24.11.15

JAP´S - CAMPEÕES DEFINIDOS



Jogos Abertos 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA
JAP´S - CAMPEÕES DEFINIDOS
JOGOS ABERTOS DO PARANÁ
SÉRIE “A” – EM FRANCISCO BELTRÃO – DE 20 A 29/NOVEMBRO/2015
SETE MODALIDADES JÁ DEFINEM CAMPEÕES NOS JAP´S
- A briga pelo título geral da fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, em Francisco Beltrão, começa a esquentar. Das 20 modalidades em disputa, sete já conhecem seus medalhistas: atletismo, judô, karatê, natação, rugby, ginástica rítmica e vôlei de praia. Os resultados parciais, concluídos com os resultados de GR e vôlei de praia nessa terça-feira, 23, colocam Cascavel à frente da pontuação geral por equipe, na briga pelo título da competição, com 207 pontos, seguido por Maringá (195) e Foz do Iguaçu (156). Os Jogos Abertos seguem até dia 29 de novembro.
- Cerca de 4 mil participantes de mais de 60 municípios do Paraná participam desta edição dos JAPs, que são considerados o maior evento esportivo de rendimento do estado. “Muitos atletas que competem nos jogos abertos fazem parte da elite do nosso esporte paranaense. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dos atletas. O Governador Beto Richa sabe da importância do investimento nessa área. Tanto que neste ano foram oferecidas 1600 bolsas a atletas e técnicos por meio do programa Talento Olímpico do Paraná. Em Beltrão, 95 destes bolsistas estão na disputa por bons resultados, inclusive com chances em outras competições nacionais”, diz o secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.
- É o caso do bolsista Simone Luiz, atleta de ginástica rítmica que integra a equipe de Toledo, que abocanhou seis medalhas de ouro e se tornou a maior medalhista desta edição. Para ela, o "programa como o TOP permite você continuar no esporte. Sem ele, eu teria que estar trabalhando, não poderia me dedicar à ginástica como faço. O programa ajuda o atleta a se manter na modalidade. E no caso da ginástica, também ajuda na compra dos aparelhos, que são todos importados. Se não fosse o TOP, muitas atletas não estariam aqui competindo hoje", arremata Simone, que integra a Seleção Brasileira de Ginástica e é a terceira melhor do país.
RESULTADOS DAS COLETIVAS
- Nas coletivas, o rugby foi o primeiro a conhecer seus campeões. O título no masculino foi para Cascavel ao vencer São José dos Pinhais na decisão por 46 a 5, enquanto no feminino quem levou a melhor foi a equipe de Toledo, que venceu Maringá por 32 a 5 na final. No Vôlei de Praia, o lugar mais alto do pódio do feminino ficou com a dupla de Apucarana, Nádia e Paula. No masculino, a medalha dourada foi para a dupla Arthur e Eduardo, de Maringá.
ESTREIAS
- Ainda faltam 13 modalidades (badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, handebol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez) para conhecer seus respectivos campeões e somar no quadro de pontuação geral por equipe.
- As próximas modalidades a entrar em cena são: o bolão, na quinta-feira, 26. Tênis e bocha vêm na sequência, com início programado para sexta, 27. As últimas duas modalidades a estrearem são badminton e taekwondo, no sábado, 28.
- A fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão com o apoio dos Escritórios Regionais, e a parceria da Copel Telecom.
Fonte: Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná