23.4.15

CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA SUB-19



Resultado de imagem para Circuito BB DEVOLEI DE PRAIA LOGO 2015 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE ABRIL DE 2015 – QUINTA-FEIRA – DIA DE SÃO JORGE
CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA SUB-19
sub 19 juliano adrielson femininoPARANÁ É PRATA E BRONZE NO SUB-19
- As duplas do Ceará e do Rio de Janeiro subiram ao lugar mais alto do pódio na etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil Sub-19, na manhã deste domingo (19.04), em Brasília (DF). Na final masculina, realizada no Parque da Cidade, Alexandre/Igor (RJ) venceram Juliano/Adrielson (PR) por 2 sets a 1 (19/21, 21/12, 15/13), em 51 minutos. Na decisão feminina, Teresa/Talita (CE) superaram Amanda e Beatriz (RJ) por 2 sets a 0 (21/16, 23/21), em 39 minutos.
- O time de Tocantins, representado por Gabriel e Cleomar, venceu Antônio e Marcos (CE) por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 15/7), em 55 minutos, e completou o pódio masculino com a medalha de bronze. Na decisão pelo terceiro lugar do torneio feminino, Monique e Amanda (PR) superaram Olga e Letícia (DF) por 2 sets a 0 (21/15, 21/18), em 39 minutos.
- O Circuito Banco do Brasil Sub-19 mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações de cada estado indicando suas delegações nos dois naipes em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado pela federação que atingir mais pontos nas três etapas da competição.
- Além de Brasília, o Circuito Banco do Brasil Sub-19 também passará em 2015 pelo Rio de Janeiro (RJ), de 28 a 31.05, e Palmas (TO), de 23 a 26.07.
- A decisão feminina começou com o Ceará mantendo mais a virada de bola. O Rio de Janeiro incomodava no bloqueio, mas perdia chances no contra-ataque. Liderando durante a maior parte do tempo, o Ceará fechou o primeiro set. A segunda parte do duelo foi mais equilibrada. Teresa e Talita desperdiçaram três match points, mas mantiveram a tranquilidade e conseguiram fechar a partida sem o tie-break. Emocionada após o triunfo, Talita analisou o trabalho desenvolvido em busca do primeiro lugar.
"Acho que a gente conseguiu impor nosso ritmo desde o começo, respeitando elas, mas sem abaixar a cabeça. Foi um grande jogo, é uma excelente dupla. É meu primeiro Sub-19, meu primeiro campeonato e meu primeiro título. A melhor forma de começar. Eu não nasci no Ceará, mas moro lá desde os três anos e é muito bom representar meu estado, pelo qual tenho tanto carinho. Sempre estamos lutando e buscando, temos essa fama de termos muita raça, então tentamos colocar isso em quadra", destacou Talita.
- Nascida em Brasília, mas radicada no Ceará, Teresa também comemorou a oportunidade de ser campeã sob os olhares do pai, que mora na capital federal.
"Para chegar a algum lugar é necessário ter muito treino, se dedicar, abdicar de algumas coisas. E o trabalho com nossos técnicos está excelente, todos muito focados. Tivemos uma sintoniza, nossa parceria encaixou muito bem. Nunca tínhamos jogado juntas, é o primeiro Sub-19 dela de praia. Além disso, nasci em Brasília e me senti em casa, quase como se estivesse jogando em Fortaleza. Só de meu pai estar aqui, poder ver ele, retribuir tudo que ele faz por mim, é muito emocionante. Acho que consegui dar orgulho a ele", declarou Teresa.
- A final masculina foi mais disputada, com o time do Paraná largando na frente, explorando principalmente os ataques potentes na diagonal com Juliano. No segundo set, o Rio de Janeiro ajustou o bloqueio e abriu vantagem rapidamente, encaminhando o duelo para o tie-break. Disputado ponto a ponto, o último set deixou a torcida vidrada, com os times mantendo a virada de bola e decidindo nos detalhes. Para Alexandre, a experiência de ter disputado torneios profissionais contou positivamente.
"Jogamos juntos desde 2011 e é nosso primeiro ano rodando o Sub-19, então poder começar ganhando é sempre muito importante. Ainda mais pelo fato de a próxima etapa ser em casa, lá no Rio de Janeiro. Estudamos muito o time adversário, sabíamos que seria um jogo muito difícil, conhecia o time do Paraná, mas nunca tinha jogado contra. Foi digno de uma final. Acho que a experiência conta e contou muito também. Vim de uma prata no Circuito Banco do Brasil Nacional, no Rio de Janeiro, e estava motivado. Já que estou conseguindo resultados na categoria adulta, quero conquistar no meu ano, na minha categoria, que é o Sub-19", declarou Alexandre.
"O segredo foi manter a virada de bola constante. A gente esperava esse grande volume de jogo deles, estávamos cansados pelos jogos e pelo calor, então tentamos atuar com toda garra e vontade. Contei com a torcida da Luana, minha namorada, que conseguiu viajar e dar uma força nos momentos complicados. Ela também ajudou na vitória", completou Igor.
- A próxima etapa, no Rio, contará com os 12 times mais bem classificados de cada gênero, além de outros quatro provenientes do pré-classificatório (qualifying). Na temporada de estreia do atual formato, em 2013, os títulos ficaram com os estados do Espírito Santo (masculino) e Rio Grande do Norte (feminino). No ano passado, o Rio de Janeiro fez a dobradinha nos dois naipes conquistando os títulos masculino e feminino.
FINAIS
(RJ) ALEXANDRE/IGOR BORGES                                 2 X 1 JULIANO/ADRIELSON (PR) - 19/21, 21/12, 15/13
(RJ) BIA/AMANDA                                                           0 X 2 TERESA/TALITA (CE) - 21/16, 23/21
DISPUTA DE BRONZE
(TO) GABRIEL/CLEOMAR                                              2 X 1 ANTÔNIO/MARCOS (CE) - 19/21, 21/19, 15/7
(PR) MONIQUE/AMANDA                                               2 X 0 OLGA/LETÍCIA (DF) - 21/15, 21/18
Fonte: Federação Paranaense de Voleibol