3.12.16

HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES



CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol
– MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 3 DE DEZEMBRO DE 2016 – SÁBADO –
HANDEBOL FEMININO - TORNEIO QUATRO NAÇÕES
BRASIL VENCE URUGUAI E BRIGA PELO TÍTULO NESTE SÁBADO
- Belém (PA) - O Brasil deu mais um show no Ginásio Mangueirinho, em Belém (PA), pelo II Torneio Quatro Nações Feminino de Handebol. Nesta sexta-feira (3), a Seleção não deu chances para o Uruguai e venceu as adversárias por 30 a 11 (13 a 6 no primeiro tempo). Amanhã, a equipe brasileira disputa o título do Torneio contra a Eslováquia, às 11h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV.
- No primeiro tempo, o Brasil entrou a todo vapor e começou abrindo boa vantagem nos primeiros minutos, mas logo depois o Uruguai equilibrou o jogo encaixando bons contra-ataques. No lado brasileiro, a defesa era o destaque do time, o que ocasionou um primeiro tempo seguro e com poucos gols uruguaios.
- Na segunda etapa, a defesa brasileira continuou com muita intensidade e só levou um gol aos 22 minutos. No ataque, o Brasil entrou mais concentrado e não desperdiçou tantas chances. Com as finalizações calibradas, a Seleção Feminina fechou a partida em 30 a 11. A artilheira do jogo foi a ponta esquerda Larissa Araújo com cinco gols marcados.
- Para o técnico do Brasil, Morten Soubak, a equipe cresceu muito de um tempo para outro. "Não construímos muito no primeiro tempo, mas no segundo melhoramos bastante. Na defesa, nossa goleira Gabriela ficou 23 minutos sem tomar gols, o que mostrou nossa melhora. Agora é descansar para amanhã, que será totalmente diferente. Enfrentaremos uma equipe europeia, com outro estilo de jogo", avaliou.
- Já a ponta esquerda Samira Rocha elogiou a torcida que compareceu em bom público no ginásio. "Nós jogamos na Europa e temos pouco contato com o público brasileiro. Quando estamos aqui é muito bom receber o calor e o carinho do público. Esperamos casa cheia para o jogo de amanhã contra a Eslováquia, que será uma partida difícil", disse.
- Além do duelo entre Brasil e Eslováquia, Cuba e Uruguai também entram na quadra do Ginásio Mangueirinho, às 13h (horário de Brasília), na partida de encerramento do Torneio Quatro Nações Feminino.
GOLS DO BRASIL
Larissa (5), Samira (4), Bruna de Paula (4), Ana Paula (3), Lígia (3), Tamires (2), Jéssica Quintino (2), Hannah (2), Duda (2), Fran (1), Bruna Rodrigues (1) e Juliana (1).
GOLS DO URUGUAI
Scarrone (4), Barreiro (2), Schinca (2), Ferrari (1), Fynn (1) e Trucco (1).
INGRESSOS
- Os ingressos para os jogos deverão ser trocados por um quilo de alimento não perecível antes das partidas deste sábado (3). Cada entrada é válida para a rodada dupla, que será realizada no dia correspondente. A arrecadação será doada a instituições beneficentes da cidade.

MORTEN SOUBAK NÃO É MAIS O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
- Técnico da seleção brasileira feminina de handebol desde 2009, o dinamarquês Morten Soubak não seguirá no cargo para este ciclo olímpico. O GloboEsporte.com já havia antecipado a informação, no início do mês, mas o treinador tinha negado. Nesta sexta-feira, após a vitória sobre o Uruguai no Torneio Quatro Nações, que está sendo disputado em Belém, no Pará, ele confirmou sua saída ao SporTV:
handebol Morten Soubak brasil angola olimpíadas (Foto: Agência Reuters)
- Sim, nesta semana eu disse para as meninas que é meu último campeonato com a seleção. É isso. Eu agradeço as jogadoras, todo mundo no Brasil, foi uma passagem bonita, muito feliz. É isso, esse é o último passo que faço com a seleção. Eu tenho um contrato que acaba no fim do ano e é isso. Já falei várias vezes que eu já virei brasileiro, mas agora é diferente, talvez um dia eu estou de volta para o Brasil, quem sabe. Nesse período, acaba agora. Eu não tive a procura nem proposta da Confederação, então era um sinal que era o fim mesmo - disse.
- Neste sábado, às 11h, o Brasil decide o Torneio contra a Eslováquia, no jogo que marca a despedida de Morten da seleção brasileira.
- Morten Soubak chegou ao Brasil em 1995, voltou para a Dinamarca e, depois, em 2005, retornou ao Pinheiros, onde comandou o time masculino e foi campeão brasileiro pela equipe paulista. Em 2009, assumiu a seleção brasileira feminina. Levou o time ao ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e, em 2013, atingiu o ápice de sua história no país com o título mundial na Sérvia.
- Na sequência, porém, a seleção passou a oscilar bons e maus momentos. Conquistou o bicampeonato pan-americano nos Jogos de Toronto, em 2015, mas no mesmo ano acabou caindo precocemente no mundial da Dinamarca - derrota nas oitavas de final, para a Romênia. Na Rio 2016, a expectativa era por um pódio, mas a seleção feminina acabou eliminada nas quartas de final pela surpresa Holanda.
RESULTADOS DOS JOGOS DA FASE FINAL
DIA 1º / DEZEMBRO / 2016 – QUINTA-FEIRA – EM BELEM - PA
URUGUAI                                                        15X29 ESLOVÁQUIA
BRASIL                                                           51X09 CUBA
DIA 2 / DEZEMBRO / 2016 – SEXTA-FEIRA – EM BELEM - PA
19H00 - ESLOVÁQUIA                                     38X11 CUBA
21H30 - BRASIL                                              30X11 URUGUAI
CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA
GRUPO ÚNICO                                                                                      PONTOS                   VITORIA                   GOLS
BRASIL                                                          4                      2                      81x20 +61
ESLOVÁQUIA                                                 4                      2                      67x26 +41
URUGUAI                                                        0                      0                      26x59 -33
CUBA                                                              0                      0                      20x89 -69
PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS DA FASE FINAL
DIA 13 / DEZEMBRO / 2016 – SÁBADO – EM BELEM - PA
11H00 - BRASIL                                              X ESLOVÁQUIA
13H00 - CUBA                                                 X URUGUAI
Fonte: Confederação Brasileira de Handebol