10.2.16

VÔLEI DE PRAIA - PROGRAMA DE TREINAMENTO


MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2016 – QUARTA-FEIRA – DIA DE CINZAS
VÔLEI DE PRAIA - PROGRAMA DE TREINAMENTO
BASE PROMOVE TREINOS EM SAQUAREMA COM TÉCNICOS E ATLETAS
- Do Rio de Janeiro (RJ) - Aprimorar metodologias de treinamento, trocar experiências e somar conhecimento são os objetivos do primeiro Camping realizado pela unidade de seleções de vôlei de praia em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV). A iniciativa, que começou no último dia 1 de fevereiro e segue até o dia 11 deste mês, conta com 24 atletas (12 em cada naipe) Sub-19 e Sub-21, além de 10 treinadores de vários centros de treinamento do país.
- Os treinamentos - realizados com a parceria do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte - são divididos por idade e equipes de trabalho, realizados em grupos, promovendo interação não apenas entre os atletas, mas também entre técnicos. Além das atividades com bola e parte física, são realizadas avaliações técnicas, exames, coleta de dados, palestras e debates. Na visão do técnico Robson Xavier, supervisor do Camping e coordenador da Associação Maringaense de Vôlei de Praia, a imersão em Saquarema eleva a qualidade técnica da preparação de base.
"É um intercâmbio excelente, pois possibilitamos que ideias e metodologias sejam compartilhadas, levando o que cada centro local possui de destaque para outros locais do país. Também acompanhamos de perto atletas com potencial para representar o Brasil nos Mundiais deste ano. E a estrutura do CDV permite foco total, com alimentação correta e demais vantagens", destacou Rosbon.
- A abertura do Camping contou com uma palestra das medalhistas olímpicas Adriana Behar e Shelda, assistida inclusive pela equipe de Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), campeãs mundiais e que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. A paranaense e a carioca também estão utilizando o CDV para realizar parte da preparação olímpica e contribuíram com depoimentos aos jovens convocados para o Camping.
- Estão entre os 24 atletas convocados estão quatro campeões mundiais de base - Arthur Lanci (PR), George (PB), Andressa (PB) e Duda (SE) - e duas campeãs olímpicas da juventude - novamente Duda e Ana Patrícia (MG).
"É bom e importante estar aqui, são os melhores jogadores da categoria do Brasil, muitos que já estão disputando o Circuito Brasileiro. E juntamos o que cada um tem de melhor, isso eleva o nível dos treinamentos. Além disso, em Saquarema esse tipo de preparação é maximizada, respiramos vôlei de praia, focados somente nisso", declarou Andressa.
- Um dos ícones do vôlei de praia brasileiro, o medalhista Pan-Americano de 1999 e campeão do Circuito Mundial de 1993 e 1995, Roberto Lopes, também participou das palestras. E entrou em quadra em treinamentos específicos de defesa. Os jovens também puderam observar um pouco das atividades das campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas de perto.
"É uma oportunidade de promover debates, espalhar o conhecimento e acompanhar de perto vários jovens que estão se destacando nas competições nacionais. A atenção na renovação é uma preocupação constante na CBV e queremos oferecer a melhor estrutura para que os técnicos levem o conhecimento para os CTs regionais", disse Franco Neto, gerente de seleções de vôlei de praia.
- O Brasil, atual campeão mundial Sub-19, terá três compromissos em torneios de base em 2016. O primeiro será o Sub-21, realizado em Lucerna, na Suíça, de 11 a 16 de Maio.
Fonte: CBV - Confederação Brasileira de Voleibol