26.3.12

CIRCUITO MUNDIAL DE FUTEVÔLEI

 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 de MARÇO de 2012 * SEGUNDA-FEIRA
CIRCUITO MUNDIAL DE FUTEVÔLEI

BRASIL CONQUISTA O TÍTULO DO CIRCUITO MUNDIAL DE FUTEVÔLEI EM CURITIBA
- O Brasil levou a melhor e conquistou o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Futevôlei 2012, disputado em Curitiba, na arena montada no Jardim Botânico. A dupla brasileira formada por Tatá e Pião venceu no começo da tarde deste domingo (25) os paraguaios Jesus e Widilfo Baez por 2 sets a 1 (parciais de 21 a 15, 19 a 21 e 18 a 7) e ficou com o ouro do torneio. Em terceiro lugar ficou a dupla de Portugal Marcos Floresi e Bruno Santos.
- Neste domingo foram disputados os jogos da fase final do campeonato. No total, foram 16 confrontos disputados desde o começo da manhã. Classificaram-se para a semifinal os brasileiros Tatá e Pião, os uruguaios Christian e Oscar, os paraguaios Jesus e Widilfo Baez e os portugueses Marcos Floresi e Bruno Santos. Na primeira semifinal, a dupla do Brasil venceu os uruguaios por 21 a 6 e logo depois os paraguaios venceram Portugal por 21 a 8.- Na decisão do terceiro lugar, Portugal buscou a virada no placar nos instantes finais do jogo, após estar perdendo por 15 a 19, fechando o jogo em 21 a 19 e conquistando a taça de bronze. “Estamos trabalhando para o crescimento do futevôlei na Europa e em nosso país e essa conquista do terceiro lugar no Mundial é um indício de que estamos no caminho certo”, ressaltou Bruno Santos, de Portugal.
FINAL COM MUITA EMOÇÃO E VITÓRIA BRASILEIRA
- A disputa do título reservou muitas emoções para o público, que compareceu em bom número nas arquibancadas e participou ativamente da conquista da dupla verde-amarela. Em quadra, Brasil e Paraguai confirmaram o favoritismo, representando as duas principais forças do futevôlei mundial na atualidade.
- No primeiro set, a dupla brasileira mostrou confiança e personalidade para abrir uma boa diferença no marcador e fechar o jogo em 21 a 15. No segundo set, o Paraguai começou na frente, mas permitiu a virada brasileira. No entanto, nos instantes finais do set, os paraguaios retomaram a frente no marcador e fecharam em 21 a 19, o set mais equilibrado da decisão.
- No terceiro e decisivo set, os brasileiros não deram qualquer chance para a reação paraguaia. Inspirado, Tatá demonstrava muita raça em cada disputa, o que empolgou ainda mais a torcida presente. E num ace de Pião, o jogo foi fechado com vitória brasileira por 18 a 7.
- A dupla de Alagoas, que conquistou o terceiro lugar no Circuito Nacional de Futevôlei disputado essa semana em Curitiba, trabalha como professores de futevôlei em sua cidade. Ao final do jogo, com o título assegurado, eles agradeceram o apoio da torcida paranaense para a conquista do ouro. “Queremos agradecer todo mundo que veio aqui prestigiar e apoiar o futevôlei brasileiro”, destacou Tatá.
- Atual tetracampeão do Circuito Mundial, o brasileiro Pião também destacou a boa organização do evento, que contou com o apoio da Federação de Futevôlei do Estado do Paraná, da Confederação Brasileira de Futevôlei e da Secretaria de Estado dos Esportes. “Todos estão de parabéns pelo grande evento realizado, com muita organização, valorizando muito a modalidade. Felizmente conquistei o título, o quarto no Circuito Mundial, ao lado do meu companheiro Tatá. Foi um bom jogo, muito disputado como deveria ser pelo que representa Brasil e Paraguai para o futevôlei e tenho certeza que o público saiu satisfeito pelo que foi apresentado durante toda a competição aqui em Curitiba”, afirmou.
- As partidas foram acompanhadas pelo Secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, que salientou a importância para o Paraná em sediar jogos do Circuito Brasileiro e Mundial de Futevôlei, chamando a população do estado para o esporte, fortalecendo relações e o interesse para que mais pessoas pratiquem a modalidade. “O Paraná é um estado acolhedor e para nós foi muito gratificante receber o melhor do futevôlei brasileiro e mundial. Parabéns a todos os atletas que participaram dos torneios, pois realizaram um grande espetáculo para todo o público”, disse.
- Desde quinta-feira Curitiba esteve no centro do futevôlei mundial, com a realização na cidade de três competições: Etapa dos Circuitos Brasileiros Masculino e Feminino e a primeira Etapa do Circuito Mundial de Futevôlei. No total, 118 atletas participaram do torneio, disputado na arena montada no Jardim Botânico.
- No Circuito Brasileiro Masculino foram 30 duplas de 12 estados, com o título sendo conquistado pelo pernambucano Alexandre e o alagoano Fábio. Já o feminino teve a participação de 11 duplas, com o título ficando com Lana (DF) e Patricinha (RJ). E na primeira etapa do Circuito Mundial foram 22 duplas de 17 países. As próximas etapas do mundial serão em Portugal e Dubai.
CIRCUITO BRASILEIRO FEMININO DE FUTEVÔLEI TEVE FINAL REALIZADA NESTE SÁBADO
- A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei Feminino teve a final realizada no início da tarde deste sábado, na arena montada ao lado do velódromo do Jardim Botânico, em Curitiba. Na final, prevaleceu o favoritismo e a experiência da dupla Lana e Patricinha, atuais campeãs brasileiras, que venceram a dupla carioca Natalie e Aninha por 2 sets a 0, parciais de 19x17 e 18x5. Na disputa pelo terceiro lugar, Lorena e Vânia derrotaram Tatiana e Fernanda por 18 a 5.
- Lana e Patricinha exibiram nas areias do Jardim Botânico muito talento e vontade para vencer a etapa. A dupla é a atual campeã do Circuito Brasileiro e no ano passado venceu também um torneio de exibição, em Dubai.
- De acordo com a Presidente da Confederação Internacional de Futevôlei e Vice-Presidente da Confederação Brasileira, Nicinha Araújo de Queiroz, a realização das etapas brasileiras de futevôlei feminino é um incentivo para o crescimento do esporte no país. Ela também projeta um maior desenvolvimento da modalidade no exterior, para que se possam realizar circuitos internacionais femininos, assim como já tem o masculino. “Hoje, apenas no Brasil existe uma organização maior do futevôlei feminino. Outro país em que o esporte já está mais desenvolvido é em Israel”, revelou.
- Confira a classificação final da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei Feminino:
1º lugar: Lana (DF) e Patricinha (RJ)
2º lugar: Natalie (RJ) e Aninha (RJ)
3º lugar: Lorena (DF) e Vânia (SP)
4º lugar: Tatiana (RJ) e Fernanda (RJ)
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá - COM/SEES - Patrícia Bahr - comunicação@sees.pr.gov.br - 41 3361 6535