26.9.15

BASQUETE - COPA INTERCONTINENTAL DE CLUBES



 


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 26 DE SETEMBRO DE 2015 – SÁBADO

BASQUETE - COPA INTERCONTINENTAL DE CLUBES

BAURU VENCE REAL MADRID PELO MUNDIAL

- Em partida eletrizante, Bauru tira desvantagem de 17 pontos, bate Real Madrid com bola de Fischer nos segundos finais e larga na frente na briga pelo título mundial

- A primeira partida entre Paschoalotto/Bauru e Real Madrid (ESP), na noite desta sexta-feira, no Ginásio do Ibirapuera, foi um verdadeiro espetáculo. E no final das contas foi o time brasileiro que largou na frente na briga pelo título da Copa Intercontinental. Com uma bandeja de Ricardo Fischer a quatro segundos do fim, a equipe do interior paulista venceu um eletrizante e emocionante duelo contra os atuais europeus, de virada, pelo placar de 91 a 90.

- Para vencer, o time brasileiro precisou mostrar um grande poder de reação. Logo no início do terceiro quarto, o Real Madrid chegou a abrir 17 pontos de frente (49 a 32). Sem desistir, os bauruenses conseguiram equilibrar as ações ainda na terceira parcial e mostraram muita personalidade para garantir a dramática vitória nos segundos finais.

Hettsheimeir, do Bauru“É uma vitória importantíssima para Bauru e para todo o basquete brasileiro. Mas sabemos que foi só uma vitória e temos muito a desenvolver para o próximo jogo. O Real Madrid tem uma comissão técnica muito valiosa e jogadores muito experientes e não podemos perder o nosso foco de maneira alguma”, disse o técnico Guerrinha.

- Com a mão quente nas bolas de três pontos (seis acertos em nove tentativas), o pivô Rafael Hettsheimeir teve atuação mais do que decisiva para o êxito dos bauruenses e foi o cestinha do jogo, com 27 pontos. Outra peça fundamental para a vitória verde-amarela foi o ala Léo Meindl, autor de 15 pontos.

 “Toda a equipe está de parabéns, entramos focados e conseguimos jogar do primeiro minuto ao último com intensidade. A chave da vitória foi que todos jogaram muito bem”, disse o cestinha Rafael Hettsheimeir, que marcou nove pontos decisivos na reta final da partida.

- Autor da cesta decisiva para o triunfo do Bauru, Ricardo Fischer deixou a quadra com 12 pontos e oito assistências, números idênticos ao de seu companheiro Alex Garcia. Do lado do Real Madrid, os cestinhas foram o norte-americano Jaycee Carroll e o espanhol Sergio Llull, com 18 e 17 pontos, respectivamente.

“É emocionante matar a bola do jogo, passa muita coisa na minha cabeça, eu cresci aqui aos redores do Ibirapuera e é minha primeira vez jogando nesse ginásio. Meus familiaraes estavam todos aqui e foi emocionate demais. Mas não tem nada finalizado, temos que pensar no domingo que vai ser mais difícil ainda”, comentou Fischer.

- Agora, Bauru e Real Madrid voltarão à quadra no próximo domingo, às 12 horas (de Brasília), para decidir quem fica com o título mundial. Por ter vencido pela vantagem mínima de um ponto, o time brasileiro precisa de uma nova vitória para garantir o terceiro troféu da Copa Intercontinental para o Brasil.

O JOGO

- O primeiro quarto foi equilibrado e intenso do início ao fim. Com as duas equipes trabalhando muito bem suas movimentações ofensivas, a partida se iniciou bastante aberta e com o placar “lá e cá”. Depois de uma bola de três pontos convertida por Jefferson, o time brasileiro assumiu a liderança pela primeira vez (11 a 8). Mas quem fechou a parcial inicial na frente foi o Real Madrid. Com destaque para o trio Carroll, Llull e Ayón, o time espanhol manteve uma boa produção durante todo o período e ficou em vantagem ao final dos dez minutos iniciais (22 a 19).

