4.3.13

FPFS - MUDANÇAS NA REGRA DA ARBITRAGEM



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 4 DE MARÇO DE 2013 * SEGUNDA-FEIRA

FPFS - MUDANÇAS NA ARBITRAGEM
Atualização das Regras 2013
ALTERAÇÕES RESUMIDAS DAS REGRAS DE FUTSAL
- Caro Oficiais de Arbitragem, Dirigentes, Tecnicos, Atletas e torcedores, a Federacao Paranaense de Futebol de Salao atraves da Escola de Arbitros, elaborou este documento que tem como objetivo informar as alteracoes na Regra para o ano de 2013.
- Entretanto, como o texto original das alteracoes so sera disponibilizado quando o livro oficial de Regra for distribuido, estaremos trabalhando atraves de interpretacoes do que propriamente com a redacao final do texto da Regra .
- Salientamos que o texto tem a anuencia do Diretor de Arbitragem da Confederacao Brasileira de Futebol de Salao.
ALTERAÇÕES CONSUMADAS
REGRA 1 - A SUPERFICIE DE JOGO
- Foi acrescentada ao texto original da regra a regularizacão do posicionamento de placas de publicidade. Atentar tambem para a proibicão de publicidades junto a area tecnica e zona de substituicão.
* Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo
- A publicidade vertical, se existir, devera estar a:
1 - Um metro das linhas laterais, exceto nas areas tecnicas e zonas de substituicões, que proibe qualquer publicidade.
2 - A mesma distancia a partir da linha de meta com a profundidade das redes do gol.
3 - A um metro da rede do gol.
Motivo: Decisao da IFAB (International Football Association Board): Nao havera publicidade vertical, a menos de um metro da rede de meta para os arbitros ver a rede de meta sem nenhum obstaculo.
REGRA 3 - NUMERO DE JOGADORES
a) Ate agora, a Regra de Jogo de Futsal (Regra 3), só permitia um numero maximo de 7 (sete) substitutos designados. Com a crescente popularidade e um maior numero de competicões de futsal, assim como pelo formato habitual de competicões com bastantes jogos seguidos, tornava-se necessario permitir um maior numero de jogadores, por jogo.
INTERPRETACÃO: Portanto, agora, cada equipe, podera ter no maximo 9 (nove) atletas substitutos e não apenas 7 (sete) como ocorria em 2012. (alteracão do item 3 e 7 da Regra 3).
b) Aparece outra determinacão referente a substituicão de jogador por substituto antes do inicio do jogo¨. Esta condicão é uma novidade que vai se inserir no Livro de Regra 2013. Portanto, devemos observar o texto novo da regra, que deverá vir com o seguinte formato:
- Se um substituto entra na superficie de jogo no lugar de um jogador definido como titular, antes do inicio do jogo e sem que tenha notificado os árbitros ou arbitros assistentes:
- os arbitros permitirão que o substituto assim designado continue a disputar o jogo;
- não se adotarão medidas disciplinares contra o substituto assim designado;
- o árbitro reportará a ocorrência a entidade Organizadora;
INTERPRETACAO: Devemos observar o que a nova redacão estabelecera com relacão a definicão de titulares e substitutos antes do inicio do jogo. Para depois disso, observarmos as possiveis ocorrencias nas substituicões antes do inicio do jogo.
c) O texto do item 13 desta mesma regra apresenta a seguinte redação:
13. Nao será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicacão, para uso de qualquer membro da comissao tecnica ou jogadores registrados em súmula, bem como nas proximidades dos bancos de reservas.
- Devido aos avanços tecnologicos o termo aparelho de comunicação tornou-se obsoleto. Portanto, a simples troca deste termo por sistemas de comunicação eletrônica, já abarca os mais diversos tipos e possibilidades de comunicação entre equipe tecnica e jogadores. A alteração é apenas a mudança do termo, a interpretacção continua sendo a mesma.
REGRA 07 - DURACAO DA PARTIDA
- Observe atentamente as novas determinações com relação as atitudes que serão tomadas, com relação ao momento em que o jogo é encerrado:
a) O cronometrista determinara com o uso de seu apito ou ao toque da sirene do cronometro o final de cada periodo. Um dos árbitros ao ouvir o sinal finalizará o periodo ou a partida observando a seguinte situação:
- Em caso de ter que executar ou repetir um tiro livre dos 10 metros, tiro penal ou tiro livre direto e tiro livre indireto, se prorrogará a partida até que seja executada a cobrança.
