27.4.15

PROVA RÚSTICA TIRADENTES 2015



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 27 DE ABRIL DE 2015 – SEGUNDA-FEIRA – DIA DA EMPREGADA DOMESTICA
PROVA RÚSTICA TIRADENTES 2015
AFRICANOS VENCEM A PROVA
- Os africanos foram os grandes vencedores da 41ª edição da Prova Rústica Tiradentes. Os brasileiros mais bem colocados conquistaram a 6ª posição, tanto no masculino, com Elessandro Aparecido de Oliveira fazendo um tempo de 30’49” quanto no feminino, com a atleta Tatiana de Souza Araújo (35’19”).
- O etíope Yohannes Bogale Meless foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 29’22”, seguido dos quenianos Mathew Kiptoo Cheboi (29’25”) e Jacob Kemboi Kiprotich (29’51”). O quarto lugar ficou para a Tanzânia, com o atleta Nelsom Priva Mbuya fazendo o tempo de 29’56” e o quinto para o marroquino Zakaria Boudad (30’04”).
- Na categoria feminina a vencedora foi a etíope Tewebech Yemenu Demse, com o tempo de 34’12”. Em segundo lugar ficou a queniana Gladys Kataron Kip’lagt (34’29”), seguida pela queniana Ednah Mukhwana (34’36”), Consolata Cherotich (34’36”), também do Quênia e Fadhila Salum Samwe (34’53”), da Tanzânia.
- Quase 5 mil atletas disputaram a prova, que atraiu um grande público para a avenida 15 de Novembro, em frente à Prefeitura, no trecho de largada e chegada da competição. A competição foi acompanhada por um público numeroso e entusiasmado. Também participaram do evento autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.
- O prefeito Roberto Pupin deu as boas-vindas aos atletas, destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Esportes na organização da Prova Tiradentes e agradeceu o público, o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar e os demais parceiros da competição. “Apoiamos o esporte em todos os níveis e a Prova Tiradentes é nossa maior vitrine reunindo atletas internacionais e os amantes da corrida de todos os níveis”, lembrou Pupin.
- Também prestigiaram a Prova Tiradentes a vice-governadora Cida Borghetti, representando o governador Beto Richa, os deputados federais Ricardo Barros e Enio Verri, o vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, o coronel Adilson Cassitas secretário chefe da Casa Civil do Paraná, o comandante do 4º BPM, tenente coronel Antonio Padilha, o presidente da Câmara, Chico Caiana, o presidente da Sociedade Rural de Maringá, Wilson Matos Filho, o presidente da Unimed, Daoud Nasser, a secretária de Esportes de Maringá, Maria Iraclezia, secretários municipais, vereadores e convidados.
ESTRUTURA
- O diretor da prova, Jorge Soriano Inocente, calcula em mais de 300 pessoas na organização do evento entre pessoal das secretarias municipais, equipes de apoio médico, estagiários e voluntários. “Iniciamos o atendimento aos atletas na sexta-feira, com a distribuição dos chips até o momento da premiação”, explicou. Durante a prova além dos veículos de apoio os atletas foram acompanhados durante todo o percurso por uma ambulância da Unimed, que também esteve no local da prova durante todo o dia para prestar atendimento médico aos competidores.
A secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclezia de Araújo, agradeceu todos os envolvidos na realização da prova e em especial os atletas. “Mais uma vez a Prova Tiradentes foi uma grande festa do esporte, reunindo atletas de alto nível e os amadores que fazem o sucesso da competição”, afirmou a secretária destacando o envolvimento de uma grande equipe na realização da prova.
- A Prova Rústica Tiradentes é uma promoção conjunta da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, do 4º Batalhão de Polícia Militar e da Rede Paranaense de Comunicação, inserido nas comemorações alusivas ao dia de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, Patrono dos Policiais Militares do Brasil e Mártir da Independência.
HISTÓRIA
- A Prova Tiradentes é o evento esportivo mais tradicional de Maringá, movimentando milhares de corredores de todo país e competidores internacionais. Além do destaque com os atletas de alto nível a prova movimenta as equipes esportivas e os milhares de corredores amadores batendo recorde de inscritos a cada edição. Este ano foram mais de 4.780 atletas em todas as categorias.
- A competição chega à 41ª edição com histórias que marcaram a Prova Tiradentes. Criada por iniciativa do 4º Batalhão, a prova foi disputada pela primeira vez em 1975. Foram ao todo 30 vencedores diferentes na categoria masculina, 24 brasileiros e seis estrangeiros e 27 ganhadores na prova feminina, 23 brasileiras e quatro atletas estrangeiras. As últimas edições tem sido dominadas por atletas africanos de países como o Quênia e Tanzânia, de grande tradição na modalidade.
- A prova teve início com percursos de 4.800 metros, passando para 6.000, chegando a ter na 20ª, 21ª e 22ª edição 12.000 metros, voltando posteriormente aos atuais 10 mil metros.
- No início a largada era na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a XV de Novembro. Por volta das 20 horas, no dia 21 de abril do primeiro ano de realização da prova, aproximadamente 100 atletas participaram. As primeiras provas Tiradentes eram disputadas em 3 voltas, partindo na junção das duas avenidas e indo até a praça Presidente Kennedy, sendo contornada toda a rotatória e retornado ao ponto de partida no percurso de 4.800 metros.
- A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), assumiu a coordenação do evento em 1990 e sete anos depois a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) reconheceu a prova, que se tornou oficial para o órgão que desenvolve a modalidade no Brasil. Assim todo o percurso e as medidas se tornaram oficiais e os tempos passaram a ser válidos para o ranking nacional de corredores de rua.
Apenas na 25ª edição, no ano de 1999, começaram a ser utilizados os chips para a cronometragem dos tempos de cada atleta. E a prova chegou a ser disputada em duas edições (1997 e 1998) na Avenida Tuiuti, com largada e chegada em frente ao atual Hipermercado Big.
- Entre os ilustres vencedores, nomes como Vicente Pimentel Dias, Elenilson Silva, os quenianos Titus Kibbi, Stanley Kipchirchir, o tanzaniano Ismael Juma Gallet, além do medalhista olímpico em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima.
- Na prova das mulheres, Marcia Narlock, Maria Zeferina Baldaia, Eunice Kirwa, Paskalia Chepkoirir e Marizete Paula Rezende foram as vencedoras de maior destaque nas 40 edições da Prova Tiradentes.
PROVA MENORES
- Mais de 500 atletas das categorias menores competiram na Prova Rústica Tiradentes, no sábado (25). As disputas das categorias mirim, menores, pré-mirim e sub-11 reuniram atletas e familiares na pista de atletismo da Vila Olímpica. Os três melhores atletas de cada categoria receberam troféus e os demais que completaram a prova ganharam medalhas.
- As disputas foram organizadas por categorias e por sexo. Os atletas mirins correram 250 metros, os menores correram 400 metros. Os atletas com melhor tempo nessas disputas foram premiados logo após as corridas. Os pré-mirins correram 150 metros e os da categoria sub-11 correram 60 metros. Os melhores atletas dessas categorias foram classificados e disputaram a prova final, que premiou os três primeiros colocados. Muitos atletas estavam acompanhados por familiares, que fazem da prova Rústica Tiradentes um grande espetáculo.
Fonte: Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá