18.7.13

LIGA MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO 2013


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 18 DE JULHO DE 2013 * QUINTA-FEIRA
LIGA MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO 2013

BRASIL É SUPERADO PELA ATUAL CAMPEÃ OLÍMPICA, RÚSSIA
MAR DEL PLATA, 17.07.2013 – O Brasil entrou em quadra nesta QUARTA-FEIRA (17.07) para a primeira partida pela Fase Final da Liga Mundial. Depois de se classificar na liderança do Grupo A na primeira fase, a equipe verde e amarela enfrentou a Rússia pelo Grupo E, na estreia da nova etapa, e acabou superada por 3 sets a 2 (17/25, 25/23, 25/22, 19/25 e 11/15), em 2h03 de jogo realizado no ginásio Islas Mavinas, em Mar del Plata, na Argentina.

- Com o resultado, os russos fizeram dois pontos, enquanto os brasileiros, um. A equipe do Brasil volta à quadra na próxima SEXTA-FEIRA (19.07), quando buscará não só a reabilitação, como a classificação para as semifinais da competição. O confronto será contra o Canadá, às 16h30, no mesmo local. Em caso de vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, quando soma três pontos, o Brasil está garantido na próxima fase.

- Nesta quarta-feira, o atacante da Rússia, Pavlov, foi o maior pontuador do jogo, com 27 acertos. Na seleção brasileira, a pontuação foi bem distribuída. Três jogadores marcaram 13 vezes: o oposto Wallace, o ponteiro Lucarelli e o central Lucão. Após a partida, o meio de rede, que marcou sete pontos em ataques e seis em bloqueios, analisou o desempenho brasileiro no jogo de estreia na nova fase.

-  “Começamos um pouco nervosos no primeiro set. No segundo e no terceiro conseguimos equilibrar o jogo. No quarto, eles foram bem no saque e abriram muito no placar, o que deixou o jogo difícil para o nosso lado. E tie break é imprevisível. Eles começaram melhor. Depois, até conseguimos encostar no placar, mas não deu. Agora é paciência. Temos que focar no Canadá para buscar a classificação”, afirmou Lucão.

- Lucarelli, que pontuou em todos os fundamentos – dez de ataque, dois de saque e um de bloqueio – acredita que um fundamento tenha feito a diferença no jogo de hoje. “No momento em que nós conseguimos sacar bem, abrimos vantagem. Só que nem sempre conseguimos manter uma sequência boa e isso dificultou um pouco. E quando o adversário conseguiu, ganhou confiança e complicou ainda mais”, explicou o ponteiro do Brasil.

- Para o técnico Bernardinho, o desempenho brasileiro pode ser melhor do que o apresentado em quadra nesta primeira partida pela Fase Final.“Quando a Rússia esteve à frente no placar, pode arriscar mais e levou a melhor. Nós tivemos alguns bons momentos, foi uma partida aberta, jogada. Mas, ainda assim, atuamos abaixo do que podemos e sabemos que ainda há um longo caminho pela frente para essa equipe”, destacou Bernardinho.

- Agora, o treinador do Brasil já direciona o foco para o confronto contra os canadenses.

-  “O Canadá, embora seja uma equipe de menos tradição, é forte e trabalha muito bem. Se classificou por méritos e vai colocar pressão. O resultado positivo é extremamente importante, já que tudo está aberto. Se ganharmos por 3 a 0 ou 3 a 1, estaremos dentro. Se for 3 a 2, pode haver um tríplice empate. Enfim, muitas coisas podem acontecer. É importante que tenhamos determinação. Que essa estreia tenha servido para soltar um pouco mais o time e que todos consigam entrar mais relaxados na próxima partida”, disse Bernardinho.

O JOGO

- A Rússia abriu 2/0 e o Brasil pontuou pela primeira vez com o central Eder. Vissotto aproveitou o contra-ataque e deixou o placar igual. Mas o time russo se manteve na frente e fez 8/6. Com o gigante Muserskiy, de 2m18, o adversário abriu mais um ponto de vantagem. No saque de Lucarelli, o Brasil encostou em 8/9. A Rússia, então, voltou a pontuar e, quando fez 12/8, Bernardinho pediu tempo. O time da Rússia seguiu melhor e colocou seis de vantagem: 17/11. A diferença aumentou (19/12) e Bernardinho parou o jogo novamente. A reta final do primeiro set continuou favorável ao time russo, que fechou em 25/17.

- A segunda parcial começou mais equilibrada, com as equipes trocando pontos. No bloqueio de Lucão, o Brasil fez 3/2. E foi também no bloqueio, desta vez de Bruninho, depois de bom saque de Lucão, que o Brasil fez 7/6. Ainda em grande sequência de saque do central brasileiro, o time verde e amarelo abriu 9/6 no contra-ataque de Lucarelli. A vantagem brasileira aumentou para cinco pontos: 13/8. Com ace do adversário, o placar passou para 14/12 e Bernardinho pediu tempo. A Rússia encostou (18/17) e, no erro do Brasil, empatou em 19 pontos. Após bom saque de Eder e bloqueio de Dante, a equipe brasileira voltou a abrir dois de vantagem: 21/19. O Brasil continuou pontuando e, no bloqueio de Lucão, fechou em 25/23.

- A Rússia saiu na frente no início do terceiro set (5/3). O time brasileiro reagiu e, com dois bloqueios seguidos, de Eder e Lucarelli, empatou em seis pontos. Em bom momento do ponteiro Lucarelli, que conseguiu dois pontos consecutivos, de ataque e de saque, o time verde e amarelo empatou em 8/8. Com Lucarelli em boa sequência no saque, o Brasil virou o jogo e, no bloqueio de Dante, chegou a 11/8. Depois foi a vez de Bruninho bloquear e levar o Brasil a 14/10. Com Lucão, a vantagem brasileira passou para quatro pontos: 16/12. O placar voltou a ficar equilibrado, com o Brasil a frente por apenas um ponto: 20/19. Mas o time de Bernardinho abriu três no marcador (23/20) e o técnico da Rússia pediu tempo. O Brasil seguiu melhor e fechou o set em 25/22.

- No início da quarta parcial, os russos pontuaram primeiro, mas os brasileiros viraram em fizeram 3/2. O adversário buscou e, no ace de Zhilin, abriu dois (5/3). Mais adiante a Rússia conseguiu colocar cinco pontos a frente (10/5) e, depois, oito (17/9). O set seguiu totalmente a favor da seleção russa. Na reta final, o Brasil voltou a pontuar bem, diminuiu a diferença para cinco pontos (23/18), mas não teve tempo de inverter a vantagem adversária. No final, melhor para a Rússia, que venceu por 25/19.

- O set decisivo começou melhor para o Brasil, que abriu 2/0. A Rússia virou em 4/3 e o time verde e amarelo deixou tudo igual em quatro pontos. A parcial seguiu equilibrada. Na virada de quadra, os russos tinham dois de vantagem: 8/6. Mas os brasileiros correram atrás e, no bloqueio de Wallace, deixaram o placar empatado em oito pontos. Neste momento, o técnico da Rússia pediu tempo. Na volta, Eder pontuou no bloqueio e colocou o Brasil à frente. O final do set foi bem disputado. A seleção russa teve um ponto de vantagem em 12/11. Na sequência, continuou pontuando e fechou o set em 15/11.

RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE FINAL

DIA 17 DE JULHO DE 2013 – QUARTA-FEIRA - EM MAR DEL PLATA / ARGENTINA

RÚSSIA                             3X2 BRASIL                           Parciais - 25/17, 23/25, 22/25, 25/19 e 15/11

BULGÁRIA                        3X1 ARGENTINA                     Parciais - 28/26, 25/23, 20/25 e 25/23

PROGRAMAÇÃO DOS DEMAIS JOGOS DA FASE FINAL

DIA 18 DE JULHO DE 2013 – QUINTA-FEIRA - EM MAR DEL PLATA / ARGENTINA

17h30 - RÚSSIA                 X CANADÁ

21h00 - BULGÁRIA            X ITÁLIA

DIA 19 DE JULHO DE 2013 – SEXTA-FEIRA - EM MAR DEL PLATA / ARGENTINA

16h30 - CANADÁ               X BRASIL

20h00 - ITÁLIA                  X ARGENTINA

Fonte: Confederação Breasileira de Volei