20.1.15

CBFS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE JANEIRO DE 2015 * TERÇA-FEIRA – DIA DO FARMACEUTICO
CBFS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL
SELEÇÕES TIRA LIÇÕES E APRENDE COM O ANO DE 2014
- A Seleção Brasileira de Futsal colocou cerca de 57 mil pessoas no Mané Garrincha, em Brasília (DF)
O ano de 2014 foi de muito aprendizado para a Seleção Brasileira de Futsal. Além de muitas conquistas, a equipe canarinho viu o crescimento de alguns adversários, passou por reformulações, renovou a comissão técnica e recebeu de volta o seu atleta mais ilustre. Já as meninas continuaram no caminho das vitórias.
- O ano começou com a conquista dos Jogos Sul-Americanos que foi disputado no Chile. O Brasil venceu seus quatro jogos e saiu de quadra com a medalha de ouro. Em março, a cidade de Uberlândia (MG) recebeu a Copa das Nações de Futsal. O Brasil fez a final diante da Argentina. Os Hermanos foram melhores e venceram pelo placar 3 a 2.
RECOMEÇANDO O TRABALHO
- Em julho, a diretoria da Confederação Brasileira de Futsal enxergou a necessidade de mudança na comissão técnica. Serginho Schiochet, treinador da equipe do Concórdia, foi o escolhido para assumir o posto de treinador da Seleção Brasileira.
- "O Serginho sempre foi uma referência quando era atleta da Seleção. Como técnico despontou na equipe do Concórdia, quando chegou à final da Liga em 2013. Fizemos uma série de consultas com todos os envolvidos na modalidade e foi uma unanimidade a possibilidade de ele assumir a Seleção, o que nos deixa satisfeito", disse na época Renan Tavares, presidente da CBFS.
MESCLA DA JUVENTUDE COM A EXPERIÊNCIA DOS MEDALHÕES
- O novo treinador chegou com o objetivo de reformular o elenco, mesclar a juventude com a experiência dos medalhões e retomar o caminho de conquistas da Seleção Brasileira.
- No mês julho, Serginho teve pela frente seu primeiro desafio. Em um dia histórico, a Seleção Brasileira recebeu a Argentina no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), venceu por 4 a 1, teve a volta do ala Falcão e bateu o recorde de público em um evento de futsal. Cerca de 57 mil pessoas estiveram no estádio para ver a Seleção.
- Em outubro, a equipe do Brasil desembarcou no Kuwait para a disputa da Copa Continental. Sem muito tempo para treinar e contando apenas com jogadores que atuam no futsal do exterior, a Seleção Brasileira encontrou muitas dificuldades e terminou a competição com a terceira colocação.
- Com mais tempo de preparação e podendo contar com todos os atletas, o Brasil desembarcou na cidade de São Bernardo (SP) com a responsabilidade de conquistar o IX Grand Prix de Futsal. Na final, o Brasil encarou a Colômbia e venceu por 7 a 2, garantindo o oitavo título da competição.
MENINAS DE FIBRA
- Apesar de todas as dificuldades, as meninas do Brasil foram para Costa Rica defender sua hegemonia no futsal. E depois de uma campanha impecável e com doses de dramaticidade, o Brasil venceu de virada a equipe de Portugal, pelo placar de 4 a 3, e garantiu o pentacampeonato do mundial de futsal feminino.
- Para fechar o ano de competições, Aracaju (SE), recebeu o Sul-Americano Sub20 de Futsal. A competição contou a participação de 10 seleções. A garotada brasileira soube usar o “fator torcida” para passar de fase e sair de quadra com mais um título para a coleção. A grande final foi diante da forte equipe da Colômbia e depois de um exaustivo tempo extra, o Brasil foi melhor nas cobranças de pênaltis e se sagrou campeão do torneio.
Fonte: CBFS - Confederação Brasileira de Futebol de Salão