14.7.16

BASQUETE - BRASILEIROS DE BASE 2016



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 14  DE JULHO DE 2016 – QUINTA-FEIRA
BASQUETE - BRASILEIROS DE BASE 2016
CBB ESCLARECE SOBRE OS CANCELAMENTOS DE EVENTOS DA BASE
- Rio de Janeiro, RJ – O Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Basketball, Édio Soares, e o Diretor Técnico da entidade, Vanderlei Mazzuchini, vem a público esclarecer para a comunidade do basquete as notícias veiculadas sobre o cancelamento dos Campeonatos Brasileiros Sub-15 e Sub-17 Feminino e Masculino na temporada 2016. A Assessoria de Imprensa da CBB compilou os principais questionamentos postados nas redes sociais e publicados na imprensa, repassando-os para os diretores transmitirem o posicionamento da CBB. Segundo eles a CBB continua trabalhando para poder realizar as competições esse ano.
POR QUE FORAM CANCELADAS AS DATAS DOS BRASILEIROS DE BASE QUE ESTAVAM PREVISTOS PARA OS MESES DE SETEMBRO E NOVEMBRO ?
- Esse campeonato foi planejado no final de 2015. De lá até agora vimos tentando, dentro da realidade da Confederação, viabilizar essas datas já acordadas. Entretanto, por uma questão de cuidado e respeitos às federações e atletas, cancelamos essas datas nesse momento para tentar negociar novamente com as federações. A CBB, hoje, lida com uma realidade financeira muito difícil e isso é muito trabalhoso, às vezes, não conseguimos garantir o que programamos. E para preservar a própria competição e as federações, resolvemos suspender o campeonato, tentar redirecionar o planejamento e voltar a fazer as atividades necessárias para realização da competição.
SOBRE AS CERTIDÕES. PROCEDE A FALTA DESSE DOCUMENTO ?
- A questão das certidões da CBB é muito mais complexa porque tem um documento que tem prazo de validade e precisa ser renovado. O processo de renovação na nossa Confederação é um pouco mais lento. E aqui é mais complexo do que o modo usual porque hoje vivemos um reflexo da nossa situação financeira. Podemos afirmar que temos e teremos todas as certidões necessárias. Estamos em processo de renovação e, ao mesmo tempo, em um processo de confirmação de datas. E isso pode conflitar, impactando no planejamento anteriormente feito.
DE ONDE VEM A VERBA DO BRASILEIRO DE BASE ?
- A verba vem do nosso patrocinador oficial, o Bradesco. É uma verba incentivada e destinada para essa competição. Desde o início do contrato vimos destinando para os Brasileiros. O contrato prevê um volume de verbas incentivadas que permite a realização desse evento, como estamos fazendo nos últimos dois anos. Os Campeonatos sempre são custeados cem por cento pela Confederação com essa verba. Verba esta que faz parte de um colchão de retalhos que precisamos utilizar para todas as atividades da CBB. Sendo que nesse momento precisamos repensar em algumas coisas, até em função do não recebimento do convênio da Seleção Brasileira Adulta Masculina para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso implicou no replanejamento daquilo que já estava definido desde 2014. Então, não tivemos a oportunidade tão clara esse ano de utilizar os recursos incentivados do Bradesco diretamente nos Campeonatos de base. Porém estamos finalizando os estudos para dar prosseguimento nas atividades.
ESSA VERBA FOI UTILIZADA EM OUTROS EVENTOS ?
- Ela não foi utilizada em outros eventos. Nós estamos buscando a cobertura dos outros eventos por meio de outros recursos, mas precisávamos ter uma segurança. Porque estamos em um ano olímpico e o foco está direcionado nas Seleções Adultas e não conseguimos confirmar as verbas de preparação na Seleção Masculina, da forma como foi planejado, que era muito importante. Embora o Brasileiro de base seja prioritário em anos normais. Essa verba não foi destinada a nenhum outro lugar, ela esta reservada para o Campeonato Brasileiro de Base 2016.
COM ESSE CANCELAMENTO, QUAL O IMPACTO GERADO NAS CATEGORIAS DE BASE ?
- Sem dúvida nenhuma sabemos que existe um impacto muito grande em relação a isso. Principalmente quando falamos de uma categoria Sub-15, que basicamente é a primeira reunião desses jovens que visam uma Seleção Brasileira e um Campeonato Sul-Americano, por exemplo. A gente entende que dentro das federações existe um trabalho realizado e esse trabalho sempre visa essas seleções estaduais, entre técnicos, atletas, árbitros, estatísticos e mesários. Nos últimos anos estamos focando muito nessas competições e realizando um evento com um formato de muito valor para esses jovens. Existe um impacto na não realização de um evento como este. E por isso confirmamos um esforço que existe dentro da Confederação para viabilizar essa competição ainda em 2016.
QUAIS AS POSSIBILIDADES DO EVENTO ACONTECER AINDA ESSE ANO ?
- Nós estamos trabalhando arduamente para que exista uma negociação de uma nova sede e uma nova data para a realização do evento. Nós sabemos da importância do projeto basquete no Brasil. Por isso, entendemos essa comoção toda em relação a esse cancelamento. É uma prioridade da CBB esses Campeonatos de base, por isso modificamos a estrutura deles nos últimos anos. Isso foi feito para dar ainda mais qualidade para esses jovens. O intercâmbio que promovemos em realizar a competição na mesma cidade fornece uma oportunidade técnica e social do evento. Não vamos desistir desses campeonatos. Tivemos esse imprevisto no primeiro semestre que foi a não confirmação do convênio da Seleção Brasileira Adulta Masculina, que acabou mexendo com todo o planejamento da CBB elaborado desde 2014. Porém, temos uma expectativa muito grande de poder confirmar essa competição. O calendário de 2016 está apertado, temos Olimpíada, eleições municipais, sem contar os interesses dos demais atletas, como por exemplo, vestibular, Jogos Escolares entre outros. Estamos buscando uma data e local dentro desse mar de datas comprometidas. A CBB tem muito esperança de realizar essa competição.
Fonte: CBB – Confederação Brasileira de Basquete