22.2.15

FPFS - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2015 * DOMINGO

FPFS - CHAVE OURO - DIVISÃO ESPECIAL

DEFINIDO O EVENTO QUE COMEÇARÁ DIA 21 DE MARÇO

- A prrincipal competição do futsal do Estado, a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal foi definida em reunião arbitral realizada no sábado (21) no auditório da ACIG, em Guarapuava. Os detalhes da elite do futsal paranaense foram definidos pelos 15 representantes que vão disputar o torneio e, com relação a edição de 2014, poucas mudanças foram definidas pelo departamento técnico da entidade máxima do futsal paranaense em conjunto com os clubes.

Foto: Adolfo Pegoraro - Jornal de Beltrão- A principal mudança está na fórmula de disputa. Na primeira fase, as 15 equipes se enfrentarão em turno único, classificando-se para a segunda fase os 12 melhores e não mais os dez, como aconteceu na edição de 2014 da Série Ouro do Paranaense. Assim, na segunda fase, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos com seis equipes cada.

- Assim, na segunda fase, os times, dentro das suas chaves, jogarão entre si em turno e returno e, para a terceira fase, vão se classificar os quatro melhores de cada grupo, passando a competição a ser disputada em playoffs. Os cruzamentos serão olímpicos e, a partir das quartas de final, os classificados serão definidos em no mínimo duas partidas, podendo ser realizada a terceira caso seja necessário.

- Também ficou definido no arbitral que, por a competição estadual ter 15 equipes participantes, somente um time será rebaixado e duas equipes terão acesso da Série Prata para a Série Ouro de 2016. Entretanto, em caso de qualquer desistência, tanto dos times que subam ou de equipes que já estejam na elite do futsal do Estado, a equipe rebaixada terá prioridade para voltar ao certame.Por votação da maioria, o representante do Paraná na Liga Sul será, a partir deste ano, o melhor time da primeira fase que não esteja jogando a Liga Nacional de Futsal.

- Também foi colocado em votação o pedido de licença do Ciagym Maringá, que alegou falta de recursos para não disputar a Série Ouro deste ano, mas que queria retornar à competição em 2016. Por unanimidade os clubes não aceitaram o pedido da equipe da cidade canção, que terá que, em 2016, disputar a Série Bronze do Paranaense.

- Ainda durante o arbitral organizado pela FPFS, o departamento de registro fez uma rápida explanação sobre a parte burocrática da regularização de atletas.

- O departamento técnico da entidade máxima do futsal paranaense falou aos participantes do projeto que está sendo desenvolvido a partir deste ano chamado Paraná, O Melhor Futsal do Brasil. Foi falado também sobre as normas de transmissão e cadastramento dos repórteres para a cobertura da competição, que será divulgado na próxima semana pela assessoria de imprensa da entidade. Além disso, o advogado Eduardo Vargas, do Tribunal de Justiça Desportiva da FPFS, explicou um pouco do trabalho do órgão e esclareceu as principais dúvidas dos clubes com relação aos julgamentos que acontecem durante a competição.

- Por fim, o calendário do futsal paranaense, juntamente com as disputas dos Jogos Abertos foi passado aos clubes. Ficou definido, assim, que a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal começará no dia 21 de março e acabará na segunda quinzena de dezembro. O regulamento e a tabela serão divulgados pela entidade na semana que vem. A tabela deverá sofrer ajustes depois que as equipes paranaenses que disputam a Liga Nacional tomarem conhecimento dos seus jogos da primeira fase do torneio nacional.

CIAGYM DE MARINGÁ FOI REBAIXADO PARA A BRONZE EM 2016

- Também foi colocado em votação o pedido de licença do Ciagym Maringá, que alegou falta de recursos para não disputar a Série Ouro deste ano, mas que queria retornar à competição em 2016. Por unanimidade os clubes não aceitaram o pedido da equipe da cidade canção, que terá que, em 2016, disputar a Série Bronze do Paranaense.

EQUIPES CONFIRMADAS                                           MUNICIPIO

1- CAD/GUARAPUAVA FUTSAL                                   GUARPAUVA

2- CASCAVEL FUTSAL                                               CASCAVEL

3- UMUARAMA FUTSAL                                              UMUARAMA

4- CRESOL/MARRECO                                               FRANCISCO BELTRÃO

5- COPAGRIL                                                             MARECHAL CANDIDO RONDON

6- FOZ CATARATAS                                                    FOZ DO IGUAÇÚ

7- AMPÉRE FUTSAL                                                   AMPERE

8- KEIMA FUTSAL                                                      PONTA GROSSA

9- CAMPO MOURÃO FUTSAL                                    CAMPO MOURÃO

10- SÃO LUCAS                                                         PARANAVAÍ

11- ACF / ASSOCIAÇÃO CASCAVELENSE                  CASCAVEL

12- AEC / ASSOCIAÇÃO CLEVELANDENSE                CLEVELANDIA

13- CARAMURU                                                          CASTRO

14- DOIS VIZINHOS FUTSAL.                                     DOIS VIZINHOS

15- ASSAÍ/UNIFIL/COLÉGIO LONDRINENSE.              ASSAI/LONDRINA

SERVIÇO

ARBITRAL DA SÉRIE OURO DO CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTSAL

Data: 21/02/2014 – Sábado

Horário: 9h

Local: Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG)- Guarapuava (PR)

Endereço: Rua XV de Novembro, 8040 – Centro – Guarapuava

Fonte: FPFS - Federação Paranaense de Futebol de Salão