9.12.15

BASQUETE - LIGA SULAMERICANA MASCULINO DE CLUBES



lsb 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA
BASQUETE - LIGA SULAMERICANA MASCULINO DE CLUBES
Apresentação do novo time do UniCeub à imprensa: meta é voltar ao topo do basquete  | Foto: Paula Fróes/Fato Online width=UNICEUB / BRASÍLIA (BRASIL) A UM PASSO DO TRI!
- Nesta quarta-feira (09/12), o segundo jogo da série decisiva da Liga Sul-Americana 2015 será disputado na cidade argentina de Corrientes. O San Martín receberá o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, campeão do torneio em 2010 e 2013, pela série decisiva do torneio continental. Este será o segundo jogo da série final, que já conta com vitória dos candangos, e pode ser o último da edição 2015.
- Diante de sua calorosa torcida no Ginásio da ASCEB, o Brasília abriu a decisão da Liga Sul-Americana 2015 com vitória. O time candango quebrou a invencibilidade do San Martín no torneio, levou a melhor sobre os argentinos, por 94 a 92, na prorrogação, e falta apenas mais um resultado positivo para se consagrar novamente campeão.
- Deryk Ramos mostrou a personalidade de um veterano nesta partida. Após uma lesão  no pé, do armador Fúlvio, em cinco minutos jogados, o jovem armador entrou em cena, não decepcionou e deixou a quadra com 28 pontos e sete assistências. Além disso, Deryk converteu o arremesso de três pontos quando faltava 1,6 segundos para o fim da partida.
“Nós estamos preparados, mas sabemos que não será nada fácil. O jogo em Brasília mostrou como a equipe deles tem qualidade e jogadores capazes de decidir. Nós estamos muito concentrados para esta decisão. Temos que imprimir uma defesa forte, para, com isso, conseguirmos ter um ataque efetivo. Eles jogarão em casa, apoiados pela torcida. Por isso, temos que ter toda atenção”, comentou o armador Jefferson Campos, do Brasília, que terminou o jogo 1 da final com 15 pontos e seis rebotes.
O jovem armador Deryk Ramos foi o grande herói da vitória candanga na primeira partida da decisão da Liga Sul-Americana (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)
- Mas o confronto que vale o título envolve muito mais do que somente Brasília e San Martín. Se tratando dos países, Brasil e Argentina travam um duelo acirrado no torneio e são os dois únicos países campeões da Liga Sul-Americana. Os ‘”hermanos” estão na frente no geral, com 12 conquistas, enquanto que os brasileiros ganharam sete vezes, sendo as duas últimas consecutivas, com o Paschoalotto/Bauru (2014) e o próprio Brasília (2013).
- Uma das peças chave para este bom desempenho do time argentino é o norte-americano Jeremiah Wood. O atleta, que já rodou pela Finlândia e pela França, é conhecido pela seu desempenho dominante no garrafão. Pelo San Martin, o jogador tem média de 15,6 pontos e 9,7 rebotes por partida e na partida passada o Brasília tomou conhecimento disso. Com 24 pontos anotados (em 83% de aproveitamento), 12 rebotes e oito assistências, o ala/pivô mostrou sua força no primeiro jogo da final e a pedra no caminho do título candango.
- Para este próximo duelo, a equipe candanga vai com elenco completo para a decisão. O armador Fúlvio Chiantia, que torceu o tornozelo esquerdo no primeiro duelo da final e saiu de quadra ainda no primeiro período, está confirmado no time titular.
“O tornozelo dele já desinchou, não foi nada grave. Jogadores como ele sabem da importância de uma final. Comigo, se ele estiver bem, entra de titular”, revelou José Carlos Vidal, técnico do Brasília.
- O San Martín teve uma campanha melhor que o Brasília e por isso este jogo será em Corrientes. Caso haja vitória argentina neste próximo confronto, um possível terceiro jogo está programado para o dia seguinte (10/12), no mesmo horário e também será transmitido pelo SporTV.
- Historicamente, o fato de decidir torneios internacionais fora de casa não prejudica os Lobos de Brasília. Todos os títulos continentais do time foram conquistados longe da capital federal. Em 2008, a equipe venceu a Liga das Américas diante do Halcones Xalapa (MEX) em território adversário. Dois anos depois, o UniCEUB/BRB bateu o CR Flamengo em plena Arena da Barra da Tijuca e conseguiu o primeiro título da Liga Sul-Americana. Em 2013, no Uruguai, o esquadrão brasiliense obteve o bicampeonato sul-americano derrotando o anfitrião Aguada.
“Estamos a um passo do título e ao mesmo tempo temos a consciência de que será o mais difícil. Sabemos da nossa qualidade e temos totais condições de sermos campeões. A motivação é a maior possível para fazermos um grande jogo” revelou o atleta candango.
RESULTADO DO JOGO DE IDA DA FINAL
QUINTA-FEIRA – DIA 3 / DEZEMBRO / 2015 – EM BRASILIA / DF – JOGO DE IDA
UNICEUB / BRASÍLIA (BRASIL)                        84 X 82 SAN MARTIN (ARGENTINA)
PROGRAMAÇÃO DO JOGO DE VOLTA DA FINAL
QUARTA-FEIRA – DIA 9 / DEZEMBRO / 2015 – NA ARGENTINA
21h15 - SAN MARTIN (ARGENTINA)                  X UNICEUB / BRASÍLIA (BRASIL)
PROGRAMAÇÃO DO JOGO EXTRA DA FINAL (SE NESCESSÁRIO)
QUINTA-FEIRA – DIA 10 / DEZEMBRO / 2015 – NA ARGENTINA
21h15 - SAN MARTIN (ARGENTINA)                  X UNICEUB / BRASÍLIA (BRASIL)
Fonte: Confederação Sulamericana de Basquetebol