17.11.15

LNF - LIGA NACIONAL FUTSAL 2015


MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2015 – TERÇA-FEIRA – DIA DA CRIATIVIDADE

LNF - LIGA NACIONAL FUTSAL 2015

Gadeia comemora gol contra o Corinthians (Foto: Marcio Damião/ADC Intelli)CORINTHIANS PARA NO ORLÂNDIA DE NOVO E CAI NA SEMIFINAL PELO 6º ANO SEGUIDO

- Em 2010 o algoz foi o Marechal Rondon. Em 2011 o Carlos Barbosa. Nos três anos seguintes, coube ao Orlândia a proeza de eliminar o Corinthians na semifinal da Liga Nacional de Futsal. Nesta segunda-feira, o Timão teve a sexta chance seguida para chegar à inédita final da LNF. O rival era o mesmo Orlândia, algoz dos três anos anteriores. No primeiro jogo, empate em 3 a 3 no Parque São Jorge. A partida de volta, disputada em Uberaba-MG, parecia que teria um contorno diferente dos anos anteriores. O Orlândia vencia por 3 a 0 até os 12 minutos do segundo tempo. Quando parecia entregue, o Corinthians arrancou um empate em 3 a 3, levando a decisão para a prorrogação. No entanto, a reação corintiana parou por aí. O 0 a 0 no tempo extra classificou o time do interior, que tinha a vantagem do empate por ter a melhor campanha.

- O jogo foi marcado por uma grande confusão, que interrompeu a partida por cerca de 20 minutos no fim do primeiro tempo (assista no vídeo acima). O ápice da briga aconteceu quando um torcedor, que estava na arquibancada do lado do Orlândia, invadiu a quadra para agredir o goleiro Deivd, da equipe do interior paulista. Naquele momento, a partida estava paralisada após uma troca de empurrões entre jogadores das duas equipes, iniciada após discussão entre Neto, do Corinthians, e Gadeia, do Orlândia.

Gadeia comemora gol contra o Corinthians (Foto: Marcio Damião/ADC Intelli)

Gadeia comemora o primeiro gol do Orlândia. Ala acabou expulso em confusão (Foto: Marcio Damião/ADC Intelli)

- Os gols orlandinos foram marcados por Gadeia, Ciço e Douglas. Deives, Elisandro e Leandro balançaram a rede pelo Timão (assista aos gols no vídeo abaixo). O rival do Orlândia na final será o Carlos Barbosa, que eliminou o Sorocaba do craque Falcão neste domingo. As partidas da decisão serão realizadas nas duas próximas segundas-feiras (23 e 30). O primeiro jogo, com mando do Orlândia, será novamente em Uberaba, e o duelo decisivo será na Serra Gaúcha. O time paulista busca o terceiro título da LNF, enquanto os gaúchos lutarão pela quinta conquista.

O JOGO

- A primeira chance foi do Corinthians. Após lançamento para Nenê na área orlandina, a bola chegou limpa para Elisandro, que chutou para a defesa de Deivd. Aos quatro, Nenê arriscou de longe, a bola bateu no travessão e quicou em cima da linha. Os corintianos pediram gol, mas a arbitragem não validou a jogada. Para aumentar ainda mais o drama alvinegro, o Orlândia abriu o placar no lance seguinte. O autor do gol foi Gadeia, completando passe de Jackson. O Timão não se abateu e continuou criando chances. Aos oito, Valdin finalizou da direita e mandou próximo ao travessão.

- Fechado e jogando nos contra-ataques, o Orlândia assustou aos 10. Em cobrança de falta da intermediária, Ciço soltou uma bomba, e Guitta espalmou para o lado. Aos 12, Gadeia avançou pela direita e bateu cruzado. A bola cruzou a área corintiana e se perdeu pela linha lateral. O Corinthians respondeu aos 13, quando Leandro se livrou de Jackson e foi derrubado por Deivd dentro da área. A arbitragem mandou o jogo seguir.

- A cinco minutos do intervalo, a torcida uberabense foi brindada com dois lances incríveis. O primeiro deles foi uma defesa espetacular de Guitta, em chute de Ciço, que buscava o ângulo. Na mesma jogada, o goleiro corintiano tentou um lançamento longo e acabou acertando o travessão de Deivd, que contou com a sorte para não levar o gol de empate. Aos 19, Simi recebeu na frente e tocou no contrapé de Deivd, que conseguiu fazer mais uma grande defesa.

Orlândia Corinthians semifinal LNF 2015 confusão uberaba (Foto: Cleber Akamine)
POLICIA TEVE DE INTERVIR
PANCADARIA

- Quando o primeiro tempo chegava ao seu final, uma grande confusão interrompeu a partida por cerca de 20 minutos. Após discussões e trocas de empurrões entre jogadores e agressões de torcedores, a partida foi reiniciada com três jogadores expulsos. Pelo lado do Orlândia, receberam cartão vermelho: Deivd e Gadeia. Neto foi expulso no Corinthians.

