11.7.16

FUTSAL - MUNDIAL UNIVERSITÁRIO



MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 11 DE JULHO DE 2016 – SEGUNDA-FEIRA
FUTSAL - MUNDIAL UNIVERSITÁRIO
BRASIL MASCULINA UNIVERSITÁRIA GANHA O PENTA MUNDIAL
- Com um jogo equilibrado, difícil e com ataque pesado das duas seleções, a Seleção masculina Brasileira conquistou, na tarde deste domingo (10), o pentacampeonato na 15ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A vitória de 2 x 1 sobre a Rússia teve gosto de revanche já que, no último Mundial, em 2014, os brasileiros perderam o título para a Rússia, no campeonato que foi realizado em Málaga, na Espanha.
- Os dois gols brasileiros foram de Johnny Gomes, o camisa 9 da seleção Brasileira, que foi considerado o melhor artilheiro com 9 gols, melhor pivô e melhor jogador geral do torneio. Pela terceira vez, o jogador participou de um mundial: ganhou em 2010, contra a Rússia (3 X 2), perdeu para a Rússia em 2014 (8 X 4) e agora conquistou mais um título. Para ele, o sentimento é de alívio.
“Estou muito feliz e não sabia que teríamos premiações individuais. Queria agradecer o povo goiano que nos recebeu tão bem. 2014 bateu na trave, eu estava em Málaga e participei da derrota para a Rússia. Hoje, saímos daqui de alma lavada!”, completou o artilheiro.
- Para o técnico da Seleção masculina, José Fernando Cabral, a final era esperada, mas ainda causava receio pela dificuldade da partida. “Queria primeiro agradecer a Goiânia, Goiás e toda a organização. Fiquei muito grato porque me trouxeram depois de dois anos para cá para esta revanche. Fiquei dois anos estudando para ganhar este título e viemos para cá com a Rússia na cabeça. Foi uma competição difícil, respeitando os adversários, mas a gente esperava por essa final”, finalizou.
A PARTIDA
- O jogo começou pesado, com ataques das duas seleções e ameaças sem finalizações. Aos 4’27’’, após ser derrubado, o camisa 8 da Seleção Brasileira, Fabrício Bastezini, cobrou falta, que parou na barreira. No rebote, ele fez uma nova tentativa de gol, também sem sucesso.
- A Seleção da Rússia se mostrou agressiva, cometendo duas faltas logo nos cinco primeiros minutos. A torcida brasileira vaiou a arbitragem várias vezes, pedindo cartão para os russos, que continuavam na ofensiva e cometendo faltas. E foi na cobrança de uma delas, aos 9’47’’, que o camisa 9, Johnny Gomes, abriu o placar com um chute forte pelo setor direito. Na metade do primeiro tempo, a Seleção canarinho teve poucas oportunidades de gol diante da defensiva russa. No contra-ataque, o goleiro e camisa 1 da seleção verde e amarelo, Fernando Pereira, brilhou com grandes defesas.
- A Rússia, que continuava agressiva, foi penalizada na sexta falta com um tiro livre para o Brasil. Johnny cobrou e, aos 16’03”,  balançou a rede pela segunda vez. O primeiro tempo fechou com uma defesa rápida, com as pontas do dedo do camisa 1. O segundo tempo começou com pressão da Rússia e aos 25’35’’, Nikolai Shisterov diminuiu a diferença.
- O time russo ainda tentou usar a tática do goleiro linha para diminuir a diferença, mas não aconteceu. A pressão e o forte ataque continuaram até os últimos minutos de jogo, mas o Brasil garantiu o título, devolvendo o ataque!
BRASIL CONQUISTA PENTA FEMININO UNIVERSITÁRIO VENCENDO A RÚSSIA
- Com dificuldades esperadas, a Seleção Brasileira feminina venceu as russas e conquistou o 5º título pelo Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A partida que terminou em 1 X 0 com gol da artilheira e camisa 9 do Brasil, a Renatinha, um placar que reflete bem o jogo cheio de técnica, marcação e profissionalismo. Amandinha, a camisa 10 brasileira e considerada a melhor jogadora de futsal do mundo por dois anos consecutivos, foi peça fundamental para a vitória.
- O primeiro tempo começou equilibrado e a marcação dos dois times foi aumentando. Com a pressão pela vitória e as tentativas a gol sem resultado, as jogadoras foram se alterando e o nervosismo aumentou. O placar terminou em 0 X 0 antes do intervalo e o retorno foi ainda mais tenso. Logo de cara, um cartão amarelo para a Rússia por falta cometida na Amandinha.
- Artilheira do campeonato, com 15 gols, Renatinha salvou o placar brasileiro aos 29’51’’. Ela foi aplaudida de pé e a torcida foi à loucura! “A gente já esperava que ia ser um jogo difícil, as russas são muito bem preparadas. No geral a competição foi boa, um nível muito alto e isso é muito bom pra gente. Esse foi o terceiro título meu pela Seleção Universitária, mas o primeiro jogando no Brasil. Pra nós, é uma alegria imensa jogar em casa, com essa torcida maravilhosa. Fazer o gol do título então, foi uma honra. Estou muito feliz!”, afirmou nossa camisa 9.
- Amandinha também ressaltou a alegria de jogar um mundial e afirmou que sabia da dificuldade que seria enfrentada. “Jogar um mundial é sempre muito bom. Sabíamos o que nos esperava nessa final e que o jogo seria decidido nos detalhes. A goleira russa fez muitos milagres e, de tanto tentar, nossa equipe conseguiu fazer o gol que garantiu o título”, finalizou.
- José Fernando Cabral, técnico da seleção feminina brasileira não conteve e a alegria e orgulho da equipe. “Estou muito feliz pelo que a equipe conseguiu produzir aqui. A equipe brasileira alcançou um novo nível no futsal mundial. Todas as meninas têm um brilho grande. Um dos valores que adotamos é o trabalho de superação, você pode ver que elas se doam o jogo inteiro. Jogar no Brasil foi uma experiência ímpar, diferente. A estrutura montada para o Mundial aqui foi ótima, a organização está de parabéns. E terminar nossa participação assim, com o título, coroa o trabalho de muita gente”, completou emocionado.
CAMINHO TRILHADO
- A seleção brasileira enfrentou, desde o início do campeonato, seleções mais fáceis e venceu os primeiros jogos de goleada. Na estreia enfrentou a Seleção Boliviana, e a vitória veio com facilidade. De goleada, as meninas do Brasil venceram por 12 a 1, mesmo enfrentando um forte bloqueio adversário. O segundo jogo foi contra o Canadá e a goleada foi de 16 a 0, e revelou não só o bom futsal brasileiro, mas também a fraca defesa canadense.
- Com uma goleada de 19 X 0 sobre o Cazaquistão, a Seleção Brasileira feminina conquistou a terceira vitória. Em seguida, enfrentou a Nova Zelândia e conquistou um placar de 13 X 2. O último jogo, que garantiu a vaga na semifinal, foi um clássico contra Portugal e, apesar da vitória feminina por 5 X 1, o placar não foi condizente com as dificuldades da partida.
CAMPEONATO
- O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio da Gerflor, Onza e da Unimed Goiânia. O evento tem a chancela da Fifa e acontece até o próximo domingo, 10 de julho. Na categoria masculina, estão presentes as equipes da Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Rússia e Tailândia. Já no feminino participam a Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.
Fonte: CBDU – Assessoria de Imprensa