5.8.14

JEPS - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - FASE FINAL



Jogos Escolares 

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 5 DE AGOSTO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA NACIONAL DA SAÚDE
JEPS - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ - FASE FINAL
FOZ DO IGUAÇU CONHECE SEUS CAMPEÕES
- Após oito dias de competições, foi encerrada neste fim de semana a Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu. Foram inúmeras histórias, grandes momentos que entram para a história do esporte paranaense e de mais de 5.400 atletas que disputaram 18 modalidades.
- O último dia marcou o fim das modalidades coletivas, do badminton e do tênis de mesa. No vôlei, a confirmação da hegemonia do técnico Dema, que conquistou em Foz do Iguaçu os títulos no masculino e feminino pelo Colégio Regina Mundi, da cidade de Maringá. As partidas finais foram contras os colégios Global, de Umuarama, e Aliança, de Guarapuava, respectivamente.
- Na final feminina do basquete, as donas da casa mostraram que o time veio para fazer história. Pelo terceiro ano consecutivo conquistaram o título nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), considerado o maior evento estudantil da América Latina. As atletas do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, venceram o time do Dom Bosco Batel, de Curitiba, por 58 a 23.
- No masculino, uma partida disputadíssima entre os times do Colégio Regina Mundi, de Maringá, e o Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba. Durante a rodada o placar esteve equilibrado do primeiro ao último segundo de jogo. A partida acabou em 62 a 56 para os maringaenses.
- A equipe masculina de handebol do Colégio Sapiens, de Maringá, sagrou-se campeã da 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, após vencer os donos da casa, representantes do Colégio Cooperativa, por apenas um gol de diferença. A partida terminou 17 a 16. No feminino, o Colégio Estadual Urbano Pedroni, de Floraí, foi o campeão depois de vencer o time do Colégio Monteiro Lobato, de Iporã, por 22 a 20, no Ginásio de Esportes Darci Zanatta.
- O último dia de competição do tênis de mesa aconteceu neste sábado, no centro de convenções, contando com a participação do naipe feminino e masculino. Com duas pratas, sendo uma em 2011 e outra em 2013, o Colégio Nestor Chaves enfim conquistou o tão esperado ouro na prova individual masculina dos JEPs.
- Já no tênis de mesa feminino, a caloura pela categoria A (15 a 17 anos) Letícia Dalla Vechia mostrou as veteranas que vai dar muito trabalho. Vencendo a atual campeã Gabriela Jorente Marroque, do Colégio SESI, de Cascavel ainda na primeira fase, a representante do Colégio Aliança, da cidade de Francisco Beltrão, acabou ficando com a prata no confronto contra Gabriela na grande final.
- O badminton é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) não é diferente. A modalidade, que no ano passado teve pouco mais de 60 inscritos na fase final A (15 a 17 anos), neste ano superou os 90 inscritos, um crescimento de cerca de 50%. Com isso, os jogos tornam-se cada vez mais atrativos. Um exemplo disso pode ser visto nos confrontos finais. No masculino, superioridade total dos colégios estaduais de Toledo, que faturaram os três primeiros lugares na classificação geral. Já no feminino, o Colégio Sesi de Arapongas ficou com o título.
- Na classificação final feminina, o Colégio Sesi de Arapongas levou o troféu de primeiro lugar. As vice-campeãs foram do Colégio Estadual Antonio José Reis, de Toledo, e o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba. Na classificação final masculina o Colégio Estadual Senador Atilio Fontana foi o campeão, com o Estadual Presidente Castelo Branco em segundo e o Estadual Antonio José Reis em terceiro, todos de Toledo que participou com uma delegação formada por sete colégios todos estaduais.
- Outras modalidades já haviam encerrado, no atletismo o alto nível das provas nos Jogos Escolares do Paraná 2014, em Foz do Iguaçu, demonstrou a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas dos municípios considerados polos da modalidade. Os resultados desse trabalho são colhidos dia após dia.
- Ainda não foi desta vez que conseguiram quebrar a tradição toledana da Ginástica Rítmica dos Jogos Escolares do Paraná. Mais uma vez, a cidade dominou o pódio das disputas que foram realizadas no primeiro fim de semana da fase final em Foz do Iguaçu. Giovanna Oliveira foi um dos destaques da competição e conquistou sua segunda medalha de ouro consecutiva nos Jogos Escolares do Paraná. Em dois anos, foram dois títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.
Fonte: Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná