13.12.15

FUTSAL - SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA




MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2015 – DOMINGO – DIA DO CEGO

FUTSAL - SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA SERGINHO FALA DA EXPECTATIVA PARA O MUNDIAL 2016

- O ano de 2016 ainda não começou, mas a Seleção Brasileira de Futsal já se programa para os desafios do primeiro semestre da temporada. Logo em fevereiro, o Brasil entra em quadra para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que ocorrem no Paraguai.

- O técnico Serginho Schiochet já definiu os convocados. Atletas que atuam em clubes do Brasil e do exterior irão vestir a amarelinha na luta pela vaga no Mundial de 2016. Nos critérios, Serginho revela que procurou dar oportunidade a quem se destacou durante o Grand Prix, além de contar com jogadores de clubes de outras partes do mundo.

“Montamos um grupo com um perfil parecido com o que já estamos acostumado a trabalhar. São jogadores versáteis, que podem cumprir várias funções dentro de necessidades específicas em um jogo ou outro. Estamos dando oportunidade àqueles que se apresentaram muito bem na conquista do Grand Prix, além de poder contar com atletas que atuam no exterior. Eles são jogadores importantes, que vão agregar e qualificar o grupo. Se tratando de uma eliminatória, uma competição que promete ser bastante equilibrada, é importante contar com a experiência de quem está acostumado a confrontos decisivos”, afirma.

- Com a Colômbia já garantida na Copa do Mundo, por ser sede da competição, o continente conta com apenas três vagas – com 9 seleções em disputa. O Brasil caiu no Grupo A, ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. Na chave B estão Argentina, Colômbia, Chile Uruguai e Bolícia. Serginho acredita que este será um torneio de nível altíssimo, com uma briga acirrada para carimbar o passaporte para a Copa do Mundo.

- “Será uma eliminatória difícil, bastante equilibrada. Os países da América do Sul evoluíram muito e o Brasil não tem mais aquele favoritismo que tinha antes. Mas a expectativa ainda é muito positiva. Temos um grupo forte e trabalharemos com o pensamento, incialmente, de ir ao Mundial, por etapas. Porém, se tivermos a condição de ir a uma final e ganharmos a competição, é claro que vamos tentar.

- A estreia do Brasil ainda não está definida, mas, pelo calendário pré-aprovado pela organização, os confrontos da primeira fase iniciam no dia 5 de fevereiro. A final, ainda com data não confirmada, será no dia 13 de fevereiro.

RETORNO À SELEÇÃO

“Na minha volta tivemos três eventos. Mesmo sem uma preparação ideal, por conta do calendário, acho que foi um retorno positivo. Na Copa América tivemos algumas dificuldades por conta da falta de entrosamento e ficamos em terceiro, depois da eliminação nos pênaltis. Depois vencemos Portugal, onde o Brasil se apresentou bem e me deixou bastante feliz. Fechamos com o Grand Prix, uma competição de nível elevado, com Seleções reconhecidas no cenário mundial. Conquistamos o título em um jogo extremamente importante contra o Irã”.

FUNCIONOU

“Posso destacar até a avaliação do Grand Prix. Mesmo sem ter uma preparação ideal, conseguimos fazer uma boa competição. Passamos por problemas na convocação e chamamos outros atletas que já estávamos observando. Todos corresponderam de forma positiva e mostraram que temos um leque de opções bastante variado, mesmo dentro do cenário nacional. Pelo bom rendimento, voltaram a receber oportunidade”.

CONVOCADOS SELEÇÃO BRASILEIRA – ELIMINATÓRIAS 2016

GOLEIROS

GIAN (Carlos Barbosa)

TIAGO (Brasil Kirin)

DUDU (Krona)

FIXOS

CAIO (Jaraguá)

Rato (InterMovistar)

Rodrigo (Brasil Futuro)

ALAS

ARI (MFK Dinamo - Rússia)

DANIEL (InterMovistar - Espanha)

XUXA (Brasil Futuro)

FERNANDINHO (MFK Dinamo - Rússia)

BATERIA (Barcelona - Espanha)

MARCÊNIO (Gazpron - Rússia);

PIVÔS

JÉ (Kairat - Cazaquistão)

PITO (Carlos Barbosa)

DIEGO (Jaraguá).

Fonte: CBFS – Confederação Brasileira de Futebol de Salão