INTERPRETACAO:
A) Se no exato momento em que o cronometrista comunicar o final do periodo e um dos árbitros assinalarem uma das seguintes infrações: PENALIDADE MAXIMA, TIRO LIVRE DIRETO SEM DIREITO A FORMAÇÃO DE BARREIRA E TIRO LIVRE DIRETO COM FORMAÇÃO DE BARREIRA (novidade), a partida vai ser prorrogada para as cobranças destas infrações.
Encerrando-se quando:
1. A bola não é chutada diretamente a baliza;
2. A bola vai diretamente para a baliza e um gol é marcado;
3. A bola saia dos limites da superficie de jogo;
4. A bola toca um ou ambos os postes, o travessão, o goleiro ou outro defensor e é marcado gol (Observe que aqui temos uma novidade: se a bola bater em outro defensor que nao seja o goleiro e entrar o GOL É VÁLIDO)
5. A bola toca um ou ambos os postes, o travessão, o goleiro ou outro defensor e não ultrapassa a linha de meta por sob o travessão;
6. Não é cometida nenhuma infração sancionavel com tiro livre direto, tiro livre indireto ou penalti;
B) Se no exato momento em que o cronometrista comunica o final do periodo e um dos árbitros assinalarem uma das seguintes infrações: TIRO LIVRE INDIRETO (novidade), a partida vai ser prorrogada para a cobranças destas infrações.
Encerrando-se quando:
1. A bola vai diretamente para a baliza, sem ser tocada por outro jogador durante a trajetoria ou tocando os postes ou o travessão, caso em que o GOL NÃO SERÁ VÁLIDO; (porque a infração e Tiro Livre Indireto);
2. A bola saia dos limites da superficie de jogo;
3. A bola toca um ou ambos os postes ou o travessão, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que se beneficiou do mesmo, e é marcado gol (Observe que por ser um tiro livre indireto e a bola tocar no goleiro ou em outro defensor, O GOL É VALIDO);
4. A bola toca um ou ambos os postes ou travessão, após tocar o goleiro ou outro jogador de equipe diferente da que se beneficiou do mesmo, e não ultrapassa a baliza;
5. Não é cometida nenhuma infração sancionavel com tiro livre direto, tiro livre indireto ou penalti;
ATENÇÃO: As letras A e B encerram-se com um item que tem a seguinte redação: Nao tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto COM OU SEM FORMAÇÃO DE BARREIRA, tiro livre indireto ou penalti (...), isso determina a seguinte interpretação:
- Se o jogo foi prorrogado para a cobrança de uma das situações acima e após a cobrança destas, ocorre outra infração (por qualquer das equipes), seja tiro livre direto, indireto ou penalti, esta infração vai ser assinalada e cobrada (sempre respeitando a Lei da Vantagem). E assim sucessivamente até que o jogo seja encerrado respeitando os itens já definidos acima. Não esqueça, que isso tudo esta acontecendo com o tempo de jogo encerrado (cronometro zerado).
C ) Se no momento em que o cronometrista comunica o final de um dos periodos e a bola estiver indo em direção a uma das metas, os árbitros devem aguardar o final da trajetoria da bola;
Encerrando-se quando:
1. A bola vá diretamente para a baliza e se marque gol;
2. A bola saia dos limites da superficie de jogo;
3. A bola toque no goleiro ou outro jogador defensor, nos postes da baliza, no travessão e ultrapasse a linha da baliza e se marque gol (observe que novamente aparece a situação do toque do jogador defensor. Portanto, se a bola em sua trajetoria tocar no goleiro ou em outro jogador defensor e entrar, o GOL SERÁ VALIDO).
