27.12.15

BASQUETE FEMININO - ANO POSITIVO

Logo LBF

MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 27 DE DEZEMBRO DE 2015 – DOMINGO

BASQUETE FEMININO - ANO POSITIVO

Franca (SP) 05/03/2015 - Coletiva de imprensa do Jogo das Estrelas 2015BOM ANO EM 2015 E PROMESSA DE ANO MELHOR EM 2016



- Com muito basquete feminino pelo país e importantes parcerias, Liga de Basquete Feminino se consolida e fecha ano com promessa de um 2016 ainda melhor
- O ano de 2015 foi de muito basquete feminino pelo Brasil. Em seu quinto ano de existência, a Liga de Basquete Feminino se mostrou que está cada vez mais consolidada. Recheado com acontecimentos importantes, parcerias e muito basquete dentro de quadra, o ano de 2015 termina sem dúvidas como um ano positivo para o principal campeonato de basquete feminino do Brasil.
- No começo do ano, em parceria entre LNB e LBF, o  Jogo das Estrelas 2015 reuniu as principais estrelas do basquete masculino e feminino do Brasil (Divulgação/Inovafoto)
- No mês de fevereiro, em meio à disputa da fase de classificação da LBF, o principal campeonato de basquete feminino do Brasil realizou a segunda edição da ação social denominada de #molecadanobasquete.
- Com o intuito de levar cada vez mais o público jovem e infantil para as arquibancadas, três partidas da primeira fase da LBF foram realizadas no período da tarde, com atividades e planejamento totalmente voltado para o público jovem.
- Além disso, em uma mais uma grande ação social, a LBF selecionou uma das partidas da fase de classificação para promover a campanha de conscientização contra o câncer de mama. Na partida entre Americana e São José, realizada na cidade de Americana (SP), uma carreta com o maquinário necessário para a realização do exame de mamografia ficou alojada no Centro Cívico.
- Para reforçar ainda mais a campanha, as atletas das duas equipes usaram uma munhequeira rosa durante o evento divulgando a campanha e a importância no combate ao câncer de mama. Durante a ação, centenas de mulheres da cidade do interior do Estado de São Paulo compareceram ao local, não só para realizar os exames, mas também para tirar dúvidas sobre a prevenção.
“Vários acontecimentos marcaram positivamente este ano de 2015 para a Liga de Basquete Feminino. Realizamos uma partida em prol da campanha contra o câncer de mama, também promovemos mais uma vez a temporada dos jogos do “#molecada no basquete”, comentou Márcio Cattaruzzi, Presidente da Liga de Basquete Feminino.
- Ainda no assunto dos eventos que marcaram o ano de 2015 tanto da LBF quando do basquete nacional, em uma parceria inédita, as ligas nacionais femininas e masculinas ficaram lado a lado na realização do final do Jogo das Estrelas, que foi realizado nos dias 06 e 07 de março, na cidade de Franca (SP).
LBF Brasil vs. LBF Mundo - Desafio das Estrelas Franca 2015 - LBF Brasil vs. LBF Mundo. - Brasil - sp - Franca - Ginásio Pedrocão - - www.inovafoto.com.br - id:86836
- Pela primeira vez na história as estrelas do basquete feminino e masculino estiveram lado a lado no final de semana do Jogo das Estrelas (Divulgação/Inovafoto)
- Antes de entrar em quadra, as meninas da LBF voltaram a fazer o bem em ações sociais. No interior do Estado de São Paulo, algumas atletas da LBF visitaram uma creche, ao lado do ex-jogador do Chicago Bulls, Horace Grant, e os técnicos foram até o Núcleo de Hemoterapia de Franca para incentivar a doação de sangue.
“A data do Jogo das Estrelas, em parceria com a LNB, também foi muito importante para nosso ano. Aproveitamos que as principais estrelas e os técnicos estavam presentes em Franca e fizemos mais ações sociais, desta vez, com a campanha para a doação de sangue”, completou Márcio.
- Depois das ações, as atletas da LBF participaram dos torneios de habilidade, com a disputa do Arremesso das Estrelas (torneio que reúne ex-atletas do basquete feminino e masculino), Torneio de três pontos e também do Desafio de Habilidade.
- Principal evento do final de semana das estrelas, a segunda edição do Desafio das Estrelas da LBF foi realizado, mais uma vez entre LBF Brasil e LBF Mundo. Em ritmo de jogo sério, o duelo começou bastante equilibrado, com as duas equipes trocando cestas. A equipe com as melhores brasileiras da LBF abriu vantagem no 3º período, administrou a vantagem até o final e venceu a partida festiva por 78 a 73.
- A grande destaque da equipe brasileira foi sem dúvidas Clarissa dos Santos. Com um duplo-duplo na partida, 26 pontos e 17 rebotes, a pivô brasileira foi nomeada a MVP da partida.
“Foi no Jogo das Estrelas em que tudo começou entre LBF e LNB. Lá tivemos um evento totalmente voltado para o basquete, sem ser especifico para o feminino ou masculino. O acolhimento que recebemos através da LNB foi muito positivo para todos nós da LBF”, comentou Márcio.
- Após a realização do Jogo das Estrelas, a bola laranja voltou a subir para a disputa do restante da fase de classificação da temporada 2014/2015 e o Americana e o América de Recife, que antes do final de semana das estrelas estavam dominando, continuaram na ponta da tabela e fecharam a primeira fase com as respectivas primeiras colocações.
- Nos playoffs, o Americana, dono da campanha de 17 vitórias em 18 partidas da fase de classificação, e o América de Recife, que conquistou 16 triunfos em 18 partidas, passaram tranquilamente da fase quartas de final e também semifinal e protagonizaram a grande decisão do campeonato nacional.
-Na série decisiva em melhor de três jogos, a equipe pernambucana venceu a primeira partida e saiu na frente. Porém, nos jogos realizados no interior do Estado de São Paulo, o Americana fez muito bem sua lição de casa, venceu as duas partidas e conquistou o título da LBF pela terceira vez em sua história, a segunda de forma consecutiva.
FINAL DA LIGA DE BASQUETE FEMININA
- A ADCF Unimed/Americana garantiu a conquista do título da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Uninassau/América, nesta segunda-feira (27 de abril), atuando no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP), por 79 a 77 (38 a 40 no primeiro tempo), em duelo extremamente emocionante e bastante disputado - - 0 - - Ginásio Municipal Centro Cívico - - www.inovafoto.com.br - id:89608
- Depois de estender sua soberania no campeonato nacional, o Americana, já em parceria com o Sport Clube Corinthians Paulista, continuou dominante em quadra, tanto no brasil, com o título do campeonato estadual de São Paulo, quanto no continente, com a conquista da Liga Sul-Americana, no mês de setembro.
- Em um ano que começou marcado por uma grande parceria de um evento, terminou com mais uma parceria, desta vez, em um acordo duradouro. A LNB, que já organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LBF) e a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, agora conta com funcionários da LBF em seu escritório e também auxilia na organização do campeonato nacional feminino.
“Estamos no meio do processo de adaptação com a LNB, que nos tem proporcionado um aprendizado importante, principalmente no que tange ao entendimento de que a LBF pertence aos clubes”, falou Márcio.
“Já sentimos progressos na parceria entre LBF e LNB em vários aspectos. Agora nos sentamos em uma mesa e discutimos e tomamos decisões necessárias. Contamos com a participação de todos na elaboração do regulamento, da tabela de jogos. Temos agora um sistema de estatística de primeira linha, que é o mesmo usado no site da LNB. Enfim, esses exemplos é apenas uma parte do que entendemos como um crescimento da LBF através da parceria”, completou.
- Ainda em 2015, porém com a sexta edição do campeonato feminino em andamento, o número de equipes em disputa reduziu de dez para seis equipes. Além da novidade das parcerias das entidades feminina e masculina e do atual bicampeão Americana com o Corinthians, o principal campeonato de basquete feminino conta agora com a participação de um dos clubes mais tradicionais do Estado do Maranhão na disputa da competição, o Sampaio Corrêa.
- Com menos equipe na disputa, porém com o nível do campeonato mais equilibrado e mais disputado do que nunca, a expectativa é que a competição nacional de basquete feminino continue cada vez mais em evolução.
- Para 2016, novamente o Jogo das Estrelas será realizado em conjunto entre LNB e LBF e será nos mesmos moldes do anterior, com a LBF tendo os torneios de três pontos e habilidades e o jogo entre LBF Brasil e LBF Mundo, enquanto a categoria masculina o jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo, e os torneios de habilidade, três pontos e enterrada, além do Arremesso das Estrelas.
“Continuarmos com esta parceria para nós é fundamental e de forma tal que realizemos os nossos eventos melhores do que os anteriores, tais como o Jogo das Estrelas e todas as nossas ações sociais”, falou o Presidente da LBF.
 “Espero que tenhamos uma participação condizente com o nosso Basquete Feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Espero que os clubes mantenham-se unidos como Liga e que novos venham a se juntar conosco. Espero em 2016 um campeonato tão forte e equilibrado como este, porém com um número maior de equipes. Enfim, espero que todos nós dirigentes, técnicos, comissões técnicas e jogadoras, possamos dar o nosso melhor para o bem no Basquete Feminino Brasileiro”, finalizou Márcio.
Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol