30.12.15

RIO 2016 - FUTEBOL DOS JOGOS OLIMPICOS

Ficheiro:CBF logo.jpgRio 2016 
MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 30 DE DEZEMBRO DE 2015 – QUARTA-FEIRA
RIO 2016 - FUTEBOL DOS JOGOS OLIMPICOS
DIVULGADO O CALENDÁRIO DE PARTIDAS DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS

- Além do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo serão sede. Modalidade estreia no dia 3 de agosto, com jogo válido pelo torneio feminino no Engenhão

- O calendário de jogos dos torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi divulgado nesta terça-feira (10.11) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Cinco cidades, além do Rio de Janeiro, foram confirmadas como sede de partidas: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

 - O Maracanã, no Rio, vai receber as finais de ambos os torneios, nos dias 19 (feminino) e 20 de agosto (masculino). A partida de abertura do futebol feminino, que também marcará a estreia da modalidade nos Jogos Rio 2016 e que está marcada para as 13h do dia 3 de agosto, uma quarta-feira, será disputada no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, o Engenhão. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai receber o primeiro jogo do torneio masculino, no dia 4 de agosto, também às 13h. 

 - Ao todo, sete estádios receberão jogos do futebol durante as Olimpíadas: Engenhão e Maracanã, no Rio; Mané Garrincha, em Brasília; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena da Amazônia, em Manaus; Arena Fonte Nova, em Salvador; e Arena Corinthians, em São Paulo. 

 - Como nos Jogos de Londres 2012, o país anfitrião ocupa a posição A1 no sorteio das chaves do masculino e E1 no sorteio feminino. Com isso, a Seleção Brasileira masculina vai jogar em Brasília e Salvador durante a fase de grupos, enquanto a feminina vai jogar no Rio de Janeiro e em Manaus.

GRUPOS

- O torneio masculino terá 16 países, que serão divididos em quatro grupos: A, B, C e D. O Brasil é o cabeça de chave do Grupo A. A estreia da Seleção Brasileira masculina está prevista para o dia 4 de agosto, às 16h, em Brasília. A equipe nacional volta a campo no dia 7 de agosto, também em Brasília, em jogo marcado para as 22h. A Seleção masculina encerra a fase de grupos em Salvador, no dia 10 de agosto, às 22h.

 - O torneio feminino contará com 12 equipes em três grupos: E, F e G. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do Grupo E, estreia no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro, a partir das 13h. As meninas brasileiras voltam a campo no dia 6 de agosto, também no Rio, às 22h. No dia 9 de agosto, a Seleção Brasileira feminina encerra a participação na fase de grupos com um jogo em Manaus, às 22h. 

 - Além da partida de abertura do torneio masculino, Brasília também vai receber um jogo válido pelas quartas de final do masculino e outro válido pelas quartas de final do feminino. A capital brasileira será sede de 10 partidas olímpicas.

 - São Paulo, Belo Horizonte e Salvador também receberão dois jogos de quartas de final: um do masculino e outro do feminino. Cada uma dessas cidades será sede de 10 jogos durante as Olimpíadas. Manaus, que receberá apenas partidas válidas pela fase de grupos, terá seis jogos. O Rio receberá 12 partidas: oito no Engenhão e quatro no Maracanã, que além das finais terá dois jogos válidos pelas semifinais (um do feminino e outro do masculino).

 - As semifinais masculinas estão marcadas para Rio e São Paulo e as do feminino, para Rio e Belo Horizonte. A capital de Minas Gerais ainda verá a disputa pela medalha de bronze no masculino, enquanto São Paulo receberá a disputa do terceiro lugar no feminino.

TORNEIO  DE FUTEBOL MASCULINO

PARTIDA DE ABERTURA (TERÇA, 4 DE AGOSTO): BRASÍLIA

QUARTAS DE FINAL (SÁBADO, 13 DE AGOSTO): BRASÍLIA, SALVADOR, BELO HORIZONTE, SÃO PAULO

SEMIFINAIS (QUARTA, 17 DE AGOSTO): SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

DISPUTA DO BRONZE (SÁBADO, 20 DE AGOSTO): BELO HORIZONTE

FINAL (SÁBADO, 20 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

TORNEIO  DE FUTEBOL FEMININO

PARTIDA DE ABERTURA (QUARTA, 3 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (ENGENHÃO)

QUARTAS DE FINAL (SEXTA, 12 DE AGOSTO): BRASÍLIA, SALVADOR, SÃO PAULO, BELO HORIZONTE

SEMIFINAIS (TERÇA, 16 DE AGOSTO): BELO HORIZONTE, RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)

DISPUTA DO BRONZE (SEXTA, 19 DE AGOSTO): SÃO PAULO

FINAL (SEXTA, 19 DE AGOSTO): RIO DE JANEIRO (MARACANÃ)
Fonte: Ministerio do Esporte