30.9.14

RIO 2016 TEM VISTORIA



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 DE SETEMBRO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA DA SECRETARIA
RIO 2016 TEM VISTORIA
COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO COI VE A EVOLUÇÃO DAS OBRAS A 1 ANO E 10 MESES DO RIO 2016
Campo de golfe olímpico setembro de 2014 (Foto: Reprodução TV Globo)- - Poucos dias antes da visita da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, que começou na segunda-feira e termina nesta quarta, o helicóptero Globocop sobrevoou as obras das instalações olímpicas e paraolímpicas faltando um ano e dez meses para o início dos Jogos Olímpicos (assista ao vídeo).
- No Complexo Esportivo de Deodoro, dois dos nove locais iniciaram as obras. Considerada a instalação mais complexa da região, o circuito de canoagem slalom está em processo de terraplanagem. Placas indicam aonde será a piscina de largada, o canal de treinamento, o lago e o canal de competição. O modelo de tamanho reduzido foi aprovado em agosto e o circuito começa a ser levantado em outubro. O ciclismo BMX também teve a área de sua pista delimitada. Serão reformados os centros Aquático, de Hipismo, de Tiro e de Hóquei, e construídos a Arena da Juventude (basquete, pentatlo moderno e esgrima sobre cadeira de rodas), o Estádio de Deodoro (pentatlo moderno, rúgbi e futebo de 7 das Paralimpíadas) e a pista de mountain bike.
- Enquanto a Justiça não decide sobre o imbróglio ambiental - o veredicto será dado em outubro - o campo de golfe segue sendo construído e já passou de 60% de conclusão. O green está plantado em boa parte da metade mais perto da Avenida das Américas. Uma faixa de 400 metros a partir da margem da Lagoa de Marapendi, responsável pelo impasse entre prefeitura e Fiori Empreendimentos, executores da obra, e Ministério Público do Estado, ainda não recebeu grama.
- A Vila dos Atletas superou em setembro a marca de 50% de conclusão. Já foram erguidos 17 dos 31 prédios que vão receber 18 mil hóspedes nas Olimpíadas em 3.604 apartamentos. Até o fim do ano, 14 torres serão finalizadas, deixando para 2015 o acabamento interno.
- O Parque Olímpico avança em ritmo acelerado. No sobrevoo, a primeira obra focalizada é o Hotel da Mídia. O helicóptero segue para o Centro Internacional de Transmissão (IBC) e o Centro Principal de Mídia (MPC), bem adiantados, e corta para o Centro de Tênis, cuja quadra central ganhou os primeiros lances de arquibancada. Nas três Arenas Cariocas, a número 1 recebe os primeiros protótipos de assentos, e a 3 tem o início da montagem da cobertura metálica.  A Via Olímpica, principal via de acesso dos torcedores, está na reta final de conclusão. Velódromo e Centro Aquático ainda não começaram a tomar forma. Na Arena do Futuro, local do handebol e do goalball paralímpico, as fundações estão em fase final de conclusão. O Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Rio, instalações construídas para o Pan de 2007, começam a sofrer adaptações para os Jogos no primeiro trimestre de 2015.
Fonte: globo.com