1.2.15

FPFS: ELEIÇÕES NO DIA 14 DE FEVEREIRO

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2015 * DOMINGO – DIA DO PUBLICITÁRIO
FPFS: ELEIÇÕES NO DIA 14 DE FEVEREIRO
CANDIDATOS FALAM SOBRE ELEIÇÃO NO FUTSAL


- No dia 14 de fevereiro, acontecerá em Curitiba a eleição da diretoria da FPFS (Federação Paranaense de Futsal). O atual presidente, Jesuel Laureano de Souza, tem um concorrente, Antonio Carlos Moreira Filho, que montou uma chapa de oposição.
- Confira abaixo a entrevista com Jesuel e, em seguida, a de Antonio:
ENTREVISTADO: JESUEL LAUREANO DE SOUZA
JESUEL - ATUAL PRESIDENTE
- Apresentação: como é a sua história e o envolvimento com o futsal paranaense
Jesuel - Minha história com o futsal iniciou-se como patrocinador de equipes que disputavam competições em Curitiba e região Metropolitana. Logo após, ingressei na arbitragem. Atuei por mais de 10 anos como árbitro e representante em jogos estaduais e da CBFS. E como sempre colaborei com a entidade, recebi o convite para ser vice-presidente e em seguida fui convidado para liderar uma chapa e cheguei à presidência da nossa Federação;
- Qual a experiência dentro da Federação Paranaense?
Jesuel - Como trabalhei dentro e fora das quadras, depois atuei como vice-presidente, pude observar certas carências e necessidades que a entidade e o futsal paranaense possuía. Meu objetivo sempre foi buscar melhorias. Essa experiência, aliada a minha formação profissional nos levaram a desenvolver projetos que beneficiassem tanto a parte da arbitragem quanto os filiados, além de padronizar e profissionalizar a gestão administrativa da entidade.
- O que procura fazer para fortalecer o futsal do Estado?
Jesuel - Minha luta é pelo constante crescimento do futsal de um modo geral. Ou seja, não penso apenas nas equipes, pensamos também nos patrocinadores, na imprensa, no torcedor, nos atletas, afinal são todos que fazem a sua parte e que no final, somos todos presenteados com grandes espetáculos, haja vista as grandes finais que temos tidos nos últimos anos. Nosso objetivo também é buscar projetos que nos ajudem a desonerar as equipes, para que elas se fortaleçam e se tornem competitivas, ano a ano, dentro do estado para que busquemos um título brasileiro para o estado.
- Quais são os objetivos (prioridades) para desenvolver na entidade, caso seja eleito?
Jesuel - Nosso intuito é dar continuidade no projeto que iniciamos para resgatar as categorias de base,pois com isso iremos fortalecer indiretamente nossas equipes do adulto. Estamos em processo de reformulação da Taça Paraná e criação de mais competições para estas categorias. Já entramos em contato com alguns de nossos filiados, explicamos nossa ideia, todos se mostraram muito interessados e com a ajuda deles, iremos dar os últimos ajustes. Para o adulto, estamos desenvolvendo projetos no âmbito estadual e federal para captação de recursos que possam ser revertidos aos nossos clubes. Nesses últimos quatro anos, nossa ideia tem dado certo, pois a premiação que os clubes receberam, nunca havia acontecido (carros, motos, taxas de arbitragem). Antes dos campeonatos iniciarem, trabalhamos arduamente, em contato com empresas privadas para firmarmos parcerias, para a cada ano melhorar nossas ações. Não faz parte do nosso dicionário a seguinte frase: “mas sempre foi feito assim”. Nossa filosofia é: “nada está tão bom que não possa melhorar”.
- O que fazer para fortalecer as três divisões do Estado e também o feminino?
Jesuel - Dar suporte, orientações com cursos e seminários aos dirigentes, técnicos para uma gestão cada vez mais profissional. Buscar aprovação de projetos com o Governo Estadual e Federal, captação de patrocinadores na esfera privada. Tentaremos colocar nos departamentos técnicos e de arbitragens, uma diretora exclusiva para o feminino, criar uma competição no segundo semestre, juntando as três divisões (Série Ouro, Prata e Bronze). As transmissões destes jogos (nova competição) para nós é muito importante e um projeto para que isso aconteça já está sendo delineado nesse sentido. Buscaremos uma aproximação das mídias para ouvir as sugestões, pois entendemos que poderá acrescentar e muito para a nossa modalidade. Um dos nossos principais objetivos para a próxima gestão é captar patrocinadores para oferecer a mesma premiação de automóveis e motos que já acontece nas séries do masculino.
- Como é composta a sua chapa?
Jesuel - Nossa chapa é composta pelos senhores salonistas: Martin Lara, Sergio Firman, Edevanilson Lopes, Wilson Veiga, Dias Lopes (ex-presidente), Rivelino Castro, Eduardo de Oliveira Gomes, Osmar Lima. Procuramos representar todas as regiões e setores do nosso estado e implantaremos diretores de relações públicas para casa região. Queremos um “futsal mais forte ainda”.
ENTREVISTADO: ANTONIO CARLOS MOREIRA FILHO
ANTONIO - OPOSIÇÃO
- Apresentação: como é a sua história e o envolvimento com o futsal paranaense?
Antonio - Em 1978 fui convidado a trabalhar na FPFS pelo então diretor Antônio Carlos Cabelo. A partir de então, pela minha dedicação, fui evoluindo como funcionário. Iniciando como Office Boy, posteriormente passei a secretário e, em seguida, superintendente. Foram 32 anos de serviços prestados e, destes, 28 anos somente como superintendente. Durante esse período efetuei muitas evoluções estratégicas na área de Gestão Administrativa dentro da FPFS, a ponto de servimos de exemplo para outras entidades esportivas, inclusive para a CBFS, que até hoje utiliza o sistema de cadastro de atletas elaborado na minha gestão. Na época, fomos considerados a Federação modelo do Brasil. Nesse período, elaboramos um cronograma para aquisição da sede própria da FPFS, sendo na ocasião a primeira do Brasil a conquistá-la. Também atuei como supervisor das seleções de futsal do Brasil, quando nosso país foi campeão Sul-americano, na categoria Juvenil, disputada em Assunção, no Paraguai. Fui delegado da Confederação Brasileira de Futsal, por mais de sete anos, sendo convocado para jogos importantes da liga nacional, incluindo finais. Sou sócio fundador/mentor da Assofutsal (Associação dos Árbitros de Futsal do Paraná), em parceria então com o presidente Jorge Kudri, e um dos mentores da aquisição da sede da entidade, na época a primeira entidade de classe a ter sede própria. Sempre trabalhei em prol do futsal paranaense e minha intenção, lançando-me como candidato, é retomar o crescimento do futsal do Paraná de todas as categorias, uma vez que estamos ouvindo e observando o declínio dessa modalidade esportiva, principalmente da categoria Feminino e de Base. Faremos isso, através de ações estratégicas, com muito diálogo entre as entidades esportivas, ligas e associações de Futsal. Só compreende o futsal quem assimila a importância do trabalho em equipe e isso sempre foi uma das minhas marcas, somado ao zelo, responsabilidade e eficiência.
- Qual a experiência dentro da Federação Paranaense?
Antonio - São 32 anos de serviços prestados. Tenho conhecimento amplo e profundo de como deve ser gerida a FPFS, para que a mesma volte a ser referência nacional como foi por muitos anos. Possuo um excelente relacionamento com as equipes da capital e do interior. Nunca, nestes 32 anos de serviços prestados, tive alguma atitude que desabonasse a minha pessoa, quer seja na vida pessoal ou profissional dentro da FPFS.
- O que procura fazer para fortalecer o futsal do Estado?
Antonio - Na época em que estive a frente da Superintendência da FPFS possuía carta branca, a qual permitia incentivar as categorias de base, com taxas reduzidas, algumas eram subsidiadas. Havia distribuição de Materiais esportivos, especificamente bolas. A forma de pagamento das taxas era diretamente para a Federação e não como é atualmente, por boleto bancário. Penso que a retomada dessas ações, com a devida atualização e ampliação, virá a contribuir para a valorização do futsal no nosso estado.
- Quais são os objetivos (prioridades) para desenvolver na entidade, caso seja eleito?
Antonio - Dedicação exclusiva para atuar na FPFS, durante 40 horas semanais. Atendimento personalizado aos representantes de equipes, por meio de canal de comunicação direto, via telefone celular. Melhorar e dar maior agilidade ao atendimento das solicitações dos afiliados, como os registros de validações e transferências de atletas. Manter a webpage da entidade atualizada com fácil acesso às informações. Qualificar os colaboradores com o objetivo de diminuir a rotatividade dos mesmos.
- O que fazer para fortalecer as três divisões do Estado e também o feminino?
Antonio - Se eleita, a chapa Jorge Kudri irá desenvolver ações que fortaleçam o futsal do Paraná, como por exemplo, redução das taxas, diálogo efetivo, direto e aberto com os dirigentes salonistas, efetivar parcerias que realmente beneficiem as equipes, melhorar e personalizar as premiações. Regionalizar as competições, diminuindo custos para as mesmas, elaborar com as equipes um cronograma de competição coeso e dentro da realidade das entidades participantes e, principalmente, efetivar patrocínio junto a empresas para fomentar o futsal. Estamos abertos a sugestões e propostas que venham a somar com o nosso objetivo: “Qualificar e quantificar o futsal dentro do estado do Paraná, com zelo, responsabilidade e eficiência”.
- Como é composta a sua chapa?
Antonio – A chapa é composta pelos seguintes nomes: presidente: Antônio Carlos Moreira Filho; 1º Vice – Presidente: Osires Batista Nadal; 2º Vice- João Carlos Bini Cordeiro; 3º Vice- Neocir José Nezze; Integrantes Conselho do Fiscal: Membro Efetivo- Graziane Weyh, Membro Efetivo- Paulo Henrique Lápis Cavalcante, Membro Efetivo- Luís Fernando Pellanda Gabardo, Membro Suplente- Dayane Cavalcante de Oliveira, Membro Suplente- Hermes Venâncio Trindande, Membro Suplente- Aline da Silva Barroso.
Fontye: SHEsportes