14.4.15

SELEÇÃO MASCULINA PARA A LIGA MUNDIAL



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 DE ABRIL DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA MUNDIAL DO CAFÉ

SELEÇÃO MASCULINA PARA A LIGA MUNDIAL

BERNARDINHO ANUNCIA LISTA DE 25 JOGADORES INSCRITOS


- A temporada 2015 da seleção brasileira masculina de vôlei teve início nesta segunda-feira (13.04), com a coletiva de imprensa, onde o técnico Bernardinho anunciou os 25 jogadores inscritos na Liga Mundial, primeiro compromisso do ano. Entre eles, a grande novidade é a volta do líbero campeão olímpico em Atenas/04, Serginho, que estava ausente do grupo brasileiro há dois anos.

- Bernardinho fez questão de destacar a importância da volta do jogador. “O Serginho é um jogador que sempre esteve próximo do grupo. O convite foi meu e tive um feedback muito positivo. Teremos uma programação especial porque ele não é mais um garoto. E também será avaliado, principalmente em relação a continuidade, e não participará de viagens longas, por exemplo”, explicou o treinador, sobre o líbero de 39 anos.

- O técnico da seleção brasileira masculina ainda ressaltou as qualidades do atleta. “O Serginho é um líder e exemplo ao longo desses anos na seleção. Ele tem uma história de vitórias e é um exemplo dentro e fora da quadra para o grupo. É um jogador que venceu pela necessidade e liderou pelo exemplo”, destacou Bernardinho.

- O treinador ainda citou que, ao longo da programação do ano, alguns jogadores inscritos na Liga Mundial poderão ser aproveitados no Pan.

“Esses são os 25 atletas relacionados para a Liga Mundial. Como a Fase Final vai coincidir com os Jogos Pan-Americanos, teremos que optar pelos jogadores nas duas competições, como aconteceu em 2013. Naquela ocasião, temos o exemplo do Wallace que se destacou no Pan e acabou convocado para a Olimpíada de Londres”, disse o treinador brasileiro.

Foto: Divulgação
TIAGO BENDLE - LIBERO DO ZIOBER MARINGÁ
- Outras novidades da lista ficam por conta do retorno do central Riad, do Sesi-SP, e do ponteiro Samuel, do Minas Tênis Clube (MG), que já fizeram parte do grupo brasileiro em outros momentos. O líbero Tiago Brendle, do Ziober Maringá (PR), também é um dos novos nomes.

- Diretor técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, falou sobre a programação da equipe ao longo da temporada.

“O nosso objetivo principal são os Jogos Olímpicos e a Liga Mundial será muito importante nesse processo, pois a Fase Final será disputada no palco da próxima Olimpíada. Teremos duas competições importantes que irão coincidir nesta temporada, os Jogos Pan-Americanos e as finais da Liga Mundial e, por isso, o grupo será mesclado. Além dessas competições, disputaremos jogos amistosos com os Estados Unidos e a França, em agosto, já que não teremos condições de estar na Copa do Mundo”, explicou Renan.

- O dirigente citou o fato de o Brasil ter sido vetado da competição que é realizada no Japão, por ser classificatória para os Jogos Olímpicos. Como a seleção brasileira já tem vaga garantida por ser país-sede, não terá a chance de participar do classificatório.

- O Brasil está no Grupo A da Liga Mundial, ao lado de Austrália, Itália e Sérvia. Os primeiros jogos acontecerão nos dias 29 e 31 de maio, contra os sérvios, no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG). No final de semana seguinte, dias 5 e 7 de junho, a seleção brasileira enfrentará os australianos, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

- Na sequência, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho viajará para jogar na casa dos três adversários – Sérvia, Itália e Austrália, nesta sequência. Na volta ao Brasil, o compromisso será em Cuiabá, contra os italianos, nos dias 2 e 3 de julho.

- A Fase Final da Liga Mundial, que reúne os seis melhores times da competição, será no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), de 15 a 19 de junho, e servirá como evento teste para os Jogos Olímpicos de 2016.

LISTA DOS INSCRITOS NA LIGA MUNDIAL 2015:

LEVANTADORES

BRUNO

Bruno Mossa Rezende

28 anos

Pallavolo Modena (ITA)

FERNANDO

Fernando Kreling

19 anos

Sada Cruzeiro

MURILO

Murilo Radcke

26 anos

Vôlei Canoas

RAPHAEL

Raphael Vieira de Oliveira

36 anos

Taubaté/Funvic

WILLIAM

William Arjona

36 anos

Sada Cruzeiro

OPOSTOS

EVANDRO

Evandro Guerra

33 anos

Suntory Sunbirds (JAP)

RENAN

Renan Buiatti

24 anos

Ravenna Volley (ITA)

VISSOTTO

Leandro Vissotto Neves

31 anos

JT Thunders (JAP)

WALLACE

Wallace de Souza

27 anos

Sada Cruzeiro

CENTRAIS

ÉDER

Éder Carbonera

31 anos

Sada Cruzeiro

ISAC

Isac Santos

24 anos

Sada Cruzeiro

LUCAS

Lucas Saatkamp

29 anos

Sesi-SP

MAURÍCIO

Maurício Luiz de Souza

26 anos

Taubaté/Funvic

RIAD

Riad Garcia Pires Ribeiro

33 anos

Sesi-SP

SIDÃO

Sidnei dos Santos Júnior

32 anos

Taubaté/Funvic

PONTEIROS

LIPE

Luiz Felipe Marques Fonteles

30 anos

Taubaté/Funvic

LUCARELLI

Ricardo Lucarelli Santos de Souza

23 anos

Sesi-SP

LUCAS

Lucas Eduardo Loh

24 anos

Zaksa Kedzierzyn-Kozle (POL)

MAURÍCIO

Maurício Borges Almeida Silva

26 anos

Sesi-SP

MURILO

Murilo Endres

34 anos

Sesi-SP

SAMUEL

Samuel Fuchs

31 anos

Minas Tênis Clube

LIBEROS

FELIPE

Felipe Lourenço Silva

24 anos

Taubaté/Funvic

MARIO JUNIOR

Mario da Silva Pedreira Junior

32 anos

Volley Piacenza (ITA)

TIAGO

Tiago Brendle

29 anos

Ziober Maringá

SERGINHO

Sérgio Dutra Santos

39 anos

Sesi-SP
Fonte:  CBV - Confederação Brasileira de Voleibol