24.8.13

X MARATONA PARE DE FUMAR CORRENDO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE AGOSTO DE 2013 * SÁBADO
X MARATONA PARE DE FUMAR CORRENDO
2.500 ATLETAS INSCRITOS PARTA A DISPUTA NESTE DOMINGO
- Aproximadamente 2.500 atletas divididos em 312 equipes participam da X Maratona de Revezamento “Vanderlei Cordeiro de Lima” - Pare de Fumar Correndo, neste domingo (25). A tradicional corrida de rua maringaense comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, disponibilizando serviços gratuitos de orientação à saúde para os corredores.

- A prova será disputada pelas categorias feminina e masculina a partir das 7h30, com largada em frente a Prefeitura de Maringá. Cada atleta percorrerá aproximadamente 5.200 metros, disputando premiações que ainda serão definidas pela organização. O percurso total da prova será de 42.195 metros.

FUMANTES E MULHERES

- Público alvo da maratona, a inscrição de 208 atletas fumantes é comemorada pela organização. “Estes acréscimos são completamente satisfatórios. Demostram que a população de Maringá está atenta para oportunidades de melhor qualidade de vida”, ressalta Conegero.

- A organização também destaca a alta porcentagem de mulheres inscritas, 42% do total. O número supera a participação registrada nas últimas edições, demonstrando maior interesse do gênero com práticas mais saudáveis.

ORIENTAÇÃO

- Além da prova de rua, serviços gratuitos de orientação à saúde estão confirmados nesta décima edição. Além das tradicionais barracas de prevenção e controle ao cigarro, o Projeto Tabagismo também cadastrará fumantes dispostos a deixar o vício. O cadastro servirá para estudo e orientação dos participantes através do projeto desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

- A Feira de Saúde, Esportes e Lazer reunirá acadêmicos e professores da UEM em demonstrações, bate-papos e apresentação de informativos para conscientizar a comunidade sobre a importância da prática de hábitos saudáveis. Os serviços incluem avaliação corporal, recreação, medição arterial, orientação de saúde bucal e demonstração de materiais anatômicos com patologias relacionadas ao tabaco.

RETIRADA DOS KITS

- As equipes inscritas têm de confirmar participação durante este sábado (24), com a retirada do kit e entrega de alimentos não perecíveis. Os donativos devem ser entregues na Secretaria de Esportes e Lazer, na Avenida Duque de Caxias, anexa ao ginásio de esportes Chico Netto, entre as 14 horas e as 18 horas. Na sequência, os atletas receberão o número e o chip eletrônico. As doações serão repassadas para as entidades assistenciais de Maringá e região pelo Lions Clube.

- A X Maratona de Revezamento de Maringá é promovida pela Universidade Estadual de Maringá, Prefeitura de Maringá através da Secretaria de Esportes e Lazer, e Lions Clube Maringá Universitário Integração. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e tem apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad, Associação SER, Unimed Maringá, Spaipa e Sanepar.

Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá