7.2.13

FPH - HANDEBOL PARANAENSE FEMININO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE FEVEREIRO DE 2013 * QUINTA-FEIRA

FPH - HANDEBOL PARANAENSE FEMININO

ESTRELA DO HANDEBOL NACIONAL, EQUIPE DE CIANORTE MIGRA PARA UMUARAMA

- Depois de cinco anos defendendo o município em jogos de nível estadual e nacional, a famosa equipe de handebol feminino de Cianorte, patrocinada pela Coca-Cola, Copel e Unipar, está migrando para Umuarama, cidade que passará a defender em grandes eventos da modalidade no País em 2013.
- No ano passado a equipe foi tricampeã nos Jogos Abertos do Paraná, bicampeã dos Jogos Universitários do Paraná e Universitários do Brasil e tricampeã estadual na categoria Adulto. Também conquistou o segundo lugar nos Jogos da Juventude e no Estadual Juvenil, além do terceiro lugar na Copa do Brasil adulto, bicampeã no Brasileiro Adulto, e bicampeã Brasileiro Júnior. Na maior competição verde-amarela, a Liga Nacional, a equipe ficou em terceiro lugar. Portanto, trata-se indiscutivelmente de um selecionado de primeira grandeza no cenário esportivo brasileiro.
- O próprio técnico da equipe, Newton Trindade Neto, já confirmou sua transferência para Umuarama e a equipe deverá se apresentar nos próximos dias para o trabalho, que prevê a conquista de vários títulos para este ano aqui na nova casa. Prova disso é que Trindade Neto informou que neste período de férias “o grupo ainda está de folga, mas deveremos iniciar os trabalhos em breve”. E adiantou demonstrando confiança na nova fase e que “a partir de agora a equipe passa a se chamar Coca-Cola/Copel/Unipar/Umuarama”.
- Por outro lado, os motivos da troca de cidade (Cianorte por Umuarama) não foram divulgados pela direção da equipe, que prefere falar ou não sobre o assunto no momento oportuno, ou seja, após a definição da tramitação burocrática do grupo para a nossa cidade, bem como as metas que as atletas têm pela frente no decorrer de 2013.
- A Coluna ITALO consultou a crônica esportiva de Cianorte, que também não soube informar o que motivou a mudança da equipe de handebol, que tantas glórias conferiu àquela vizinha cidade, mas radialistas confirmaram que essa decisão está mesmo sacramentada. E, naquela cidade, nos meios esportivos todos receberam a notícia num clima de surpresa e lamentação.
- Por outro lado, aqui as autoridades da área esportiva comemoram o fato de Umuarama “ganhar” essa equipe colecionadora de troféus e vitórias. Para evitar especulações, preferimos não citar nomes de entrevistados, mas podemos garantir que tanto a Prefeitura como os patrocinadores estão de acordo em apoiar totalmente o grupo, a exemplo do que já é feito há anos com a seleção de futebol de salão.
- Aí cabe um parêntese: antes que mal intencionados tentem criar “lendas”, é bom frisar que a vinda da equipe de handebol de Cianorte para Umuarama em nada prejudicará o futsal, afinal, são dois projetos distintos que seguirão seus cursos separados, pois ambos são considerados importantes para a juventude e para a legião de esportistas da cidade.
- Este repórter também informa com exclusividade e em absoluta primeira mão que está em franca negociação a liberação de verbas para bancar as atividades da nova equipe e, um dos patrocinadores, a Prefeitura, já se manifestou favorável a apoiar o handebol. Basta agora o certificado da Lei de Incentivo Fiscal emitido pelo governo federal e, com esta finalidade, na próxima semana uma delegação, formada por membros que estão cuidando do projeto, irá a Brasília para agilizar a liberação de tal documento. Através dele, os patrocinadores estarão liberando o aporte financeiro para as atividades da equipe no decorrer do ano, inclusive bolsas de estudos já que as atletas estudam na Unipar.
- Outro ponto que merece atenção especial é que Umuarama, através da equipe de handebol e sob coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estará desenvolvendo um grande projeto social em bairros da periferia da cidade, onde serão implantadas escolinhas para crianças e jovens que poderão treinar recebendo ensinamentos das atletas e da supervisão técnica do time de handebol.
Fonte: UMUARAMA ILUSTRADA