25.12.15

HANDEBOL - TORNEIO MEMORIAL DOMINGOS BÁRCENAS



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2015 – SEXTA-FEIRA – DIA DE NATAL
HANDEBOL - TORNEIO MEMORIAL DOMINGOS BÁRCENAS
SELEÇÃO MASCULINA É CONVOCADA PARA TORNEIO
- Santo André (SP) - O técnico da Seleção Masculina de Handebol, o espanhol Jordi Ribera, convocou os 18 atletas que vão representar o Brasil no Torneio Memorial Domingos Bárcenas, de 8 a 10 de janeiro, em Irún, na Espanha. Na tradicional competição, os brasileiros vão enfrentar os anfitriões, a Polônia e a Suécia. Esse será o primeiro compromisso de 2016, ano com agenda cheia de fases de treinamentos e campeonatos por conta da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
- Na lista, a Seleção teve novidades como a volta do goleiro Rick, que representou o Brasil no Mundial do Qatar, do armador direito Oswaldo Guimarães, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, do armador esquerdo Guilherme Valadão, que volta após se recuperar de uma lesão no ombro direito, e do pivô Ales Silva.
- De acordo com o treinador da Seleção, o torneio será de grande nível técnico e vai ajudar na preparação para os Jogos Olímpicos. "As três equipes com quem vamos jogar vão participar do Campeonato Europeu e estão em nível alto de preparação e mentalização, buscando uma vaga para os Jogos Olímpicos. Como vamos enfrentar adversários desse nível no Rio de Janeiro, é sempre bom participar de torneios como esse. Serão testes que farão com que a gente chegue da melhor forma possível nos Jogos", comentou.
- Sobre os adversários do Torneio Memorial Domingos Bárcenas, Jordi destacou as diferentes escolas de handebol que vai enfrentar. "São partidas com características diferentes, que nos darão mais variedade de jogo. A Suécia é uma equipe que tradicionalmente marca bem no sistema 6-0 e tem um excelente contra-ataque. Já a Polônia é um time forte, com muito peso e altura. Além disso, é o país-sede do Campeonato Europeu e estará em nível de preparação altíssima. A Espanha, em contrapartida, é a anfitriã do torneio e é uma Seleção que apresenta variedade, com atletas taticamente inteligentes", analisou.
- A Seleção Brasileira embarca para a Espanha no dia 2 de janeiro e treina no País europeu até a data de início do Torneio Memorial Domingos Bárcenas.
SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA
Goleiros: Luiz Ricardo Miles "Rick" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP) e Rangel da Rosa (Vila de Aranda - Espanha).
Pontas: André Martins Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Fábio Chiuffa (BM Guadalajara - Espanha), Felipe Borges (Montpellier Handball Aglomeration - França) e Lucas Candido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
Armadores: Guilherme Valadão (BM Granollers - Espanha), Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros - SP), José Guilherme de Toledo "Zé" (Wisla Plock - Polônia), Leonardo Santos "Léo" (Ademar León - Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda - Espanha) e Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged - Hungria).
Centrais: Henrique Teixeira (BM Granollers - Espanha) e João Francisco da Silva (Chambery Savoier - França).
Pivôs: Ales Silva (Ciudad de Guadalajara - Espanha), Rogério Moraes (THW Kiel - Alemanha) e Vinicius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
COMISSÃO TÉCNICA 
TREINADOR: JORDI RIBERA
ASSISTENTE TÉCNICO: WASHINGTON NUNES
TREINADOR DE GOLEIROS: DIOGO CASTRO
PREPARADOR FÍSICO: LUIZ ANTÔNIO LUISI TURISCO
FISIOTERAPEUTA: GUSTAVO BARBOSA
MASSOTERAPEUTA: JOÃO BATISTA DA SILVA
SUPERVISOR: CÁSSIO MARQUES
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol