7.12.16

FUTEBOL - COPA LIBERTADORES



CONMEBOL logo
– MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 7 DE DEZEMBRO DE 2016 – QUARTA-FEIRA –
FUTEBOL - COPA LIBERTADORES
VEJA QUEM JÁ ESTÁ LÁ E COMO ESTÁ A BRIGA PELAS VAGAS

- A Copa Libertadores da América passará em 2017 por sua maior mudança de formato neste século. A Conmebol mexeu no calendário para que o torneio ocupe os dois semestres e aumentou o número de participantes. Seriam 44, mas a desistência do México em razão do conflito de calendários motivou uma nova mudança. Agora, serão 47 equipes envolvidas, 28 delas já garantidas na fase de grupos.
- Os outros 19 times participarão de uma etapa preliminar dividida em três fases. Na primeira, ainda em janeiro, entram em campo seis equipes, de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três vencedores avançam à segunda fase, juntando-se a outros 13 times. Então, serão duas fases eliminatórias que definirão quatro classificados para os grupos.
- Ainda faltam vagas a definir antes do sorteio do dia 21 de dezembro, mas a maioria dos participantes já é conhecida.
CONFIRA AS VAGAS JÁ CONQUISTADAS E COMO ESTÁ A CORRIDA PELAS VAGAS RESTANTES
ARGENTINA (6 vagas)
- São cinco vagas diretas. Pelo campeonato, classificaram-se o campeão Lanús, o vice San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz. A outra irá para o vencedor da Copa Argentina, decidida entre River Plate e Rosario Central.
- Na segunda fase preliminar entra o estreante Atlético Tucumán, quinto colocado no campeonato.
BOLÍVIA (4 vagas)
- Os dois campeões da temporada 2015/16 vão direto aos grupos: Sport Boys, do Apertura, e Jorge Wilstermann, do Clausura.
- Pela pontuação geral, The Strongest fica com a vaga na segunda fase preliminar, enquanto o Universitario de Sucre entra na primeira fase.
BRASIL (7 vagas + campeão da Sul-Americana)
- A Chapecoense, declarada campeã da Copa Sul-Americana pela Conmebol, fará sua estreia na Libertadores entrando diretamente na fase de grupos.
- O Campeonato Brasileiro dá seis vagas, sendo quatro diretas e duas na segunda fase preliminar. O outro lugar nos grupos é destinado ao vencedor da Copa do Brasil, decidida nesta quarta-feira entre Grêmio e Atlético-MG (na ida, 3 a 1 para os gaúchos).
- Os quatro primeiros colocados do Brasileirão já são conhecidos e estarão nos grupos: Palmeiras (campeão), Flamengo, Santos e Atlético-MG.
- Faltando uma rodada, as duas vagas na preliminar hoje são de Atlético-PR (56 pontos) e Botafogo (56). O Corinthians, com 55, aparece a seguir.
- Caso o Atlético-MG conquiste a Copa do Brasil, Atlético-PR e Botafogo estariam automaticamente classificados, abrindo uma vaga para o sétimo colocado. Neste caso, o Grêmio (53) ainda poderia alcançar o Corinthians. Este cenário ainda garantiria o quinto do Brasileiro direto nos grupos.
CHILE (4 vagas)
- A Universidad Católica foi campeã do Clausura no primeiro semestre e garantiu uma das vagas diretas na fase de grupos. A outra será do vencedor do Apertura, a não ser que o título também fique com a Católica, líder a uma rodada do final. Neste caso, o posto nos grupos ficaria com o segundo colocado.
- Em caso de título para a Universidad Católica, que tem 28 pontos e só precisa de um empate na última rodada, disputam a vaga nos grupos Deportes Iquique (25), Unión Española (24) e O'Higgins (23).
- Uma das duas vagas na segunda fase preliminar irá para o campeão da Copa Chile, que tem Colo Colo e Everton na final. Se perder, o Colo Colo ainda terá outra chance por ter sido o vice do Clausura, pois a última vaga está reservada para um duelo com o vice do Apertura (ou o terceiro, por causa da colocação da Católica).
COLÔMBIA (4 vagas + atual campeão)
- O Atlético Nacional tem a vaga garantida como atual campeão. Ao seu lado na fase de grupos estarão o Independiente Medellín, vencedor do Apertura no primeiro semestre, e o campeão do Finalización, que está nas semifinais. Santa Fe x Atlético Nacional e Tolima x Bucaramanga são os confrontos.
- As duas vagas na segunda fase preliminar são definidas pela pontuação geral: Santa Fe e Millonarios. No entanto, caso o campeão seja o Santa Fe ou o Atlético Nacional, abre-se vaga para o melhor colocado a seguir: Junior de Barranquilla.
EQUADOR (4 vagas)
- O campeão Barcelona de Guayaquil e o rival Emelec, segundo colocado na tabela geral, estão na fase de grupos. Entre as demais equipes, a de melhor pontuação entrará na segunda fase preliminar, e a segunda melhor na primeira fase.
- Três equipes disputam estas duas vagas, a uma rodada do fim: El Nacional (64 pontos), Independiente del Valle (61) e LDU de Quito (61).
PARAGUAI (4 vagas)
- São duas vagas diretas: uma do Libertad, vencedor do Apertura, uma do campeão do Clausura. Faltando duas rodadas, o Guaraní tem quatro pontos de vantagem para o Olimpia. Entre os dois postulantes ao título, quem ficar sem ele terá o consolo da vaga na segunda fase preliminar pela pontuação geral.
- Três equipes disputam o acesso à primeira fase preliminar: Deportivo Capiatá (63 pontos), Cerro Porteño (62) e Sol de América (60).
PERU (4 vagas)
- Os dois finalistas do campeonato nacional, Melgar e Sporting Cristal, estarão na fase de grupos. A vaga na segunda fase preliminar será disputada entre os perdedores das semifinais, Universitario e Deportivo Municipal.
- O classificado para a primeira fase preliminar será o time de melhor campanha no Torneio Apertura entre os que ainda não se classificaram. Se o Universitario perder para o Municipal, ficará com esta vaga. Vencendo, dá o direito ao Alianza Lima.
URUGUAI (4 vagas)
- Peñarol, campeão da temporada 2015/16, e Nacional, pela tabela geral, vão à fase de grupos. A pontuação total colocou o Cerro na segunda fase preliminar.
- Para a primeira fase preliminar irá o melhor time do Torneio de Transição entre os que não tinham garantido a vaga antes. Falta uma rodada e estão na briga Montevideo Wanderers (28 pontos) e Danubio (26).
VENEZUELA (4 vagas)
- Zamora e Zulia, finalistas do campeonato por terem vencido Apertura e Clausura, respectivamente, estão na fase de grupos.
- Pela pontuação de 2016, o Carabobo entrará na segunda fase preliminar, e o Deportivo Táchira na primeira.
Fonte: globo.com