENÇÃO - TABELA AINDA NÃO DIVULGADA PELOS ORGANIZADORES.
Fonte: SECRETARIA DE ESPORTE DO PARANÁ