25.7.14

JEPS - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - FASE FINAL



Jogos Escolares
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25 DE JULHO DE 2014 * SEXTA-FEIRA – DIA DO MOTORISTA
JEPS - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ
VAI SER DADA A LARGADA DA FASE FINAL
- A cidade de Foz do Iguaçu respira o clima de esporte escolar. A partir desta sexta-feira (25.07) até o dia 2 de agosto a Terra das Cataratas recebe a fase final dos Jogos Escolares do Paraná - 15 a 17 anos. O evento considerado o maior da América Latina chega à sua 61ª edição colhendo cada vez resultados positivos.
- Em 2014, os Jogos Escolares do Paraná já tiveram a realização das fases municipais, de responsabilidade de cada Prefeitura. Os 32 núcleos de educação organizaram as fases regionais das modalidades coletivas, e os campeões de quatro núcleos se enfrentaram na fase macrorregional, de onde apenas dois garantiram vaga na fase final. Até a fase macrorregional, as disputas aconteciam simultaneamente, na categoria B (12 a 14 anos) e na categoria A (15 a 17 anos). Para a fase final, duas cidades, duas datas e duas festas para o esporte escolar. A primeira aconteceu no final de junho em Cianorte, e reuniu mais de 4.000 atletas.
- Em Foz do Iguaçu, onde apenas os atletas da categoria A disputam a fase final, serão 4.424 atletas, mais de 1.100 professores/técnicos, aliados aos 230 árbitros e outras 60 pessoas da organização direta da competição, fazem parte dos 5.700 participantes do evento. Esse número é ainda maior, levando em consideração a participação dos motoristas, chefes de delegações, coordenadores dos núcleos de educação, staff de apoio do município, equipe de hospedagem, alimentação, estrutura. A estimativa é que 7.000 pessoas estarão diretamente ligadas na competição durante os oito dias.
- O que faz os Jogos Escolares do Paraná o maior laboratório de atletas são seus números. Em Foz do Iguaçu, serão 553 escolas públicas e privadas no ensino regular e outras 128 do ensino especial, representando mais da metade dos municípios do Paraná. No total, 214 municípios dos 32 núcleos regionais estarão disputando as modalidades, suas medalhas e troféus e seus recordes.
- Das escolas participantes, 10 são federais, apenas uma municipal, 130 particular e 391 estaduais no ensino regular. No ensino especial, 07 são municipais, 08 particulares e 113 são mantidas pelo Estado.
- Serão disputadas desde o início até o encerramento, basquete, handebol, futsal e voleibol. As primeiras medalhas devem sair no atletismo, que acontece de sábado (26.07) até terça (29.07). O ciclismo também começa no sábado e termina um dia antes do atletismo. O judô terá suas medalhas disputadas entre sábado e domingo, mesmo período de disputa do taekwondo. O vôlei de praia começa no sábado e conhece os campeões na segunda-feira (28.07). O xadrez também começa no sábado e encerra na quarta-feira (30.07). E encerrando as modalidades iniciais, a GR começa sábado e se despede no domingo.
- O skate como modalidade oficial pela primeira vez, acontecerá na segunda e terça-feira (28 e 29.07), mesmo período da bocha adaptada. Um dia depois do skate, começa o tênis de mesa e o badminton, que vão até o último dia. O goalball acontece apenas na quarta-feira (30.07), e o golf 7, começa quarta e se encerra na quinta-feira. As lutas serão realizadas na quinta e sexta-feira, mesmo período de realização da natação.
- Segundo a coordenadora geral dos JEPs, Márcia Tomadon, o Estado tem cumprido o seu papel de fomentar a prática esportiva nas escolas: "O Paraná é um exemplo para o Brasil de como cuidar do esporte escolar. Oferecemos uma oportunidade que fora daqui é difícil encontrar. Nossa competição cresceu e melhorou muito e hoje nosso Estado é reconhecido nacionalmente."
- A cerimônia de abertura acontece as 19h30min no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu, com presença das autoridades municipais e secretários do Estado.
- Os Jogos Escolares do Paraná são organizados pelo Governo do Estado através da Secretaria da Educação, com realização da Secretaria do Estado do Esporte e Turismo e Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná