15.7.15

MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO 2015



World Volley ball League logo 280 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 15 DE JULHO DE 2015 – QUARTA-FEIRA – DIA NACIONAL DOS CLUBES

MUNDIAL DE VOLEI MASCULINO 2015


SELEÇÃO BRASILEIRA ESTREIA NESTA QUARTA – DIA 15

- Depois de 12 jogos em 45 dias, e de terminar a fase classificatória líder do Grupo A, a seleção brasileira masculina de vôlei chega embalada à Fase Final da Liga Mundial. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho estreia nesta quarta-feira (15.07) na etapa decisiva, onde também estão as seleções da França, Estados Unidos, Itália, Sérvia e Polônia. A corrida pelo título acontecerá no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), e servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016.
- A primeira partida do Brasil será nesta quarta, às 14h, contra a França, campeã da segunda divisão da Liga Mundial. O duelo terá transmissão ao vivo da Globo, Band e SporTV e valerá como o primeiro passo para a equipe verde e amarela conquistar o decacampeonato. Maior vencedora da Liga Mundial, com nove títulos, a seleção brasileira está bem preparada, mas com dois obstáculos a superar.
“Treinamentos com um bom nível durante toda a semana passada, em Saquarema, mas, agora, temos um percalço. Há uma dúvida em relação ao Wallace, que vem sentindo um pouco as costas e ainda não sabemos se poderá jogar contra a França. Se for o caso, é uma perda de peso, mas trouxemos o Vissotto de volta para compor os 14 do grupo. O Riad também teve uma pequena lesão no joelho e está fora”, explicou o técnico Bernardinho.
- O vitorioso treinador sabe que essas não serão as únicas dificuldades para o Brasil. Do lado contrário da rede, estarão duas equipes que não darão nenhuma facilidade para que a seleção brasileira alcance o objetivo de passar pela fase classificatória com dois resultados positivos.
“É uma chave muito difícil. Vamos jogar os três campeões: Brasil, primeiro colocado do grupo A, Estados Unidos, primeiro do seu grupo, e a França, que venceu a segunda divisão. Esses são times que contra quem o Brasil tem certa dificuldade de jogar. Não há prognósticos. A França, nosso adversário da estreia, tem um jogador talentosíssimo, o Ngapeth, e um time muito consistente, com volume de defesa impressionante”, elogiou o técnico do time da casa.
- Aliás, se o fato de jogar no Brasil é encarado por alguns como pressão, para Bernardinho, é um prazer e, mais do que isso, um aprendizado que precisa ser bem aproveitado pela seleção brasileira.
"As pessoas perguntam muito sobre a pressão de jogar em casa e a minha resposta é bastante pragmática: quando se joga um campeonato de playoff, qualquer um quer ganhar o máximo possível para poder jogar em casa. Aprender a atuar com apoio e energia da torcida é muito importante. Viver o ambiente do Maracanãzinho é um treinamento fundamental para que possamos já mirar nos Jogos de 2016”, concluiu o técnico do Brasil.
NÚMEROS DO BRASIL
- Além de maior vitoriosa da competição, a seleção brasileira é recordista de pódios da Liga Mundial: esteve presente em 18 das 25 edições. A equipe tem nove medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Até hoje, somente pela Liga Mundial, o Brasil fez 417 jogos e venceu 322. Em sets, foram 1.564 jogados e 1.066 vencidos.
- Outra seleção de destaque presente nesta Fase Final é a Itália, única, ao lado do Brasil, a participar de todas as 25 edições da competição já realizadas. Os italianos estão no Grupo J, ao lado de Sérvia e Polônia.
- Nesta Liga Mundial 2015, a equipe brasileira somou nove vitórias e três derrotas na fase classificatória, somando 28 pontos e assegurando a liderança do Grupo A. Garantido nas finais por ser país-sede, o Brasil também estará classificado pelo número de pontos.
OS 14 EM QUADRA
- Com a saída do central Riad, por lesão no joelho direito, a seleção brasileira sofreu uma alteração em relação aos 14 jogadores que haviam sido anunciados ao fim da fase classificatória. Sem Riad no grupo, e com as dores de Wallace, a comissão técnica optou por trazer de volta o oposto Leandro Vissotto, que participou de toda a primeira etapa da Liga.
- Sendo assim, representarão o Brasil em quadra nesta Fase Final da Liga Mundial os levantadores Bruno e William; os opostos Wallace, Vissotto e Evandro; os centrais Lucão, Isac e Éder; os ponteiros Murilo, Lucarelli, Lipe e Lucas Lóh; e os líberos Serginho e Mário Jr.
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAL – TERCEIRO GRUPO
DIA 4 JULHO DE 2015 – SÁBADO
MONTENEGRO                                                                     3X1 CHINA
ESLOVÁQUIA                                                                       1X3
DIA 5 JULHO DE 2015 – DOMINGO – DECISÃO DO 3º/4º LUGARES
CHINA                                                                                 2X3 ESLOVÁQUIA
DIA 5 JULHO DE 2015 – DOMINGO – DECISÃO DO 1º/2º LUGARES
MONTENEGRO                                                                     2X3 EGITO
RESULTADOS DOS JOGOS DO SEGUNDO GRUPO
DIA 10 JULHO DE 2016 – SEXTA-FEIRA – SEMIFINAIS DO 2º GRUPO
BULGÁRIA                                                                           3X1  BÉLGICA
FRANÇA                                                                              3X0  ARGENTINA
DIA 11 JULHO DE 2016 – SÁBADO – 3º/4º DO 2º GRUPO
BÉLGICA                                                                             2X3 ARGENTINA
DIA 11 JULHO DE 2016 – SÁBADO – 1º/2º DO 2º GRUPO
BULGÁRIA                                                                           0X3 FRANÇA
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DO 1º GRUPO
DIA 15 JULHO DE 2016 – QUARTA-FEIRA  - JOGOS DO 1º GRUPO
14:05 BRASIL                                                                     X FRANÇA
16:05 SÉRVIA                                                                    X ITÁLIA
DIA 16 JULHO DE 2016 – QUINTA-FEIRA - JOGOS DO 1º GRUPO
14:05 BRASIL                                                                    X ESTADOS UNIDOS
16:05 POLÔNIA                                                                 X ITÁLIA
DIA 17 JULHO DE 2016 – SEXTA-FEIRA - JOGOS DO 1º GRUPO
14:05 ESTADOS UNIDOS                                                    X FRANÇA
16:05 SÉRVIA                                                                   X POLÔNIA
DIA 18 JULHO DE 2016 – SÁBADO – JOGOS SEMIFINAIS DO 1º GRUPO

10H00 - SEMIFINAL 1

12H05 - SEMIFINAL 2

DIA 19 JULHO DE 2016 – DOMINGO – JOGOS FINAIS DO 1º GRUPO

9H10 - DISPUTA DO BRONZE

11H30 - DISPUTA DO OURO
Fonte:  Federação Internacional de Voleibol