31.12.14

MINISTÉRIO DO ESPORTE: ESCOLHIDO SE DEFENDE



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2014 * QUARTA-FEIRA – DIA DE SÃO SILVESTRE
MINISTÉRIO DO ESPORTE: ESCOLHIDO SE DEFENDE
NOVO MINISTRO DO ESPORTE SE DEFENDE E RECLAMA DE LUTA POLÍTICA DESLEAL
Deputado federal George Hilton (PRB-MG) vai assumir o Ministério do Esporte- O deputado federal George Hilton (PRB-MG), escolhido para assumir o cargo de ministro do Esporte, se pronunciou nesta terça-feira (30) sobre as críticas à sua nomeação. Em nota oficial, Hilton disse que sua indicação tem sido usada de forma "injusta e desleal" na luta política do país.
- Essa foi a primeira vez que Hilton se pronunciou sobre sua chegada ao Ministério do Esporte. Na pasta, o deputado --que é pastor, radialista, apresentador de televisão e animador-- vai substituir Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
- Em comunicado, Hilton disse sentir-se honrado com o convite para assumir o ministério. Declarou também estar motivado para "desenvolver o desporto no nosso país, a começar das crianças, na base, até os jovens e adultos do alto rendimento."
- Afirmou que vai trabalhar para resolver todos os "conflitos" que permeiam o esporte brasileiro. Citou, inclusive, o futebol e o vôlei, duas modalidades cujas confederações foram recentemente envolvidas em casos de corrupção e cujas gestões têm sido alvo de protestos de atletas.
- Por fim, Hilton disse estar sendo perseguido. Declarou que todas suspeitas levantadas contra ele são de casos já esclarecidos ou encerrados. "Levantaram contra mim questões há muito explicadas, com o único objetivo de desgastar minha imagem", declarou.
CRÍTICAS DE EX-ATLETAS
- Na segunda-feira, a organização não governamental Atletas Pelo Brasil divulgou um comunicado no qual condena a nomeação de George Hilton como Ministro do Esporte. Na carta da ONG, os atletas se dizem "envergonhados" e apontam falta de critério para a escolha do cargo.
- "Exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil. O que está muito longe de acontecer quando constatamos os critérios, ou a falta deles, que foram usados para a escolha do novo ministro", escreveram. "A nomeação com critério unicamente político, na maior parte das vezes, traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade da política, reinício de convencimentos e processos e tudo isso com custo aos cofres públicos."
- Fazem parte do Atletas Pelo Brasil personalidades do esporte como Dunga, Kaká, Paulo André, Raí, Rogério Ceni, Rubens Barrichello, Bernardinho, Ana Moser, Oscar Schmidt, Hortência, Paula, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Fernando Meligeni, Lars Grael e Torben Grael.
- Hilton é deputado federal desde 2007, eleito sempre por Minas Gerais. Segundo o site da Câmara dos Deputados, ele é radialista, apresentador de televisão, teólogo e animador. Também é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.
- Em julho de 2005, Hilton foi flagrado no aeroporto de Belo Horizonte com malas de dinheiro que seriam provenientes de doações de membros da igreja. Por esse motivo, o agora futuro ministro do Esporte foi expulso do PFL. O caso chegou ao chegou a STF (Supremo Tribunal Federal), mas foi arquivado.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Nota Oficial
- A minha indicação pela presidenta da República para o cargo de Ministro do Esporte vem sendo usada na luta política do nosso país de forma injusta e desleal.
- Quero dizer que estou honrado com o convite e tão logo o recebi me imbuí de toda a humildade e de toda a motivação no propósito de desenvolver o desporto no nosso país, a começar das crianças, na base, até os jovens e adultos do alto rendimento.
- O Brasil organizou com grande sucesso a última edição da Copa do Mundo Fifa. Há de repetir a eficiência na realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Esses grandes eventos lançam nosso país ao mundo como protagonista e é por este caminho que devemos seguir, liderados pela nossa presidenta Dilma Rousseff.
- Me encaminho para o exercício do quinto mandato parlamentar consecutivo, eleito pela população de Minas Gerais. Ao longo desses anos de vida pública, tenho honrado meus eleitores com uma atuação firme, porém marcada pelo diálogo aberto, pela moderação política e pela busca constante da convergência.
- Pautado nesses princípios, exerço a liderança do meu partido na Câmara dos Deputados, presido o diretório regional do PRB de Minas Gerais e atuo como membro-fundador do Parlasul, o Parlamento do Mercosul.
- Afirmo que empenharei todas as forças da minha habilidade como homem público para harmonizar os diversos conflitos que permeiam o esporte brasileiro, notadamente no futebol e no voleibol, duas das nossas mais praticadas e admiradas modalidades esportivas. Assim como me obrigarei a reunir esforços de modo a massificar e desenvolver a prática desportiva em todas as demais modalidades.
- É preciso dizer que a República se materializa quando as políticas públicas se realizam acima dos partidos políticos, das crenças religiosas, das disputas entre conglomerados econômicos. Elas devem servir a todos os brasileiros indistintamente e assim serão no Ministério do Esporte.
- Levantaram contra mim questões há muito explicadas, com arquivamento formalizado até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal. Com o único objetivo de desgastar minha imagem, mencionam sem os devidos esclarecimentos ações judiciais envolvendo questionamentos sobre o imposto predial e territorial urbano nos quais eu era fiador do contrato. Ou ainda noticiam como escândalo conflitos sobre o recolhimento de impostos que seguem o devido processo legal. Cobram até mesmo a declaração formal de uma empresa desativada.
- Quero dizer que, diante dos ataques injustos e da perseguição implacável gerados pela luta política, reafirmo minha disposição em auxiliar a presidenta da República a desenvolver o nosso país com justiça social. E que a sociedade pode esperar de mim os melhores esforços para melhorar a realidade do nosso país por meio do Esporte.
George Hilton
Líder do PRB na Câmara dos Deputados
Fonte: uol.com