29.7.15

MUNDIAL DE HANDEBOL JUNIOR MASCULINO 2015



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de HandebolCBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 DE JULHO DE 2015 - QUARTA-FEIRA - DIA DA IDENTIFICAÇÃO

MUNDIAL DE HANDEBOL JUNIOR MASCULINO 2015

BRASIL PERDE PARA A DINAMARCA E DISPUTA 9• LUGAR

- Uberlândia (MG) - O Brasil não conseguiu impor o tradicional estilo de jogo com defesa forte, foi superado pela Dinamarca em duelo válido pelas oitavas de final do Mundial Júnior Masculino de Handebol e vai disputar o nono lugar do campeonato com o Qatar, nesta quarta-feira (28), às 15h45, na Arena Multiuso Tancredo Neve, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Já a Espanha venceu a Rússia, de virada, e ficou com a vaga nas quartas de final para jogar com a Dinamarca. A Bielorrússia, por sua vez, conseguiu a classificação no último momento do jogo e vai enfrentar a Alemanha, que passou sem dificuldades pela Argentina.

- A partida que abriu as oitavas de final entre Espanha e Rússia começou muito equilibrada. Apesar de ser favorita por terminar em primeiro lugar no grupo B, a Espanha teve muitas dificuldades de passar pelo paredão formado pela Rússia (quarta colocada do grupo A). Forte na defesa, os russos surpreenderam com contra-ataques rápidos e fecharam o primeiro tempo em 14 a 12. Na segunda etapa, a Espanha voltou melhor na defesa e desestabilizou a Rússia. Com o armador esquerdo Alvaro Del Valle, artilheiro da partida com sete gols em sete arremessos, inspirado, a Espanha virou o jogo para 31 a 25 e garantiu vaga nas quartas de final.

"Sabíamos das qualidades da Rússia e reafirmamos o que havia sido dito antes no jogo no intervalo. Os pivôs estavam andando com facilidade nas nossas costas. Ajustamos a defesa e voltamos melhores", explicou o central espanhol Adrian Fernandez Clemente.

- No segundo duelo das oitavas de final disputado em Uberlândia, Qatar e Bielorrússia fizeram jogo disputado até o último segundo. Na primeira etapa, a equipe do Oriente Médio se mostrou mais consistente na defesa e conseguiu frear os gigantes bielorrussos. No segundo tempo, a partida ficou dramática. Qatar e Bielorrússia se alternaram na liderança do placar diversas vezes para a emoção do público. Com as equipes se doando ao máximo, o jogo ficou 31 a 30 para a Bielorrússia, faltando 30 segundos para o fim, e com um sete metros para o Qatar. O atleta catari converteu o gol e levou o jogo para a prorrogação.

- No tempo extra, o duelo continuou disputado, mas faltando três segundos para o final, o central bielorrusso Hleb Harbuz, em lance genial, arremessou da linha dos dez metros, por cima da cabeça do goleiro Rasheed Yusuff, para marcar o gol da vitória da Bielorrússia por 36 a 35.

- "Estou muito feliz. Foi fantástico. Já esperava um jogo difícil. Tivemos problemas na defesa, mas nos recuperamos", declarou o herói da partida em poucas palavras.

- A partida entre Brasil e Dinamarca começou disputada gol a gol. Porém, após os 15 minutos de jogo, a frieza dinamarquesa se sobressaiu à pressa brasileira nas horas dos arremessos e os escandinavos fecharam o primeiro tempo em 19 a 16. Na segunda etapa, a Dinamarca entrou mais focada e chegou a abrir sete gols de vantagem. Porém, em grande reação brasileira, a Arena Sabiazinho virou um caldeirão. Com um golaço de João de fora da área, a diferença que chegou a ser de sete gols, caiu para três. Mesmo com o Brasil embalado, os dinamarqueses mantiveram a calma até o final e seguraram a vantagem de três gols para venceram por 34 a 31. Três atletas dividiram a artilharia da partida: o brasileiro João Pedro e os dinamarqueses Simo Hald Jensen e Andreas Holst, com oito gols cada.

"Para jogar contra time europeu não se pode entrar no meio termo. A nossa defesa cometeu muitos erros no primeiro tempo, eles abriram muitos gols e não conseguimos buscar", disse o ponta direita da Seleção Brasileira, Rudolph Hackbarth.

- Para o técnico Hélio Lisboa Justino, o Helinho, o mérito da vitória foi da Dinamarca. "Não foi um bom dia. Nossa defesa foi mal. A Dinamarca jogou bem melhor que os outros jogos que assistimos. Eles têm méritos também. Nossa equipe sabe do potencial que tem e que poderia chegar mais longe", afirmou.

- Com a vitória, a Dinamarca encara a Espanha, nesta quarta-feira (28), às 18h, no Sabiazinho, em Uberlândia.

- O duelo que fechou a noite trouxe um show de goleiros. Christopher Rudeck, da Alemanha, e Tomas Villarroel, da Argentina, estavam em dia inspirados. Por conta disso, o primeiro gol do jogo só aconteceu aos seis minutos, em boa jogada trabalhada pela Alemanha. Mesmo fazendo jogo duro, com raça e disposição, os argentinos não conseguiram segurar os fortes europeus no primeiro tempo (12 a 8 para a Alemanha). Na etapa complementar, os alemães apenas mantiveram o ritmo forte para ficar com a vantagem no placar, fecharem a partida em 27 a 18 e se classificarem para as quartas de final.  O artilheiro foi o alemão Yves Kunkel, com sete bolas na rede. Com a vitória, a Alemanha enfrenta a Bielorrússia, às 20h45, no Sabiazinho, em Uberlândia. Já a Argentina, encara Portugal, às 13h30, também no Sabiazinho.

"Foi um bom jogo. Se a Alemanha tomar menos de 20 gols, está tudo certo", resumiu o técnico da Alemanha, Markus Baur.

- O Mundial Júnior Masculino de Handebol está sendo realizado nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, até o dia 1º de agosto, e reúne 24 seleções. As quartas de final da competição e a President’s Cup serão disputadas na quarta-feira (29). Todas as partidas serão transmitidas pelo site oficial do torneio: www.brazilhandball2015.com.

RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE OITAVAS DE FINAIS

TERÇA-FEIRA – DIA 28 DE JULHO DE 2015 – EM UBERLANDIA - MG

13:30    ESPANHA                                           31X25 RUSSIA

15:45    BRASIL                                              31X34 DINAMARCA

18:00    CATAR                                               35X36 BIELORUSSIA

20:30    ALEMANHA                                        27X18 ARGENTINA

TERÇA-FEIRA – DIA 28 DE JULHO DE 2015 – EM UBERABA - MG

13:30    COREIA DO SUL                                36X39 EGITO

15:45    SUECIA                                              33X30 PORTUGAL

18:00    TUNISIA                                             27X29 ROMÊNIA

20:30    FRANÇA                                            24X20 NORUEGA

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DA FASE QUARTAS DE FINAIS

QUARTA-FEIRA – DIA 29 DE JULHO DE 2015 – EM UBERLANDIA - MG

18:00    ESPANHA                                           X DINAMARCA

20:30    BIELORUSSIA                                    X ALEMANHA

QUARTA-FEIRA – DIA 29 DE JULHO DE 2015 – EM UBERABA - MG

18:00    EGITO                                               X SUECIA

20:30    ROMÊNIA                                          X FRANÇA

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAL

SEXTA-FEIRA – DIA 31 DE JULHO DE 2015 – EM UBERLANDIA - MG

15:30    ESPANHA ou DINAMARCA                 X BIELORUSSIA ou ALEMANHA

18:00    EGITO ou SUECIA                             X ROMÊNIA ou FRANÇA

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DA FASE QUARTAS DE FINAIS

QUARTA-FEIRA – DIA 29 DE JULHO DE 2015 – EM UBERLANDIA - MG

01/08    18:00    VENCEDOR DA SEMI 1            X VENCEDOR DA SEMI 2

SELEÇÃO JÚNIOR MASCULINA

GOLEIROS

Gabriel Pedro de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).

ARMADORES

Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Langaro (EC Pinheiros-SP), José Guilherme de Toledo "Zé Guilherme" (BM Granollers-Espanha), Leonardo Santos "Léo" (Inst. Buzzo Sports S. José dos Campos-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).

CENTRAIS

Acácio Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP), Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC) e João Pedro da Silva (Real Ademar León-Espanha).

PONTAS

Cléber de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC).

Pivôs - Felipe Santaela "Panda" (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB).

COMISSÃO TÉCNICA

TÉCNICO: HÉLIO LISBOA JUSTINO, O HELINHO

AUXILIAR TÉCNICO: JOEL TEIXEIRA DUTRA

SUPERVISOR: DÉCIO ROBERTO CALEGARI

TREINADOR DE GOLEIROS: DIOGO CASTRO

FISIOTERAPEUTA: FABIO GUASTALA

Fonte: Confederação Internacional de Handebol