28.3.16

CBBH – ESCOLA DE ARBITRAGEM

img
MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE MARÇO DE 2016 – SEGUNDA-FEIRA
CBBH - ESCOLA DE ARBITRAGEM
CBB E EABB LANÇAM CALENDÁRIO 2016 E NOVA LOGOMARCA
- Rio de Janeiro – A Escola de Arbitragem do Basquete Brasileiro (EABB), idealizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), divulgou nesta terça-feira (dia 22) o Calendário 2016 e sua nova logomarca. Mantendo a mesma linha da marca da Confederação, e mostrando o mesmo DNA, a Escola tem no comando a Coordenadora Geral do Departamento de Arbitragem da CBB e Comissária FIBA, Fátima Aparecida da Silva. A EABB também terá uma importante ferramenta nas redes sociais: fanpage no Facebook.
“Vivemos um novo momento. Então precisávamos de uma marca para mostrarmos o sentindo que está seguindo o Departamento de Arbitragem da CBB. Essa nova identidade visual foi totalmente inspirada na nossa missão e na fase atual da Escola. Somos todos CBB, então procuramos manter o mesmo DNA. Por isso, mantivemos a mesma linha da logomarca da entidade, somado ao principal instrumento de trabalho dos oficiais de quadra e de mesa, que é o apito. Começamos o ano de 2016 a todo vapor e essa nova marca vem em encontro com esse novo período”, afirmou Fátima.
- Além da nova marca, EABB e CBB lançaram o Calendário de Atividades e Eventos da Escola para 2016. O ponto alto é a realização do primeiro Acampamento de Arbitragem FIBA Américas no Brasil. O evento será ministrado por Geraldo Miguel Fontana, Diretor de Arbitragem da FIBA Américas, e pela Comissária Fátima Silva, durante o Campeonato Brasileiro Sub-17 feminino e masculino, das 1ª, 2ª e 3ª Divisões, de 16 a 23 de setembro, nas cidades de Itajaí (SC) e Balneário Camboriú (SC).
"Após participar de dois Acampamentos no Chile (2014 e 2015) verifiquei o quanto esse trabalho agrega valor à competição e principalmente para a equipe de trabalho que está envolvida (oficiais de quadra, oficiais de mesa, instrutores, comissários, dirigentes, mídias e demais áreas que fazem parte da operação). Além da presença do Fontana, poderemos contar com a presença de outras personalidades da FIBA”, analisou a Coordenadora.
“O Acampamento irá fortalecer o trabalho a ser realizado no Projeto JOTA (Jovens Talentos da Arbitragem), no qual pretendemos junto às 27 Federações e respectivos Coordenadores de Arbitragem, identificar, incentivar, promover o estudo, crescimento e convivência entre eles e com expoentes da arbitragem nacional e internacional. Tenho certeza que este Acampamento será um marco e norteará a continuidade do trabalho no Brasil junto aos oficiais de quadra e mesa, instrutores, comissários e coordenadores", completou Fátima.
- O calendário da arbitragem brasileira começou mais cedo em 2016. Na segunda quinzena do mês de fevereiro (19 a 21), foram realizadas as primeiras Clínicas de Atualização e Renovação de Licença para Árbitros Nacionais, em Maringá (PR) e Niterói (RJ), que somaram mais de 200 participantes.
“As federações do Rio de Janeiro e do Paraná organizaram os eventos com muito cuidado e atenção para todas as necessidades. O Paraná realizou um torneio com equipes muito bem organizadas e que ficaram contentes em participar da evolução da arbitragem estadual. Nas duas Clínicas, os árbitros estavam uniformizados em um padrão oficial internacional. Receberam todo suporte para vivenciarem o clima e as informações na melhor maneira possível”, analisou Fátima.
- Para o mês de abril já estão agendadas quatro Clínicas de Arbitragem de Atualização, Promoção e Renovação da Licença para Árbitros Nacionais de Basquetebol, nos quatro cantos do país, começando por João Pessoa (PB) entre os dias 1º e 3. Depois é a vez de Belo Horizonte (MG), receber a Clínica de Atualização e Revalidação Nacional, entre 9 e 10. Na sequência, a cidade de Boa Vista (RR) sediará a Clinica de Arbitragem entre 15 a 17. E fechando a programação das Clínicas de Renovação do mês de abril, entre os dias 21 e 24, será a vez de Brasília durante a disputa da Copa Centro-Oeste.
“Fiquei muito feliz de conseguirmos fechar mais quatro Clínicas Arbitragem, visando a atualização, promoção e renovação da licença dos árbitros. As Federações estão bastante organizadas e preocupadas em realizar um evento com boa estrutura para os participantes. Essas parcerias entre CBB e Federações filiadas são a garantia de sucesso e importantíssimas para que tenhamos um resultado excelente na arbitragem brasileira”, pontuou a Coordenadora. “Estamos fechando mais eventos e realizando novas parcerias para seguirmos em evolução na arbitragem nacional. Além disso, gostaria de agradecer o empenho dos coordenadores e supervisores de arbitragem das Federações para o sucesso dos eventos”, relatou Fátima.
- No período de 28 a 30 de abril, no Rio de Janeiro, será realizada mais uma reunião, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol de Cadeira de Rodas (CBBC), pela primeira vez, para a realização de um trabalho integrado com os oficiais selecionados para atuar nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 setembro.
 “Um dos objetivos desse encontro em abril será viabilizar o treinamento dos oficiais (oficiais de mesa e estatísticos) que atuarão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, uma vez que teremos alguns profissionais trabalhando nos dois eventos. Queremos reunir, fortalecer e dar suporte ao trabalho de todos de um modo geral, visando uma melhor performance e trabalho em equipe durante os eventos, apresentando um grande espetáculo aos espectadores”, concluiu a comissária.
Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol