28.5.15

CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA - SUB-19



 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE MAIO DE 2015 – QUINTA-FEIRA
CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA - SUB-19
RIO SEDIA A 2ª ETAPA COM TRANSMISSÃO AO VIVO DE FINAL E BELA PAISAGEM
- Rio de Janeiro (RJ) - Um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro (RJ) será palco da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19 neste final de semana. Com a vista da Baía de Guanabara, Cristo Redentor e ao lado do Pão de Açúcar, promessas do vôlei de praia nacional buscam pontos importantes em busca do prêmio de campeão da temporada.
- Os jogos ocorrem de quinta-feira (28.05) a sábado (30.05), na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), com entrada franca à torcida. A final masculina, no sábado, a partir das 14h20, terá transmissão AO VIVO da Rede TV . Já a final feminina será exibida no sábado seguinte (06.06), no mesmo horário. Os jogos integram a programação da Superfaixa do Esporte, que trará várias competições de vôlei de praia neste horário.
- O torneio mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações de cada estado indicando suas duplas nos dois naipes em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado pela federação que atingir mais pontos nas três etapas da temporada.
- O primeiro dia de competições (quinta-feira) é reservado para o torneio qualificatório (qualifying), quando as últimas quatro vagas à fase de grupos em cada gênero serão definidas. Nove duplas no masculino e cinco no feminino disputam as vagas em partidas eliminatórias diretas, a partir das 8h. Os classificados se juntam aos 12 melhores colocados da primeira etapa, realizada em abril, em Brasília.
- Os 16 times finais são divididos em quatro grupos de quatro na primeira fase, também iniciando às 8h, no segundo dia (sexta-feira). Os primeiros colocados de cada chave avançam direto para as quartas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem (Round 1), ainda na sexta. O último dia (sábado) é reservado às quartas de final, semifinais e finais, com partidas a partir das 8h.
- Além de Brasília, e agora Rio de Janeiro, o Circuito Banco do Brasil Sub-19 também passará por Palmas (TO), de 23 a 26.07. Para a etapa carioca, estão pré-inscritos 76 atletas.
- Já estão garantidas na fase de grupos, por terem terminado entre as doze primeiras colocadas na etapa de abertura, as seguintes equipes: Paloma Borges/Maria Gás (BA), Teresa Cavalcanti/Talita Calixto (CE), Olga Luisa/Letícia de Sousa (DF), Ana Patrícia/Anna Clara (MG), Vitoria Gonçalves/Victoria (MS), Lydia /Rita Costa (PB), Amanda Mariano/Monique Rossato (PR), Beatriz Vieira/Amanda Filippo (RJ), Kyce/Milena (RN), Anna Luisa/Paloma (RS), Cinthia/Ana Carolina (SE), Barbara/Thaina (SP).
- No torneio masculino, entram direto na fase de grupos pelo ranking os seguintes times: Antônio/Marcos Gabriel (CE), Romildo/Gabriel Santiago (DF), David Pedreira/Matheus Santos (ES), Marlon Nogueira/Jhonatan (MS), Rafael Andrew/Renato Andrew (PB), Juliano Cunha/Adrielson Silva (PR), Gabriel Gouveia/Gabriel Pereira (RJ), Liton/Pedro Arthur (RN), Thales Moura/Jean Luca (RS), Luiz/Everton (SC), Raul/Renato ‘Jamaica’ (SE), Gabriel Santos/Cleomar (TO).
- Na primeira etapa, em Brasília (DF), ouro para Teresa Cavalcanti /Talita Calixto (CE), prata para Beatriz Vieira/Amanda Filippo (RJ) e bronze para Amanda/Monique (PR). O pódio masculino teve Alexandre/Igor Borges (RJ) na primeira colocação, com Juliano Cunha/Adrielson Silva (PR) em segundo e bronze para Gabriel Santos/Cleomar (TO).
- O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada. Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Espírito Santo (masculino) e Rio Grande do Norte (feminino). No ano passado, o Rio de Janeiro fez a dobradinha nos dois naipes conquistando os títulos masculino e feminino.
SERVIÇO - CIRCUITO BANCO DO BRASIL SUB-19
DATA:                                                                   DE QUINTA-FEIRA (28) A SÁBADO (30.05)
LOCAL:                                                                ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO, RIO DE JANEIRO (RJ)
HORÁRIO:                                                           A PARTIR DAS 8H
TRANSMISSÃO:                                                  REDE TV, SÁBADO, ÀS 14H20
INGRESSOS:                                                      ENTRADA FRANCA
Fonte:  Confederação Brasileira de Voleibol