20.4.16

RIO 2016 – TOCHA OLIMPICA

Rio 2016Brasileiros serão protagonistas do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016


MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 20 DE ABRIL DE 2016 – QUARTA-FEIRA
RIO 2016 – TOCHA OLIMPICA
TOCHA OLÍMPICA SERÁ ACESA NA QUINTA-FEIRA EM OLÍMPIA
- Atenas, 20 abr (EFE  O Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, onde eram realizados os Jogos na Antiguidade, dará continuidade nesta quinta-feira à tradição de celebrar a cerimônia para acender a tocha olímpica, que abre a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
- A passagem da tocha olímpica pela Grécia desta vez terá grande vínculo com a crise de refugiados. Um dos locais a serem percorridos no país será o centro de amparo de Eleonas, em Atenas, onde um refugiado sírio que pediu asilo na Grécia participará de um dos revezamentos.
- O nome do refugiado sírio escolhido para carregar a tocha permanece mantido em sigilo e será revelado apenas na próxima sexta-feira.
- A atriz Katerina Lehou será a Grande Sacerdotisa de Olímpia que acenderá a chama diante de um espelho parabólico que desviará os raios solares em direção à tocha, em uma invocação ao deus Apolo.
- Lehou passará o fogo sagrado ao primeiro portador da tocha, o ginasta Eleftherios Petrounias, campeão mundial e europeu de argolas, de 25 anos.
- Em 2015, Petrounias ganhou a medalha de ouro nas argolas nos Mundiais de Glasgow, nos Europeus de Montpellier e nos primeiros Jogos Europeus em Baku.
- Enquanto o dia da cerimônia não chega, as autoridades trabalham no entorno de Olímpia em uma ampla operação de recolhimento de lixo ao longo de toda a rota da tocha e regiões próximas.
"A antiga Olímpia está resplandecente, o clima é de festa e esperamos que esta imagem seja mantida", disse nesta quarta-feira o prefeito de Olímpia, Giorgos Georgakopoulos, em declarações à imprensa local.
- A partir de amanhã e durante seis dias a tocha atravessará diferentes regiões da geografia grega, como as ilhas de Zakintos e Corfu, diversos sítios arqueológicos e Maratona, cidade que dá nome à corrida de longa distância em homenagem ao soldado grego Fidípides.
- Um dos pontos mais importantes no périplo da tocha será o campo de refugiados de Eleonas, no oeste de Atenas, onde o refugiado sírio participará do revezamento. Ao todo, 450 pessoas farão com que a tocha olímpica percorra 2.234 quilômetros em sua passagem pelo território grego.
- A tocha fará sua última parada na Grécia no dia 27 de abril no estádio Panatenaico, sede dos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896, que completam 120 anos.
- Em 2016 também são lembrados os 80 anos desde a primeira vez que a tocha foi acesa em Olímpia nos Jogos modernos, uma iniciativa propagandística da Alemanha nazista para os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim.
- Os revezamentos terminarão no dia 5 de agosto no estádio do Maracanã, quando o último portador levar a tocha à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os primeiros a serem realizados na América do Sul.
Fonte: uol.esporte