30.7.14

CBFS: ESCOLA NACIONAL DE TÉCNICOS



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 DE JULHO DE 2014 * QUARTA-FEIRA
CBFS: ESCOLA NACIONAL DE TÉCNICOS
CBFS CRIA COMISSÃO PARA IMPLANTAR ESCOLA NACIONAL DE TÉCNICOS
- Dentro da filosofia de trabalho da nova gestão, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) iniciou o processo de implantação da Escola Nacional de Formação de Técnicos (ENFT). Para compor a comissão responsável pela ENFT, foram convidados alguns dos grandes nomes da modalidade salonista espalhados pelo país: Rodrigo Guimarães, o Perdigão, de Minas Gerais; Fernando Ferretti, ex-técnico da Seleção Brasileira e atualmente treinador da Krona (SC); Wilton Carlos Santana, do Paraná, e Fabiano Souza, o Chokito, de Pernambuco.

- Este é um antigo desejo da categoria que está sendo realizado pelo presidente da CBFS, Renan Tavares. Perdigão revela o que a Escola Nacional poderá mudar para os treinadores de todas as regiões do país.

- "Já havia conversado sobre essa possibilidade com o Renan, até por ser uma necessidade nacional a realização de cursos para fomentar a modalidade. Com a Escola teremos como pulverizar o conhecimento e difundir os estudos a respeito do futsal em todos os centros do país. Capacitaríamos um número muito maior de profissionais e tentaríamos padronizar um modelo do futsal para os centros através da teoria", afirma.

VALIDADE NO EXTERIOR

- A ideia é que o curso seja uma espécie de 'Universidade' para os treinadores de futsal. Com a realização dos estudos sugeridos pela Escola Nacional de Formação de Técnicos, seriam entregues certificados, aumentando o nível de conhecimento da categoria, além de lutar pelo reconhecimento internacional.

- "Os cursos teriam uma certificação nacional para que nossos treinadores tenham a chancela da CBFS, inclusive que sirvam de reconhecimento para trabalhar fora do país. De início pensaríamos em uma categorização. Por exemplo, para trabalhar em um determinado nível, essa pessoa teria que passar pelos cursos, adquirindo conhecimento para trabalhar com crianças, jovens ou adultos, já que cada categoria possui sua especificidade", pontua.

PRÓXIMOS PASSOS

- Outro integrante do grupo que deve dar o pontapé inicial da Escola Nacional, Fabiano Souza, o Chokito, afirma que agora a comissão precisa começar a discutir as medidas para colocar em prática nos cursos. O grande desafio é unificar os pensamentos para solidificar o material que será ofertado na ENFT.

- "A CBFS dá um passo gigantesco no sentido de unificar uma concepção de futsal para o país. Nós precisamos pensar agora em conjunto as possibilidades para fazer o projeto fluir. Comparo muito a com a educação básica e seus conteúdos programados. A Escola Nacional pode consolidar a ideia de trabalhar respeitando as particularidades de cada categoria a partir de uma referência teórica e científica. Este é um avanço gigantesco para que o futsal brasileiro se solidifique ainda mais no topo do mundo", diz.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol de Salão