14.5.15

CBFS - COPA AMERICA EM FOZ DO IGUAÇÚ



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14 DE MAIO DE 2015 – QUINTA-FEIRA – DIA CONTINENTAL DO SEGURO
CBFS - COPA AMERICA EM FOZ DO IGUAÇÚ
FALCÃO CRITICA CBFS POR MARCAR COPA 
AMÉRICA SEM TER SELEÇÃO: "GESTÃO PÍFIA"
Camisa 12 afirma que jogadores não cederão à pressão da diretoria da entidade, que programou competição em meio a boicote da categoria. Marcos Madeira se defende.
- A crise envolvendo a Confederação Brasileira de Futsal e os principais jogadores do país ganhou mais um capítulo esta semana. No último sábado, a entidade anunciou que o Brasil receberá a Copa América da modalidade, em setembro, em Foz do Iguaçu. Sem comando técnico desde março, a seleção brasileira não atua desde 16 de novembro de 2014. E há pouco menos de dois meses, os atletas de maior destaque do país anunciaram um boicote à entidade, negando-se a defender a seleção, em protesto contra a crise política e administrativa na CBFS.
Falcão Brasil Grand Prix Masculino de Futsal (Foto: Gaspar Nobrega / Foto&Grafia)
- Tive uma conversa com o presidente no Paraguai (na última semana, durante a disputa da Libertadores) e deixei claro o porquê da nossa posição. Fui bem claro com ele e, de repente, no dia seguinte sai a notícia da Copa América. Isso mostra uma falta de preparo da gestão, querendo empurrar as coisas abaixo sem ter uma seleção estruturada. Causa estranheza ter um campeonato antes de ter uma comissão técnica e as coisas resolvidas. Essa gestão é pífia e falha - afirmou o craque Falcão.
- O estopim da crise entre dirigentes e jogadores aconteceu no início deste ano. Endividada e impedida de negociar contratos de patrocínio com estatais devido à reprovação de um dos seus balanços, a CBFS decidiu antecipar sua eleição presidencial para o fim de março, após cancelar a realização da Copa América, que seria o primeiro compromisso oficial da seleção em 2015. Revoltados com a administração da entidade, os principais jogadores do país resolveram lançar a candidatura do ex-atleta Nilton Romão, presidente da AABB-SP. Por conta de uma aliança entre o oposicionista Marcos Madeira e a situacionista Louise Bedé, Romão teve a sua candidatura inviabilizada, o que culminou na eleição de Madeira e na consequente revolta dos atletas.
- Não concordamos com a aliança. Foi feita de acordo com interesse pessoal. Se você acusa uma pessoa por seis meses e essa pessoa vira sua vice-presidente alguma coisa está errada. Tudo aconteceu visando ao poder - comentou o camisa 12.
- Falcão lidera um grupo de jogadores que buscam um novo comando para a seleção brasileira de futsal. A primeira tentativa era passar a gestão do selecionado da modalidade para a CBF, o que ainda não aconteceu por causa da influência do dirigente Weber Magalhães, atual vice-presidente geral da CBFS.  Ex-vice-presidente da CBF para a Região Centro-Oeste, Weber tem boa relação com a diretoria da entidade máxima do futebol e tem usado o seu prestígio junto a Del Nero para que o futsal não passe para as mãos da CBF.
- Mediante o fracasso da primeira tentativa de mudança na gerência da seleção, Falcão e seus pares trabalham agora para que o selecionado canarinho seja administrado por uma empresa, assim como acontece com o Sorocaba, equipe do camisa 12, que é gerida pela TFW Marketing e Participações.
- Nós jogadores estamos fazendo nossa parte, o que está ao nosso alcance. A melhor coisa seria uma empresa gerir a seleção brasileira. Gestão independente, agencia patrocínios, marcas esportivas. A CBFS não tem moral para patrocinador. A culpa do presidente é política. É um caminho possível, mas isso não depende de nós - disse o craque.
Sorocaba vence amistoso contra o Peñarol e leva troféu (Foto: Daniel P. Nunes)
Falcão quer implantar na seleção modelo de gestão semelhante ao do Sorocaba, sua equipe (Foto: Daniel P. Nunes)
- Do outro lado, Marcos Madeira rechaçou a possibilidade de a CBFS entregar o comando da seleção a uma empresa de marketing e eventos. O mandatário aproveitou para alfinetar o camisa 12, levantando a suspeita de interesse econômico do jogador na mudança de gestão na seleção.
- Ele fala que tem uma empresa e diz que está olhando o outro lado. Que lado é esse? Econômico? A CBFS vai gerir a seleção. Toda empresa que trouxer patrocínio para a seleção vai ter o seu percentual. A CBFS jamais empregará a parte de marketing a uma empresa, os destinos dela, de jeito nenhum. A CBFS é autônoma, ela que dirige o futsal brasileiro - destacou.
- Madeira reforçou ainda que a Copa América acontecerá normalmente em setembro, com ou sem movimento de boicote de jogadores.
- A Copa América foi confirmada, os demais eventos serão confirmados. Dê um pouquinho de tempo para os dirigentes que estão aqui na confederação. Estamos resolvendo problemas de 35 anos. Não podemos ficar na mão de ninguém, a Confederação não vai ficar na mão de quem quer que seja. Nós vamos jogar com os jogadores que forem convocados e se apresentarem. No Brasil existem "n'' jogadores com capacidade, com futsal suficiente para estar dentro da seleção brasileira. Não estamos aqui parados não, estamos trabalhando muito nesse sentido. Vamos ter uma seleção forte, pode estar certo disso - concluiu Madeira, que disse que o nome do novo técnico da seleção será divulgado nos próximos dias.

Fonte: globo.com