- No segundo período, as duas equipes não mantiveram os mesmos rendimentos e o jogo caiu de produção. Com uma rápida sequência de 8 a 0, Bauru começou muito bem a parcial e abriu sua maior vantagem na partida (27 a 22). Depois disso, o ataque brasileiro passou a encontrar dificuldades para pontuar diante da forte defesa espanhola e o Real Madrid rapidamente reassumiu a ponta do placar. Abusando do jogo coletivo, o time mardilenho se comportou melhor nos minutos finais do quarto e partiu para os vestuários com sete pontos de frente (37 a 30).

- O Real Madrid contou com uma “chuva” de bolas de três pontos para ampliar sua vantagem para 17 pontos logo na volta do intervalo. Carroll, Llull e Rudy Fernández converteram tiros longos praticamente seguidos e, após marcar 12 pontos contra apenas dois do Bauru, os atuais campeões da Euroliga precisou de apenas dois minutos para abrir 49 a 32 de frente. Só que o time brasileiro deu o troco e reequilibrou a partida ainda no terceiro quarto.

- Com seguidas bolas de três pontos de Day e Hettsheimeir, os comandados de Guerrinha rapidamente cortaram a vantagem dos rivais para 11 pontos (51 a 40). Com uma expressiva melhora defensica, Bauru passou a impor dificuldades ao ataque espanhol – depois de marcar 22 pontos em quatro minutos, o Real Madrid marcou apenas sete na reta final do período. Desta maneira, os brasileiros conmtiniuaram com sua reação e o jogo pegou fogo. No minuto final do terceiro quarto, Hettsheimeir converteu mais uma bola de longa distância e, logo em seguida, Léo Meindl acertar outra bola de três para Bauru para cortar a diferença no placar para apenas três pontos (62 a 59).

- Embalado pela linda bola no estouro do cronômetro, Léo Meindl comandou o ataque bauruense no início da parcial final e a equipe brasileira assumiu a ponta do placar (67 a 66). Na sequência, o Real Madrid emplacou uma sequência de 6 a 0 e retomou a liderança (73 a 67). A partir de então o jogo pegou fogo. Com pouco mais de quatro minutos para o fim, a vantagem espanhola era de três pontos (78 a 75), mas a mão quente de Hettsheimeir manteve Bauru no jogo.

- Com seguidas bolas da linha de três pontos, o camisa 30 roubou a cena e assumiu o papel de protagonista do Bauru. Então, mesmo com o Real Madrid apresentando um ótimo aproveitamento ofensivo, os brasileiros se mantiveram no jogo e pouco mais de um minuto para o fim a vantagem espanhola era de apenas um ponto (87 a 86). Com duas jogadas individuais seguidas de Alex, os bauruenses deixaram tudo igual (89 a 89). Em seguida, Reyes converteu apenas um dos dois lances livres que teve direito e voltou a colocar o Real Madrid na frente (90 a 89). Foi então Ricardo Fischer decidiu o jogo. Discreto no jogo, o armador brilhou e converteu a bandeja que selou a vitória brasileira. Os espanhóis até tiveram a chance de mudar o cenário, mas Llull falhou e os representantes das Américas largaram na frente na briga pelo título mundial.

PROGRAMAÇÃO  DOS JOGOS

SEXTA-FEIRA - DIA  25 DE SETEMBRO • SÃO PAULO • SP - GINÁSIO DO IBIRAPUERA

21H - PASCHOALOTTO/BAURU/BRASIL                     91X90 REAL MADRID /ESPANHA

DOMINGO - DIA  27 DE SETEMBRO • SÃO PAULO • SP - GINÁSIO DO IBIRAPUERA

12H - PASCHOALOTTO/BAURU/BRASIL                     X REAL MADRID /ESPANHA

Fonte: CBB - Confederação Brasileira de Basquetebol