15.5.15

CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA SUB-21



Circuito Banco do Brasil de Volei de Praia -
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE MAIO DE 2015 – SEXTA-FEIRA - DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA
CIRCUITO DE VOLEI DE PRAIA SUB-21
TEMPORADA 2015 COMEÇA EM MARINGÁ COM CAMPEÕES MUNDIAIS
- Rio de Janeiro (RJ) - A cidade de Maringá (PR) será a primeira parada da temporada 2015 do Circuito Banco do Brasil Sub-21. Responsável por revelar diversos atletas do cenário nacional, o torneio será disputado de sexta-feira (15.05) a domingo (17.05) na Vila Olímpica de Maringá, com entrada franca à torcida. E apesar de ser uma competição de base, campeões mundiais e atletas com passagem pelas seleções estarão presentes, com promessa de grandes jogos.
http://2015.cbv.com.br/media/k2/items/cache/613095d678c8801d1745622f5f639cd7_XL.jpg- Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.
- Além de Maringá (PR), o Circuito Banco do Brasil Sub-21 também passará em 2015 por Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Saquarema (RJ) e uma cidade a definir.
- A etapa de abertura conta com 27 duplas inscritas em cada gênero. E entre os 108 atletas, destaque para três campeões mundiais Sub-19. Arthur Lanci, do Paraná e que atuará ao lado de Adrielson, conquistou o torneio para o Brasil em 2014, mesmo ano em que a paraibana Andressa, também na disputa ao lado da parceira Lydia, venceu o torneio de base. A sergipana Tainá também é outra campeã do campeonato, tendo vencido em 2013.
- Além de jogar 'em casa', Arthur Lanci destaca a importância de começar bem o torneio para manter o bom trabalho dos paranaenses, campeões das últimas duas edições do torneio no naipe masculino.
"Jogar no estado é bom, teremos o apoio dos amigos e da família. E a primeira etapa é importante para já colocar o estado na fase de grupos na etapa seguinte. Temos essa responsabilidade de manter o estado que representamos nas primeiras posições, mas estamos confiantes. Quando a preparação é muito bem feita, a tranquilidade é maior na disputa dos campeonatos. Vamos respeitar os adversários, mas sabemos do nosso potencial", destacou o atleta natural de Maringá.
- Os 27 times são divididos em seis chaves de quatro, além de um grupo de três (bye). Após a fase de grupos, disputada na sexta-feira, os 16 melhores (sete primeiros de cada chave, sete segundos e os dois melhores terceiros) avançam à fase eliminatória, composta por oitavas de final, quartas de final e semifinais, realizadas no sábado.
- O domingo é reservado para disputas de bronze e finais. Nas outras quatro etapas da temporada, serão 16 equipes em cada naipe, sendo as 12 melhores do ranking de estados e outras quatro equipes provenientes do torneio pré-classificatório (qualifying). Por isso, a etapa de abertura tem extrema importância para que os times larguem bem e evitem o quali.
- Estão inscritos no torneio masculino para a etapa de abertura em Maringá Gugu/Baruk (SE), Gabriel/Cleomar (TO), Rondon/Matheus (RO), Allysson Lima/Jefferson (CE), Kaique/Kopa (RS), Ioane/Akim (BA), Jardel/Liton (RN), Rodrigo/Caio (AM), Tawan/Paulinho (SC), João Victor/Rafa (PE), Dayan/Savio (AC), Rafael/Alexandre (GO), Thales/Kevin (PB), Regis/Marlon (MS), Fernando/Matheus Santos (ES), Olavo/Thiago (AL), Matheus/Will (SP), Rafael/João Roberto (PI), Arthur Lanci/Adrielson (PR), Gabriel/Keó (MA), Danizio/Paulo (RR), Mateus Sampaio/Vitor Maciel (DF), Vinícius/Lucas (MG), Bruno/Léo (AP), Alexandre/Gabriel Gouveia (RJ), Railson/Ney (PA) e Juliano/Patrick (wild card PR).
- Já o torneio feminino será formado por Tainá/Carol (SE), Lara/Mikaela (TO), Tamiele/Rachel (RO), Hegê/Verena (CE), Anna Luisa/Carol (RS), Maria Gás/Paloma (BA), Jéssica/Clicia (AM), Tais/Franciane (SC), Alessandra/Vivi (PE), Quemile/Lis Lorrayne (AC), Souza/Ana Clara (GO), Kyce/Larissa (RN), Andressa/Lydia (PB), Victoria/Ingryd (MS), Thais/Brenda (ES), Poliana/Eryka (AL), Bárbara/Karine (SP), Thallyta/Gabi (PI), Bitencourt/Monique (PR), Beatriz/Isabella (MA), Dianmary/Josyene (RR), Letícia/Gabrielle (DF), Ana Patrícia/Anna (MG), Jéssica/Letícia Miranda (AP), Beatriz/Amanda (RJ), Índia/Monza (PA) e Amanda/Ana (wild card PR).
- O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada. Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino), que repetiram a dose em 2014 e faturaram o bi.
SERVIÇO - CIRCUITO DE VOLEI PRAIA SUB-21
DATA:                                       DE SEXTA-FEIRA (15) A DOMINGO (17.05)
LOCAL:                                    VILA OLÍMPICA DE MARINGÁ (PR)
HORÁRIO:                               SEXTA-FEIRA E SÁBADO, DAS 8H ÀS 17H, DOMINGO, DAS 8H30 ÀS 13H
CUSTOS:                                 ENTRADA FRANCA
Fonte:  Confederação Brasileira de Voleibol