28.8.13

X MARATONA PARE DE FUMAR CORRENDO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE AGOSTO DE 2013 * QUARTA-FEIRA
X MARATONA PARE DE FUMAR CORRENDO

EVENTO PROMOVEU AÇÕES CONTRA O TABAGISMO

- Aproximadamente 2,5 mil atletas participaram da X Maratona de Revezamento “Vanderlei Cordeiro de Lima” - Pare de Fumar Correndo, realizada no domingo (25). A tradicional prova de atletismo maringaense comemorou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, reunindo 312 equipes em disputas de 42.195 metros de percurso.

- No sábado (24), as equipes inscritas confirmaram participação, doando alimentos não perecíveis. Mais de 9 mil quilos de donativos foram arrecadados e serão repassados pelo Lions Clube para as entidades assistenciais de Maringá e região.

- A Feira de Saúde, extensão do evento, ofereceu serviços de conscientização à comunidade. Acadêmicos e profissionais da área disponibilizaram gratuitamente avaliação corporal, recreação, medição arterial, orientação de saúde bucal e demonstração de materiais anatômicos com patologias relacionadas ao tabaco.

- “A comunidade precisa de estímulos à qualidade de vida como este. Além da participação expressiva na prova de revezamento, todos os serviços de orientação à saúde foram bem procurados pela população. Mais uma vez, Maringá confirma sua tradição com o atletismo de rua, integrando também a solidariedade ao lazer. Parabéns a todos os que participaram”, comemora a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araujo.

- O organizador do evento, Celso Conegero, avalia a edição como positiva. “Ouvimos vários depoimentos de atletas que se engajaram na luta contra o tabaco. A confraternização em torno do esporte e da saúde prova, novamente, que a corrida é parte de um ato verdadeiro, de uma ação contra o tabagismo”, ressalta.

- A X Maratona de Revezamento de Maringá foi promovida pela Universidade Estadual de Maringá, Prefeitura de Maringá através da Secretaria de Esportes e Lazer, e Lions Clube Maringá Universitário Integração. O evento teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad, Associação SER, Unimed Maringá, Spaipa e Sanepar.

Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá