25.1.16

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE JUNIORES - 2016


MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 25  DE JANEIRO DE 2016 – SEGUNDA-FEIRA



COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL DE JUNIORES - 2016

 
FLA SUPERA CORINTHIANS COM REAÇÃO HEROICA E É TRI

- São Paulo, SP – O dia do aniversário era de São Paulo, mas a festa no Estádio Paulo Machado de Carvalho foi carioca. Na manhã desta segunda-feira, o Flamengo derrotou o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3, depois de buscar o empate por 2 a 2 de maneira relâmpago, e se sagrou pela terceira vez campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

- A reação fantástica concretiza o Flamengo como tetracampeão da Copinha. Antes da taça obtida nesta segunda-feira, a equipe rubro-negra conquistara o principal campeonato das categorias de base do futebol nacional nos anos de 1990 - vitória sobre a Juventus-SP na decisão - e 2011, conquista obtida após triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia.

- O Flamengo, assim, se mantém 100% em decisões de Copa São Paulo. Três finais, três taças para o clube da Gávea.

- Ao Corinthians, resta o segundo vice em três decisões e um jejum: a equipe alvinegra jamais conquistou o caneco depois de uma decisão por pênaltis. Três derrotas em três disputas: 1978 para o Inter, 1997 para o Paulista e, agora em 2016, para o tricampeão Flamengo.

- Um primeiro tempo corintiano. Em uma manhã de forte calor, as duas equipes começaram com um ritmo forte. Entretanto, a eficiência dos paulista fez a diferença durante os primeiros 45min de duelo. Logo aos 19min, Gabriel Vasconcelos mostrou oportunismo e tratou de abrir o placar no Paulo Machado de Carvalho.

- O gol mudou o panorama do duelo. O Flamengo, que se mostrava solto e forte para encarar um Pacaembu hostil, se mostrou abatido e sofreu. Eficiente, o time comandado por Osmar Loss precisou de um contra-ataque para ampliar. Aos 25min, Matheus Pereira recebeu lançamento de Tocantins e finalizou firme para anotar um belo gol.

- A vantagem corintiana durou até o intervalo. Depois do retorno para a etapa final, o Flamengo tratou de modificar o ambiente no Pacaembu. Em menos de dez minutos, o clube rubro-negro vazou Filipi duas vezes e reabtiu a disputa pelo título da Copa São Paulo.

- Logo aos 3min, Matheus Sávio cobrou escanteio para Trindade, de cabeça, diminuir. Cinco minutos depois, o mesmo Matheus Sávio foi lançado em contra-ataque e chutou cruzado para igualar a empolgante decisão do torneio na capital paulista.

- A reação relâmpago do Flamengo tornou o Corinthians um time nervoso em campo. O clube rubro-negro, em contrapartida, mostrou-se mais à vontade no gramado do Paulo Machado de Carvalho. Dessa forma, o confronto ganhou em equilíbrio, comparado ao primeiro tempo.

ME-RE-CI-MEN-TO

- Presente no Pacaembu para prestigiar a decisão da Copinha, Tite gostou do que viu durante a primeira etapa. Conforme o seu ‘mantra', a garotada do Corinthians adquiriu a vantagem por me-re-ci-men-to.

- Se no ataque, o Flamengo desperdiçou duas chances. O Corinthians tratou de criar duas vezes e guardar duas bolas dentro da rede do goleiro Thiago Silva.

- Primeiro com Gabriel Vasconcelos, aos 19min. O centroavante recebeu na área, girou e arrematou até sem força, mas com precisão. Bola no canto esquerdo do goleiro flamenguista.

- Seis minutos depois, um Corinthians mais paciente e rápido na transição tornou a vantagem confortável. Tocantins lançou Matheus Pereira, que finalizou firme para anotar o segundo gol.

TEEEMOS UM JOGO

- Demorou menos de dez minutos para o Flamengo destruir a confortável vantagem corintiana no segundo tempo da decisão desta Copinha. A primeira amostra da reação veio com o gol anulado de Paquetá, depois de confusão na área após cobrança de escanteio.

- O time rubro-negro, aos 4min, começou a mudar a final no Pacaembu. Matheus Sávio cobrou escanteio na medida para Trindade, de cabeça, diminuir o marcador e transformar o ambiente no estádio.

- Enquanto o torcedor corintiano ainda recolhia os cacos e tenta responder na voz, resquícios do trauma de sofrer um gol no início da etapa final, o Flamengo tratou de empatar o jogo. Aos 8min, Cafu puxou contra-ataque e lançou Matheus Sávio, que arrematou cruzado para igualar o placar.

CAVOU ERRADO

- Difícil não escrever sobre o jogo desta segunda-feira sem citar o meia Matheus Pereira, camisa 10 do Corinthians. Autor do segundo gol da equipe paulistana, o jogador, que já soma até experiência entre os profissionais, estragou a sua própria manhã com um lance infeliz.

- Na decisão por pênaltis, Filipe pegou o terceiro pênalti flamenguista e permitiu ao meia-atacante corintiano abrir 4 a 2, o que aproximaria o clube do Parque São Jorge do troféu.

- Entretanto, na cobrança, Matheus Pereira abusou da sorte. Uma cavadinha mal executada e a bola sobre a meta de Thiago Silva.

- Corintianos no estádio se lembraram de Pato na Copa do Brasil de 2013, na disputa por pênaltis contra o Grêmio.

- Feriado amargo para o jovem 10 corintiano...

RESULTADOS DOS JOGOS DA 5ª FASE

SPORT – PE                                                                        1X2 CRUZEIRO – MG

CORINTHIANS – SP                                                             6X1 ITUANO – SP

RESULTADOS DOS JOGOS DAS QUARTAS DE FINAIS

AMÉRICA (MG)                                                                   2X2 BAHIA (BA) (penais 3x2 America-MG)

SÃO PAULO                                                                        0X2 FLAMENGO (RJ)

RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE SEMIFINAL

SEXTA-FEIRA - DIA 22 / JANEIRO / 2016

CORINTHIANS – SP                                                            3X2 CRUZEIRO- MG

FLAMENGO - RJ                                                                 2X1 AMERICA - MG

RESULTADO DO JOGO DA FASE FINAL

CORINTHIANS – SP                                                            2X2 FLAMENGO (RJ)

CLASSIICAÇÃO FINAL

CAMPEÃO:                                                                         FLAMENGO (RJ)

VICE-CAMPEÃO:                                                                CORINTHIANS – SP

Fonte: Federação Paulista de Futebol