12.5.14

COPA CIDADE CANÇÃO DE CICLISMO DE MARINGÁ




MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 12 DE MAIO DE 2014 * SEGUNDA-FEIRA – DIA MUNDIAL DA ENFERMAGEM
14ª COPA CIDADE CANÇÃO DE CICLISMO  DE MARINGÁ
SERÁ DISPUTADA NO PRÓXIMO DIA 25 DE MAIO DE 2014
- Será realizada no dia 25 de maio, a 14ª edição da Copa Cidade Canção de ciclismo que deverá reunir centenas de competidores de todo Brasil e até do exterior. A competição é uma das mais tradicionais da vertente estrada no Brasil, sendo organizada através da parceria entre o Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) e a Prefeitura de Maringá.
- A prova acontecerá a partir das 8 horas, no entorno do Parque do Ingá e será competida pelas seguintes categorias: Elite/sub-23 masculina e feminina, Júnior feminino e masculino, Sub-30, Máster A, Máster B, Máster C, Open juvenil masculino e feminino. Além de troféus e medalhas haverá também premiação em dinheiro para os melhores de cada naipe.
- E Maringá, por meio do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC), será representada pelos atletas Ana Paula Casetta, Bruno Galvão, Roger Canejo, Rauny Leonardo Silveira Gonçalves, Michel Fernandes, Eliésio Hubner, Rafael Santos e o Matheus Almenara que se preparam desde o início deste ano para realizarem a competição. Segundo o treinador da equipe de Maringá, as expectativas para os atletas da casa são as melhores.
- “Sabemos do alto nível de competitividade que esta copa apresenta, porém, nossos ciclistas vem se preparando forte, objetivando as primeiras colocações, além claro da experiência e aumento de seu rendimento que recebem a cada prova disputada”, avalia o treinador maringaense Carlos Martinelli.
HISTÓRIA
- A Copa Cidade Canção é uma competição de ciclismo estrada, disputada anualmente durante o mês de maio na cidade de Maringá. Até 2004, a prova foi organizada em duas etapas, mas a partir da 5ª edição, em 2005, tornou-se uma prova de apenas um dia, sendo uma das competições mais tradicionais da América do Sul na modalidade.
- A prova é realizada em um circuito de 3,2 quilômetros em volta do Parque do Ingá, uma das atrações turísticas da cidade. Na edição de 2013, a categoria elite masculino percorreu 20 voltas, totalizando uma distância de 64 km.
- O maior vencedor da Copa Cidade Canção masculina é o brasileiro Émerson Silva, atual treinador da Seleção Brasileira de Ciclismo Pista. No ano passado o vencedor foi o paraibano Kleber Ramos da equipe de São José dos Campos. Além dos brasileiros, dois argentinos venceram a copa, Edgard Simom em 2010 e Francisco Chamorro em 2012.
- No naipe feminino, domínio total para as brasileiras, sendo que Sônia Dorigo e Valquíria Pardial venceram a prova por três vezes cada, no ano passado Giovana Cruz terminou com o primeiro lugar.
- A Prefeitura de Maringá desenvolve o esporte na cidade através de sua Secretaria de Esportes e Lazer (SE
Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer de Maringá