25.11.14

PARALIMPÍADAS BRASILEIRA ESCOLARES



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2014 * TERÇA-FEIRA – DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
PARALIMPÍADAS BRASILEIRA ESCOLARES
PARALIMPÍADAS ESCOLARES COMEÇAM TERÇA-FEIRA EM SÃO PAULO
- Considerada a maior competição do paradesporto nacional, as Paralimpíadas Escolares começam nesta terça-feira, dia 25, em São Paulo (SP), reunindo mil jovens de 14 a 17 anos representando 25 estados do Brasil mais o Distrito Federal e uma delegação do Reino Unido, que pelo segundo ano consecutivo participa como convidada do torneio realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
- A competição vai até dia 27, quinta-feira, nas modalidades de atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô e tênis em cadeira de rodas. As disputas vão acontecer em três locais: no parque Ibirapuera, Parque Anhembi e na Escola de Educação Física da Polícia Militar. O Paraná está inscrito em 5 modalidades: atletismo (11 atletas), natação (8), tênis de mesa (3), judô (1) e bocha (1). Destaque para o atletismo e natação, modalidades nas quais, historicamente, a delegação paranaense obtém mais êxitos.
- Para Margarete Gasperin, chefe da delegação, a expectativa quanto aos resultados é positiva, mas o que vale mesmo é a integração. “Nossa meninada treinou durante todo o ano, participou das competições do Estado e agora chegou a hora de representar o Paraná a nível nacional. Estamos cientes de que podemos fazer bonito e até conquistar algumas medalhas. Mas o nosso foco está mesmo em promover estes momentos de superação e de integração dessa juventude com o meio esportivo”, justifica. “Estamos cientes das dificuldades e carências do paradesporto a nível nacional, mas não é por isso que vamos ficar parados. O Governo do Paraná investe neste âmbito, valorizando o trabalho dos pais, dos professores e dos próprios alunos”, diz Margarete.
- A opinião da chefe da delegação do Paraná é compartilhada pela professora Luciane Maneira do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Campo Largo, escola referência no paradesporto daquele município. “Esta é a quinta Paralimpíada que eu vou pela nossa escola mas sempre parece que é a primeira vez. A ansiedade da criança em participar acaba nos contagiando porque queremos ver o aluno sempre se dando bem. Mesmo veterana em jogos ainda dá aquele friozinho, me sinto muito grata por estar participando mais uma vez e por trazer novos alunos numa competição deste nível”, disse Luciane.
NOVO REGULAMENTO DO CPB RESTRINGE PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS
- Se no ano passado as Paralimpíadas Escolares reuniram mais de 3 mil pessoas durante uma semana em São Paulo, em 2014 a realidade é bem diferente. A competição chega neste ano com apenas 1107 participantes devido a uma alteração no regulamento do CPB que limitou até 17 anos a participação dos atletas e suprimiu algumas modalidades.
- Segundo Márcia Tomadon, coordenadora geral dos Jogos Escolares do Paraná (competição estadual que dá acesso aos Jogos Escolares da Juventude e às Paralimpíadas Escolares), a mudança frustrou a participação de dezenas de jovens atletas na competição nacional. “Infelizmente eles (CPB) promoveram essa alteração e perdemos uma categoria importante. Fizemos nossas competições em cima do (regulamento) que estava publicado desde março. Foi um baque para nós que somos adultos, imagine para as crianças”, explica Marcia, lembrando que muitos jovens que se classificaram para as Paralimpíadas durante a Fase Final dos Jogos Escolares em Foz do Iguaçu acabaram perdendo a vaga. “Agora vamos aguardar se vai permanecer o regulamento atual para 2015 para que possamos fazer o nosso. Queremos publicar o nosso até fevereiro no site da Secretaria do Esporte”, avisa.
- Ainda segundo Marcia, todas as delegações estão em São Paulo com número reduzido de competidores. “Não só o Paraná mas todas as delegações então indo com número menor de atletas se comparar com anos anteriores. Esperamos que quem está indo faça sua parte e represente bem o Paraná, sentindo-se feliz e sabendo que estará representando a todos nós. Independentemente da classificação, o importante é participar de uma competição nacional e fazer de tudo para superar seus próprios limites”, avalia.
- Em 2015, as 32 fases regionais dos Jogos Escolares do Paraná vão começar no final de abril.
Fonte: Comite Olimpico Brasileiro