28.6.16

SEET - TOCHA EM MARINGÁ



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 28 DE JUNHO DE 2016 – TERÇA-FEIRA
SEET - TOCHA EM MARINGÁ
ATLETAS E EX-ATLETAS MARINGAENSES TERÃO ESPAÇO NA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA
- A Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) informa que os atletas e ex-atletas de Maringá que desejam prestigiar o revezamento da Tocha Olímpica na cidade terão um espaço reservado nas festividades em frente ao palco principal da celebração. Os interessados em participar deverão entrar em contato pelos telefones (44) 3220-5765 e (44) 3220-5755, ou pelo e-mail: sesp_assessoria@maringa.pr.gov.br. O revezamento será na quarta-feira (29), a partir das 9 horas e é promovido pelo Comitê Rio/2016 com apoio da Prefeitura de Maringá.
“Estamos nos organizando na promoção dessa festa desde o ano passado. Este será um evento único, que divulgará nossa cidade para o mundo. Para que a festa fique completa, não poderíamos deixar de fora aqueles que acrescentam e ainda garantem a prática esportiva no município. Convidamos todos os atletas e ex-atletas maringaenses para participar conosco desse dia especial”, ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco.
- Na quarta-feira haverá atividades de performances e opções de entretenimento para os maringaenses, privilegiando os talentos e a cultura local.
O trajeto do revezamento iniciará na avenida Gaspar Ricardo em frente à Nissan, patrocinadora oficial do evento. De lá a tocha segue para as avenidas Tuiuti e Brasil, até a avenida São Paulo, depois pelas avenidas Prudente de Moraes, Herval, Tiradentes, seguindo pelo Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, avenida Brasil e Duque de Caxias. O encerramento será no estádio Willie Davids.
ORIENTAÇÃO
- De acordo com a organização do Comitê Rio 2016 não haverá espaços para a imprensa dentro do comboio. A cobertura do evento deverá, portanto, ser feita nos entornos do percurso, não sendo necessário credenciamento.
TOCHA
- A chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e a sua história foi desenvolvida por meio da mitologia grega e contada através da lenda em que Prometeu roubou o fogo de Zeus e entregou aos mortais. A tradição de manter uma tocha acessa durante as competições também serviu de homenagem à deusa Hera.
A primeira Olimpíada da Era Moderna a possuir uma torre que manteve o fogo aceso durante toda a competição foi no ano de 1926, em Amsterdã, na Holanda. Já a primeira competição a receber o revezamento da tocha por meio dos atletas foram os Jogos de Olímpicos de Berlim, na Alemanha no ano de 1936.
Fonte: SESP – Secretaria do Esporte e Lazer de Maringá