13.4.13

PROVA RÚSTICA TIRADENTES DE MARINGÁ




MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 13 DE ABRIL DE 2013 * SÁBADO

PROVA RÚSTICA TIRADENTES DE MARINGÁ

COMPETIÇÃO TERÁ RECORDE DE 5,5 MIL PARTICIPANTES


- Aproximadamente 5.500 atletas se inscreveram para a 39ª Prova Rústica Tiradentes. O número superou a expectativa da organização e soma novo recorde de participação no evento. Somente para a categoria principal, são mais de 4.900 inscritos.

- As inscrições para a categoria menores continuam abertas e podem ser feitas até pouco antes da prova, no sábado (20). Com isso, a expectativa é de que o número de participantes alcance 700 crianças e adolescentes, elevando ainda mais a quantidade geral de inscritos.

- “Os números reforçam a tradição e a qualidade desse que é um dos principais eventos esportivos de Maringá.  Vamos reunir talentos brasileiros, internacionais e do próprio município, incentivando também a prática esportiva àqueles que buscam melhores hábitos de vida. Ultrapassar  marcas anteriores que é motivo de orgulho para Maringá”, comemora a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo.

- Os corredores da categoria principal vão disputar 10 mil metros e terão seus resultados homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat). Na classificação geral, os vencedores de primeira a décima colocação, podem ganhar entre R$ 300 e R$ 4 mil.

- A prova será realizada no domingo (21), com largadas às 8h45 e às 9 horas. Pela categoria menores, a competição acontecerá às 15 horas do sábado (20), no Estádio Regional Willie Davids - Vila Olímpica.

PROJETOS ACADÊMICOS

- A Faculdade Maringá e o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) desenvolveram projetos de incentivo ao esporte e à promoção da saúde, relacionados à Prova Rústica Tiradentes.

- Alunos e funcionários cadastrados na prova através dos projetos, passaram por avaliações médicas para avaliar suas condições físicas. As instituições premiarão os melhores classificados com bolsas de estudo ou descontos proporcionais à colocação no valor das mensalidades.

- Ao todo, 260 competidores participam dos projetos. De acordo com a Faculdade Maringá, os acadêmicos mantém ritmo intenso de treinamento, visando bons resultados. O Cesumar disponibilizará equipe de apoio e atendimento aos alunos durante a realização da prova, no dia 21.

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá