23.11.14

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2014 * DOMINGO – DIA DO ENGENHEIRO ELETRICISTA

FUTSAL PARANAENSE - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL

GUARAPUAVA VIRA SOBRE UMUARAMA E GARANTE VAGA NA FINAL

- Os mais de 2500 torcedores que compareceram ao ginásio Joaquim Prestes na noite deste sábado (dia 22), presenciaram um dos jogos mais emocionantes da temporada. Pela partida de volta das semifinais do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, as equipes do Poker/Guarapuava Garden Shopping/Óleo Leve e do Umuarama Futsal protagonizaram um jogo muito disputado e cheio de alternativas. Depois de 40 minutos de um verdadeiro 'teste para cardíaco', os guarapuavanos venceram de virada, por 6x4, e garantiram a classificação para a final. Na decisão do estadual, o adversário do Poker será a equipe do Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal que venceu, também de virada, o Cresol/Marreco Futsal, por 6x5.

O JOGO

- Mesmo antes do jogo começar, os nervos já estavam à flor da pele. Tanto que o técnico Baiano, do Guarapuava, precisou ser atendido pelos enfermeiros que estavam no ginásio. O treinador estava com a pressão alterada pelo nervosismo e teve que se ausentar da quadra por boa parte da primeira etapa.

- Com a bola rolando, os donos da casa tentavam se impor. Aos dois minutos, Diego Fávero acertou a trave do goleiro Ari, mas quem chegou primeiro ao gol foi o time de Umuarama: aos cinco minutos, Sol Sales dominou, venceu a marcação e bateu firme, no ângulo de Ale Falcone. Para piorar ainda mais a situação dos guarapuavanos, alguns segundos depois do tento de abertura, Jamur tentou sair driblando na defesa, mas Sol Sales roubou a bola e bateu na saída do goleiro, aumentando a vantagem para 2x0.

- A equipe do Poker sentiu o 'baque' depois dos dois gols dos visitantes. O ala Jamur era o que mais transparecia a dificuldade, errando vários passes e sendo substituído por Danilo Baron. Mas, aos poucos, o time de Guarapuava foi 'voltando aos eixos' e aos 12 minutos, Simi Saiotti (que era dúvida horas antes da partida) aproveitou uma bobeada da defesa adversária, fez o pivô e bateu sem chances para Ari: 2x1.

- O gol mudou a cara do jogo: Diego Fávero deu lindo lençol no goleiro do Umuarama, mas a bola bateu no travessão. A pressão continuou até que, aos 13, Simi completou cobrança de escanteio para deixar tudo igual: 2x2.

- O primeiro tempo ainda teria muita emoção. As duas equipes chegaram rapidamente à quinta falta, mas nenhuma ultrapassou o limite. Faltando quatro minutos para o fim da primeira etapa, Éder chutou e Ale Falcone aceitou, mas a arbitragem marcou saída de bola em lateral, antes da conclusão da jogada.

- Empurrada pela torcida, a equipe guarapuavana seguia mais ofensiva no final da primeira etapa. O ritmo continuou o mesmo no começo do segundo tempo, mas a bola só voltaria a entrar na meta adversária aos cinco minutos da etapa final, novamente com Simi Saiotti, que acertou o canto do goleiro Deivid, marcando pela terceira vez na noite: 3x2.

- Com o revés, os visitantes se soltaram mais no ataque. Samuel teve uma grande chance, mas chutou por cima. Logo depois, Schneider acertou o travessão. Aos nove minutos, finalmente o Umuarama conseguiu igualar o placar, aproveitando falha de Ale Falcone, que tentou sair jogando, mas acabou deixando Éder livre para empatar: 3x3.

- Aos 11 minutos, o jogador Samuel, do Umuarama, foi advertido com o segundo cartão amarelo em foi expulso. Com um a mais em quadra, o Poker foi 'martelando' o gol adversário até que André Maluko balançou a rede, deixando os donos da casa mais uma vez na frente: 4x3.

- Nos minutos finais, Augusto entrou na posição de goleiro-linha e a pressão mudou de lado. Quando faltavam três minutos para o final, Sol Sales dominou, levou a defesa e bateu firme, com muita categoria, para empatar o jogo em 4x4.

- Como o placar da primeira partida também foi de empate (3x3) tudo indicava que haveria um terceiro jogo, para decidir a vaga. Mas as equipes foram ao ataque e, quando faltavam 44 segundos para o fim, o goleiro Ari subiu à quadra adversária para tentar o chute. O arqueiro perdeu a bola e cometeu falta, para evitar o gol do Guarapuava. O resultado foi a expulsão de Ari e tiro livre para os guarapuavanos.

- Na cobrança, coube ao ala Jamur, recuperar-se no jogo e marcar o quinto gol, abrindo o caminho para a classificação.

- Faltando 19 segundos para o final da partida, Ale Falcone lançou com as mãos para o ataque e, com o gol desprotegido, Diego Fávero completou de carrinho, definindo o placar em 6x4.

FICHA TÉCNICA

POKER/GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING/ÓLEO LEVE FUTSAL 6X4 UMUARAMA FUTSAL

POKER/GUARAPUAVA GARDEN SHOPPING/ÓLEO LEVE FUTSAL

Começaram: Ale Falcone; Vitor, Diego Fávero, Danilo Baron e André Maluko

Entraram: Giovanni, PH, Simi Saiotti, Jamur, Adeírton e Felipinho

Técnico: Eduardo Pacheco Coelho (Baiano)

UMUARAMA FUTSAL

Começaram: Ari; Boni, Yuri, Eder e Pedro

Entraram: Sol Sales, Augusto, Schneider, Rodrigo, Samuel, Douglas, Deividi e Fuska

Técnico: Manoel Pasquale (Maneca)

Gols do Guarapuava: Simi (3 vezes), André Maluko, Jamur e Diego Fávero

Gols do Umuarama: Sol Sales (3 vezes) e Eder

Expulsões: Samuel (Umuarama) e Ari (Umuarama)

COM VIRADA CASCAVEL CHEGA À QUINTA FINAL CONSECUTIVA

- Na noite de sábado (dia 22) o Muffatão/Sol do Oriente/Cascavel Futsal recebeu o Cresol/Marreco Futsal no ginásio da Neva e conseguiu uma grande vitória, de virada, por 6x5. Com o resultado da segunda partida da semifinal do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, a 'Serpente' carimbou sua passagem para a decisão do estadual. Os cascavelenses chegam à quinta decisão seguida (2010, 11, 12, 13 e 14) e podem alcançar seu sexto título na Chave Ouro (maior campeão estadual, o Cascavel já ergueu a taça em 2003, 04, 05, 11 e 12).

O JOGO

- Mesmo jogando fora de casa, quem abriu o marcador foi a equipe do Marreco: Barbosinha marcou e, logo depois, Canhoto ampliou a vantagem para 2x0. O ataque beltronense continuou funcionando e Barbosinha balançou a rede mais uma vez, aumentando a vantagem para 3x0.

- O Cascavel reagiu com gol de Ricardinho, mas, ainda no primeiro tempo, Suelton marcou o quarto gol beltronense: 4x1.

- O segundo tempo foi marcado por muita pressão dos donos da casa e lance polêmico. Issamu e Jaison marcaram para o Cascavel, diminuindo a vantagem para 4x3. Mas Canhoto marcou o quinto do Marreco, fazendo 5x3 no placar do ginásio da Neva.

- No final, os cascavelenses foram com tudo ao ataque. Em uma jogada muito contestada pelos beltronenses, a arbitragem marcou o quarto gol cascavelense. o goleiro Donny lançou com as mãos, e ma bola foi parar dentro do gol. O goleiro Celinho, do Marreco deixou a bola passar, entendendo que não houve toque, mas a arbitragem validou o gol, dando gol contra de Celinho.

- Na base da pressão, o ala Caça marcou duas vezes, virando a partida para 6x5 e definindo o placar da partida.

DECISÃO: GRANDE FINAL DA CHAVE OURO

- A grande final da Chave Ouro colocará frente a frente as equipes de Guarapuava e Cascavel, repetindo a final do ano de 2010, quando os guarapuavanos conquistaram seu único título estadual (o Cascavel vai em busca da sexta conquista). Também a exemplo de 2010, os guarapuavanos decidirão em casa a segunda partida da final, por terem feito a melhor campanha da fase classificatória.

- O primeiro jogo da decisão será disputado no dia 29, no ginásio da Neva, em Cascavel. Nos próximos dias, a FPFS deverá oficializar as datas e os horários das partidas finais.

RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS

SÁBADO – DIA 16 DE NOVEMBRO – 1º JOGO

CRESOL/MARRECO FUTSAL                                          2X2 MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

UMUARAMA FUTSAL                                                     3X3 POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE

SÁBADO – DIA 22 DE NOVEMBRO – 2º JOGO

MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL                6X5 CRESOL/MARRECO FUTSAL

POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE                   6X4 UMUARAMA FUTSAL

PROGRAMAÇÃO DOS  JOGOS DAS FINAIS

SÁBADO – DIA 29 DE NOVEMBRO – 1º JOGO

20H00 – MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL    X POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE

SÁBADO – DIA 6 DE DEZEMBRO – 2º JOGO

20H00 – POKER GUARAPUAVA/GARDEN/OLEO LEVE       X MUFFATÃO/SOL ORIENTE/CASCAVEL FUTSAL

REGULAMENTO DA 2ª FASE

- Nesta segunda fase, as equipes jogam entre si, dentro de seus grupos em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave disputam os play-offs. Na rodada inicial, as equipes de Guarapuava e de Cascavel folgam, estreando apenas após as disputadas da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná.

Fonte: Federação Paranaense de Futebol de Salão