26.10.14

LIGA SUL-AMERICANA DE CLUBES DE BASQUETE MASCULINO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 DE OUTUBRO DE 2014 * DOMINGO
LIGA SUL-AMERICANA DE CLUBES DE BASQUETE MASCULINO
OS DOIS DENTRO! BAURU E BRASÍLIA CONFIRMAM CLASSIFICAÇÃO
- Na última rodada do Grupo D, Bauru e Brasília confirmam classificação e garantem todos os times brasileiros na segunda fase da Liga Sul-Americana 2014

Bauru, de Alex, e Brasília, de Giovannoni, estão classificados à segunda fase da Liga Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

- Alex, do Bauru, atuou diante do Brasília, sua ex-equipe, pela primeira vez; duas equipes estão classificados à 2ª fase da Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Bauru, de Alex, e Brasília, de Giovannoni, estão classificados à segunda fase da Liga Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)- Paschoalotto/Bauru e UniCEUB/BRB/Brasília estão classificados para a segunda fase da Liga Sul-Americana 2014. Nesta quinta-feira, na última rodada do Grupo D, as equipes asseguraram as duas vagas da chave e aumentaram para quatro o número de equipes brasileiras garantidas na sequência da competição continental.

- Antes do início das partidas desta quinta-feira, o Grupo D tinha uma série de possibilidades matemáticas e bauruenses e candangos brigavam com o Defensor (URU) pelos dois lugares na próxima fase. Porém, com a derrota dos uruguaios para o Guerreros de Bogotá (COL) na partida de abertura da rodada, na prorrogação, por 89 a 83, tudo ficou definido antes mesmo do duelo entre os dois brasileiros.

- Desta maneira, Bauru e Brasília entraram em quadra para o segundo duelo do dia no Ginásio Panela de Pressão já com as classificações garantidas e o confronto foi apenas para definir quem ficaria com a primeira posição da chave. Atuando em casa, o esquadrão do interior paulista levou a melhor, pelo placar de 88 a 78, e manteve os 100% de aproveitamento na competição (três vitórias em três jogos).

- Vitória sobre Brasília deu ao Bauru o 1º lugar do Grupo D (Henrique Costa/Bauru Basket)

- Com 20 pontos, o ala norte-americano Robert Day foi um dos destaques do triunfo bauruense e deixou a quadra como cestinha da partida. Pelo lado do Brasília, que fechou sua campanha no Grupo D com uma vitória e duas derrotas e superou Defensor e Guerreros nos critérios de desempate, os principais pontuadores foram o ala/pivô Giovannoni e o pivô Cipolini, com 17 e 16 pontos, respectivamente.

- Além das duas equipes oriundas do Grupo D, os outros dois brasileiros que disputam a Liga Sul-Americana 2014 – os paulistas Mogi das Cruzes/Helbor e Winner/Limeira – também estão garantidos na segunda fase . Junto do quarteto de times do NBB, as demais equipes classificadas são Malvín (URU), Comunikt (ECU), Boca Juniors (ARG) e Argentino de Junín (ARG).

- “Isso (todas as equipes brasileiras na próxima fase) mostra a força do nosso basquete. Desde a criação do NBB, que é uma liga muito forte, a modalidade vem se fortalecendo a cada ano e não é à toa que temos quatro times do país classificados. Bauru está pegando essa onda e vamos em frente”, disse o técnico bauruense Guerrinha.

- A segunda fase da competição será disputada nos mesmos moldes da primeira etapa. As oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao Final Four, ue novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final). Quem ficar com o título torneio garantirá vaga na Liga das Américas, que por sua vez levará seu campeão para a Copa Intercontinental, recentemente vencida pelo Flamengo.

- A ABASU (Associação de Basquete da América do Sul) divulgará nos próximos dias o calendário completo, bem como as sedes, da segunda fase da Liga Sul-Americana. O primeiro grupo acontecerá entre os dias 04 e 06 de novembro e a outra chave será disputada na semana seguinte, entre 11 e 13 de novembro.

- Bauru e Brasília voltarão a se enfrentar no dia 04 de novembro, novamente no Panela de Pressão, pela primeira rodada do NBB 7. Antes disso, Bauru fará a decisão do Campeonato Paulista diante do Winner/Limeira. A série decisiva do estadual acontecerá em uma melhor de cinco e começará na próxima segunda-feira (27).

RESULTADOS DO GRUPO D DA LIGA SUL-AMERICANA 2014:

21/10 (TERÇA-FEIRA)

UNICEUB/BRB/BRASÍLIA 99 X 107 DEFENSOR SPORTING (URU)

PASCHOALOTTO/BAURU 88 X 63 GUERREROS DE BOGOTÁ (COL)

22/10 (QUARTA-FEIRA)

GUERREROS DE BOGOTÁ (COL) 70 X 90 UNICEUB/BRB/BRASÍLIA

20H – PASCHOALOTTO/BAURU 94 X 80 DEFENSOR SPORTING (URU)

23/10 (QUINTA-FEIRA)

DEFENSOR SPORTING (URU) 83 X 89 GUERREROS DE BOGOTÁ (COL)

PASCHOALOTTO/BAURU 88 X 78 UNICEUB/BRB/BRASÍLIAFORMA DE DISPUTA

- Na fase de classificação, as 16 equipes foram divididas em quatro grupos de quatro, que jogam entre si nas suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais. Os oito classificados se dividem em dois grupos e os dois primeiros de cada chave garantem a vaga no Final Four. O campeão da Liga Sul-Americana está classificado para a Liga das Américas 2015.

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO “A”

1º- MALVIN (URU)                                               – 6 PTS (TRÊS VITÓRIAS)

2º- MOGI/HELBOR (BRA)                                    – 5 PTS (DUAS VITÓRIAS E UMA DERROTA)

3º- SUNCHALES (ARG)                                         – 4 PTS (UMA VITÓRIA E DUAS DERROTAS)

4º- LA SALLE (BOL)                                               – 3 PTS (TRÊS DERROTAS)
Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol / FIBA