5.2.17

FIBA - BASQUETE BRASILEIRO SUSPENSO



- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 5 DE FEVEREIRO DE 2017 - DOMINGO -
FIBA - BASQUETE BRASILEIRO SUSPENSO
APÓS REUNIÃO COM A FIBA, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CBB DIZ: "SAÍ REVOLTADO”
- Guy Peixoto diz que a conversa com a Federação Internaciomingonal de Basquete envolveu questões relacionadas a Carlos Nunes e não focou no futuro do basquete do país
- Na última sexta-feira, a Federação Internacional de Basquete (Fiba), manteve ao menos até maio a suspensão dada à Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Uma reunião realizada no mesmo dia em Lausanne, na Suíça, com representantes da Fiba, CBB, LNB e com os dois candidatos à presidência da entidade brasileira prometia uma resolução para a questão, o que não aconteceu. Na conversa, a mandatária do basquete mundial garantiu ter sugerido soluções e estabelecido alguns termos a serem cumpridos até o fim de abril para que a reintegração da CBB seja possível a partir de maio.
- Candidato pela Chapa Transparência, Guy Peixoto esteve na reunião e não saiu nem um pouco satisfeito da conversa com a Fiba. Para ele, a reunião focou apenas na gestão Carlos Nunes e não se aprofundou na busca por soluções para o basquete no Brasil. Usando palavras fortes, Peixoto deixou a entender que talvez a Fiba não esteja tão preocupada assim em ajudar o basquete do país.
- Não vi sentido nesta reunião, pois não se buscou nenhuma solução para o nosso basquete, muito pelo contrário, a pauta foi direcionada ao atual mandatário da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que deixou de cumprir os seus compromissos internacionais, especialmente os relacionados à FIBA. Não me pareceu que a entidade maior do basquete mundial estivesse preocupada ou propensa em ajudar o basquete brasileiro, que é rico em conquistas e história, por isso, saí deste encontro frustrado, decepcionado e revoltado  - disse Guy Peixoto.
Nenê disputa bola, Braxil x Croácia, Basquete, Rio 2016 (Foto: Jim Young/Reuters)
Seleções brasileiras de basquete estão suspensas (Foto: Jim Young/Reuters)
- Ele também não entendeu o sentido da manutenção da punição. Com a suspensão até maio, as seleções brasileiras, inclusive de base, seguem fora das competições internacionais, o que atrapalha o desenvolvimento dos jovens atletas. Os clubes também não podem disputar torneios internacionais de forma oficial.
- Falo como um ex-jogador, que iniciou a prática do basquete muito jovem, no Pará, e viveu o sonho de chegar à Seleção Brasileira, seguindo um caminho para isso, quando jogou competições de base representando o seu estado e depois foi chamado para defender o CA Monte Líbano, de São Paulo. Hoje em dia, com essa punição, não seria possível acontecer, por isso, considero uma atitude despropositada - conta Guy Peixoto.
- Na próxima semana, por sugestão de um representante do Ministério do Esporte presente no encontro na Suíça, a CBB se reunirá internamente para apresentar as primeiras soluções à Fiba. Nesse encontro, estarão todos os dirigentes que foram à reunião em Lausanne. A eleição para novo presidente da CBB está mantida para o dia 10 de março. Há duas chapas em disputa: a Chapa "Bola na Cesta, Brasil", liderada por Amarildo Ramo da Rosa (presidente) e Ênio Rogério Leite Guimarães (vice), e a Chapa "Transparência", liderada por Guy Peixoto (presidente) e Manoel Castro (vice).
Fonte: globoesporte.com