23.4.13

PROVA RÚSTICA TIRADENTES DE MARINGÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE ABRIL DE 2013 * TERÇA-FEIRA
39º PROVA RÚSTICA TIRADENTES


TANZANIANO VENCE PROVA RÚSTICA TIRADENTES QUEBRANDO RECORDE


- O atleta tanzaniano Ismail Juma Gallet venceu a 39ª Prova Rústica Tiradentes, neste domingo, 21 de abril, com o tempo de 28’33” para um percurso de 10 mil metros, conquistando a melhor marca de todas as edições. Na categoria feminina a vencedora foi a tanzaniana Sara Ramadhani Makera, com o tempo de 33’39”. Quase 3 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, no trecho de largada e chegada da competição.

- Em segundo lugar no masculino ficou Mathew Kiptoo Cheboi, do Quênia; em terceiro Fikru Abera Dadi, da Etiópia; em quarto Abraham Kiplagat e em quinto Robert Kiprotich Letting.

No feminino a segunda colocação ficou com Meseret Legese Biratu, da Etiópia; em terceiro Dorcas Jepchirchir Kiptarus, do Quênia; em quarto Tatiele Roberta de Carvalho e em quinto Eliane Luanda Cardoso Pereira.

- A prova foi acompanhada por um público numeroso e entusiasmado. Também participaram do evento autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade. A empresária Marina Martins Fedeburt foi com os filhos assistir o marido competir pela primeira vez. “Estamos aqui torcendo para que ele complete a prova e faça uma boa pontuação. O importante mesmo é competir e cuidar da saúde”, afirmou.

- Segundo o diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, para dar suporte aos atletas, mais de 300 pessoas fizeram parte da organização do evento, entre equipe médica, estagiários, voluntários e servidores municipais. Os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que  também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.

- Prestigiaram a Prova Tiradentes o prefeito Roberto Pupin; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia Araújo, os vereadores Carmen Inocente, Luciano Brito e Carlos Mariucci, autoridades, representantes de entidades, de instituições e convidados.

- Para a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia, a prova mais uma vez foi um sucesso. “A prova foi muito bem organizada e ficamos contentes com a participação de atletas de alto nível. Tenho que agradecer toda a equipe que colaborou para a realização da competição e os parceiros que contribuíram para que o evento fosse um sucesso. A Prova Rústica Tiradentes coloca Maringá mais uma vez em destaque nacional, é uma prova de grande importância e reconhecimento. Além da participação dos corredores profissionais ainda se destacam aqueles amadores que disputam para superar os próprios limites”, afirmou.

- Roberto Pupin acompanhou a disputa ao lado de oficiais do 4º Batalhão de Polícia Militar e parabenizou todos os participantes. “A Prova Rústica Tiradentes é nossa marca no calendário esportivo do Paraná. Somos nós que promovemos junto com os parceiros, mas os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da prova são os atletas e o público. Parabéns a todos pelo espírito esportivo e competitivo”, disse.

- A Prova Rústica Tiradentes é uma promoção conjunta da Prefeitura do Município de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, do 4º Batalhão de Polícia Militar e da Rede Paranaense de Comunicação, inserido nas comemorações alusivas ao dia de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, Patrono dos Policiais Militares do Brasil e Mártir da Independência.

HISTÓRIA

- A prova, que está na 39ª edição, conta uma boa parte da história do atletismo em Maringá. As primeiras competições, desde 1974, foram organizadas pelo 4º Batalhão da Polícia Militar – BPM, que elegeu o dia 21 de abril como data da prova por ser Tiradentes o patrono da Polícia Militar.

- A cada edição, a prova foi aumentando sua importância e volume de participantes. A partir de 1990 a PM convidou a Prefeitura para uma parceria na realização. Dessa maneira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, passou a organizar a Prova Rústica Tiradentes e o 4º BPM se responsabilizou pela coordenação da segurança na disputa.


- Desde 1997, a competição passou a fazer parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e desde então os corredores podem marcar pontos para o ranking de corredores de ruas.

- O primeiro vencedor, em 1975, foi o professor Vicente Pimentel Dias, que venceu também a segunda edição da disputa, em 1976.

- As inovações da prova foram bastante evidentes a partir de 1999, quando foi implantado o chip para os corredores. Se antes o processo era manual, através de uma senha que os corredores entregavam no final da prova para marcar sua colocação, agora um chip amarrado ao cadarço do tênis oferece as informações a respeito do desempenho do atleta na prova.

VENCEDORES NA CATEGORIA PRINCIPAL

MASCULINO

1º Ismail Juma Gallet

2º Mathew Kiptoo Cheboi

3º Fikru Abera Dadi

4º Abraham Kiplagat

5º Robert Kiprotich Letting

6º Miguel Luciano

7º Claudenir da Silva Cardoso

8º José do Nascimento Souza

9º Elessandro Aparecido de Oliveira

10º Paulo Alves dos Santos

FEMININO

1º Sara Ramadhani Makera

2º Meseret Legese Biratu

3º Dorcas Jepchirchir Kiptarus

4º Tatiele Roberta de Carvalho

5º Eliane Luanda Cardoso Pereira

6º Francielle de Oliveira da Silva

7º Drielly Aparecida Nunes de Souza

8º Grazielle Francelino Pedroso

9º Adriana Sutil da Costa

10º Ilda Alves dos Santos

SERVIÇO

A classificação geral da Prova Rústica Tiradentes será disponibilizada para consulta na Internet no site da Prefeitura de Maringá – www.maringa.pr.gov.br, no banner da prova ou direto no link venus.maringa.pr.gov.br/provatiradentes
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá