29.4.16

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DO BRASIL


MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 29 DE ABRIL DE 2016 – SEXTA-FEIRA – DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE DO BRASIL
JOÃO PESSOA-PB SERÁ A SEDE DOS JOGOS DE 2016
- João Pessoa, PB – A cidade de João Pessoa, na Paraíba, será a capital nacional do esporte escolar em 2016. Após a confirmação para ser a sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Governo do Estado da Paraíba firmaram, nesta semana, acordo para que a capital do estado da Paraíba receba também a segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude, para atletas de 15 a 17 anos. O evento será realizado de 10 a 19 de novembro. A primeira etapa (12 a 14 anos) acontecerá entre 20 e 29 de setembro.
- Com a realização das duas etapas, João Pessoa passa a ser a cidade que mais vezes terá recebido os Jogos Escolares da Juventude. A capital paraibana será a sede do evento pela sexta vez, ultrapassando Poços de Caldas (MG), anfitriã da competição em cinco ocasiões. "Gostaria de agradecer ao governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, e ao secretário de estado de Esportes, Juventude e Lazer, Tibério Limeira, por todo esforço e disponibilidade em realizar as duas edições da maior competição estudantil do país em João Pessoa", afirmou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude e gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
- Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
"João Pessoa possui boas instalações esportivas e capacidade hoteleira compatível para receber mais de cinco mil pessoas durante o evento, além de um excelente Centro de Convenções que será utilizado como base das operações do Comitê Organizador dos Jogos. Um evento desse porte movimenta a economia da cidade e promove o ambiente saudável do esporte para a população local, mesmo após os Jogos Olímpicos Rio 2016. Teremos a facilidade de manter toda a logística da etapa de 12 a 14 para a segunda fase da competição. Isso será um fator de economia importante para a organização do evento", destacou Edgar Hubner.
- Na edição de 15 a 17 anos são disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.
- Além das competições, os jovens atletas têm a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Fonte: Confederação Brasileira de Basquetebol