SEGUNDO TEMPO

- Por conta das expulsões, o Orlândia voltou para o segundo tempo com apenas dois jogadores na linha contra três do rival - o goleiro Du foi lançado pelo técnico Cidão. O Corinthians pressionou incessantemente, mas não conseguiu o gol. Na melhor oportunidade, Simi acertou a trave. Já recomposto, o Orlândia teve grande chance para ampliar aos cinco, quando Ciço arrancou sozinho e tocou na saída de Guitta, que conseguiu desviar para escanteio. As cinco, Douglas avançou pela direita e finalizou rente ao poste.

- O jogo seguiu movimentado nos minutos seguintes. Aos sete, Deives arriscou da intermediária, e Du espalmou pela linha de fundo. Dois minutos depois, o Orlândia conseguiu chegar ao seu segundo gol. Após tabela entre Dieguinho e Felipe, a bola chegou limpa para Ciço, que só teve o trabalho de empurrar para a rede. Aos 12, o Orlândia tratou de marcar o terceiro e deixar a classificação à final bem encaminhada. O autor do gol foi Douglas, aproveitando bobeada de Pepita.

- Após o gol, o técnico Fernando Ferretti lançou Leandro como goleiro-linha. E logo na primeira boa jogada, a bola chegou a Deives, que diminuiu para 3 a 1. O gol animou o Corinthians, que aumentou a pressão nos minutos finais. Aos 15, Simi carimbou a trave mais uma vez. Aos 17, Elisandro recebeu na frente e chutou no contrapé de Deivd para marcar o segundo gol corintiano, incendiando o final do jogo. E o que parecia impossível aconteceu. Empurrado pela Fiel, o Timão continuou pressionando e chegou ao empate aos 18, com Leandro, em chute da entrada da área: 3 a 3, resultado do tempo regulamentar.

TEMPO EXTRA

- Mesmo com a vantagem do empate no tempo extra, o Orlândia começou o tempo extra pressionando. Logo no primeiro minuto, Jackson colocou Guitta para trabalhar. O Corinthians respondeu com duas finalizações de Valdin em sequência. A segunda delas resvalou na trave. Aos quatro, o Corinthians perdeu Nenê, expulso, ficando com um jogador a menos pelos dois minutos seguintes. O Orlândia aproveitou para pressionar, mas acabou esbarrando na ótima atuação de Guitta, que garantiu o placar zerado até o Timão ficar recomposto.

- No segundo tempo, Ferretti voltou a lançar Leandro como goleiro-linha. Aos dois, Munim soltou uma bomba da intermediária, e Du tirou com um soco. Um minuto depois, foi a vez de Arthur finalizar por cima da meta. Cada vez mais fechado, o Orlândia aguardou o Corinthians em sua quadra. E a estratégia acabou dando certo, pois o Timão não conseguiu furar o bloqueio da equipe orlandina, que ficou com a classificação. Após o apito final, os jogadores do time do interior comemoraram efusivamente a conquista da vaga.

ESCALAÇÕES

ORLÂNDIA: Deivd, Renan, Jackson, Gadeia e Dieguinho. Entraram: Felipe, Ciço, Kauê, Renan Fuzo, Douglas, Cabreúva, Du, Guina e Matheus. Técnico: Cidão.

CORINTHIANS: Guitta, Nenê, Leandro, Caio e Elisandro. Entraram: Luiz, Neto, Munim, Deives, Simi, Arthur, Valdin, Gabriel e Pepita. Técnico: Fernando Ferretti.

FINAIS

- As finais serão nos dias 23/11 e 30/11

RESULTADO DO JOGO DAS SEMIFINAIS – JOGO DE IDA

BRASIL KIRIN - SP                                           3X0 ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS

CORINTHIANS - SP                                          3X3 INTELLI - SP

RESULTADO DO JOGO DAS SEMIFINAIS – JOGO DE VOLTA

DIA 15 DE NOVEMBRO - DOMINGO – EM CARLOS BARBOSA - RS

ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS                    7X5 BRASIL KIRIN - SP

ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS                    3X1 BRASIL KIRIN - SP (prorrogação)

PROGRAMAÇÃO DO OUTRO JOGO DAS SEMIFINAIS – JOGO DE VOLTA

DIA 16 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA – EM UBERABA - MG

INTELLI - SP                                                    3X3 CORINTHIANS - SP

INTELLI - SP                                                    0X0 CORINTHIANS - SP (prorrogação)

CLASSIFICADAPARA A FINAL

ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS

INTELLI - SP

PROGRAMAÇÃO DO JOGO DE IDA DA FINAL

DIA 23 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA – EM UBERABA - MG

19h - INTELLI-SP                                             X ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS

PROGRAMAÇÃO DO JOGO DE IDA DA FINAL

DIA 30 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA – EM CARLOS BARBOSA - RS

19h - ACBF – CARLOS BARBOSA -  RS           X INTELLI-SP

FÓRMULA DE DISPUTA

- O campeonato continua tendo turno único na 1ª fase.

- A diferença está no número de classificados à próxima fase e a disputa desta 2ª fase. Serão 14 classificados.

- A 2ª fase terá dois grupos de 7 times e destes 4 se classificam para as quartas de final.

- Das quartas até a final, sistema de mata-mata, obedecendo a mesma regra de 2014, com vantagem para o time da casa na segunda partida.

- O índice geral de pontuação valerá como critério para definir o mandante do segundo jogo

Fonte: LNF - Liga Nacional de Futsal