4. O goleiro ou outro jogador defensor toque e a bola ou esta toque dos postes da baliza ou travesão, não atravessando a linha de meta sob o travessão;
5. Bola toque qualquer jogador da equipe que a chutou, exceto se tinha sido executado um tiro livre indireto e, após tocado por outro jogador, se dirigia para a baliza adversaria (ou seja, tocou em atleta da mesma equipe que desferiu o chute, o jogo deve ser encerrado imediatamente. Não esqueça: neste caso o jogo foi prorrogado para cobrança de tiro livre indireto, então é permitido o segundo toque e somente este, por jogador da mesma equipe que efetuou a cobranca da infração, neste caso se a bola ultrapassar a linha de meta, o GOL SERÁ VALIDO);
6. Não tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto, tiro livre indireto ou penalidade maxima e um tiro livre direto, tiro livre indireto ou
ATENCAO: O numero 6 do item C, traz a seguinte redação: Não tenha sido cometida nenhuma infração sancionada com tiro livre direto, tiro livre indireto ou penalidade maxima (...)¡¨, isso determina a seguinte interpretacao:
a) Se durante a trajetoria da bola, ocorrer uma infração cometida pela equipe contraria a que desferiu o chute, os arbitros devem respeitar a Lei da Vantagem (se for gol, validar o mesmo) e caso essa vantagem não ocorra, devem assinalar a infração e fazer com que a mesma seja cobrada. E assim sucessivamente, até que o jogo seja encerrado respeitando os itens já definidos acima. Não esqueça, que isso tudo esta acontecendo com o tempo de jogo encerrado (cronometro zerado).
b) Se durante a trajetoria da bola, ocorrer uma infração cometida pela equipe que desferiu o chute, a infração deve ser assinalada imediatamente e cobrada. E assim sucessivamente, até que o jogo seja encerrado respeitando os itens já definidos acima. Não esqueça, que isso tudo esta acontecendo tempo e jogo encerrado (cronometro zerado).
Estas alterações foram definidas, pois em muitas situações, equipes que estavam na eminencia de sofrer o gol (já com o cronometro zerado), cometiam algum tipo de infração e impediam a marcação do tento. Saindo desta forma beneficiada após cometer uma infração a regra.
REGRA 09 - BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO - SITUACÃO RELACIONADAS AO LANCE DENOMINADO BOLA AO CHAO
- O que a alteração apresenta e a nulidade da marcação de um gol, quando a bola tem origem em situação de bola ao chão. Ou seja, se no momento em que a bola tocar no solo e o atleta chuta-la em direção ao gol adversário e a mesma entrar diretamente (sem tocar em ninguem), deverá ser marcado um arremesso de meta para a outra equipe. Se o atleta desferir o chute contra a sua própria meta e a bola entrar diretamente (sem tocar em ninguem), deverá ser marcado um tiro de canto para a equipe adversaria.
- A alteracao e justificada pelo fato de inexistir disputa pela posse de bola, ferindo o espirito da lei do jogo que e a marcacao de um tento por disputa efetiva da posse de bola em jogo.
REGRA 12 - FALTAS E INCORRECÕES
a) Observe a redação do texto do item: a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo se na opinião dos árbitros, cometerem uma das seguintes infrações da regra 12:
- Exceto o goleiro dentro de sua área penal, usar deliberada e intencionalmente a mão, cortando a trajetoria da bola, com o objetivo de interromper a jogada, impedindo a passagem da bola evitando o perigo de gol contra sua equipe;
- Devido ao fato que mesmo sem intenção o atleta corta a trajetoria da bola com uso das mãos, acaba cometendo lances que em muitos casos são capitais no jogo, como por exemplo, interromper um contra ataque da equipe adversaria. E como determinava a regra este atleta, por não ter colocado a mão intencionalmente na bola, não era punido com a advertencia do cartão amarelo. Isso muitas vezes causava reclamações pela equipe adversaria. E tambem, pela dificuldade de definir quando este lance era com intenção ou sem, prejudicando desta forma o trabalho da equipe de arbitragem. Por estes motivos, temos uma nova interpretação para este lance.
INTERPRETACAO: Portanto, a nova redação, suprime o termo intencionalmente do texto da regra. Ou seja, ocorreu a mão de forma deliberada com intenção ou não, e impediu que o adversario recebesse a bola, deve ser marcado um tiro livre direto contra a equipe do atleta e o mesmo obrigatoriamente punido com cartão amarelo.
b) TIRO LIVRE INDIRETO
Com relação ao item 3 da regra 12 alinea a:
- Sera concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando um jogador adversario cometer uma das seguintes infrações:
a) Estando o goleiro com a bola em jogo¨
INTERPRETACAO: Para a punição da bola devolvida para o goleiro (bola em jogo), devemos considerar que o mesmo a tenha defendido e ficado com o dominio ou controle dela. O fato, por exemplo, de o goleiro no momento da defesa rebater a bola e a mesma retornar para jogo, não ficando dominada por ele seja com as mãos, pés ou qualquer outra parte do corpo, não deve ser considerada como primeiro toque. Podendo neste caso e na sequencia, toca-la com os pés, mesmo que venha de seu companheiro e de forma intencional.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão