24.2.17

JEPs - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ



Jogos EscolaresTV SEET
- MATÉRIA ATUALIZADA ATÉ DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2017 - SEXTA-FEIRA -
JEPs - JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ
REGIONAIS DOS JEPS 2017 COMEÇAM EM MAIO
- A maior competição estudantil da América Latina já tem data para começar. A Etapa 1 da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2017 terá início em 5 de maio e segue até o dia 11 do mesmo mês. A 2ª Etapa da Fase Regional também acontece em maio, entre os dias 19 e 25. Cada etapa é sediada por 16 municípios. Curitiba, que realiza uma regional independente, terá as disputas concentradas entre 29 de maio e 4 de junho.
- Já a Setorização em Curitiba, quando é disputada apenas a modalidade de futsal, será realizada entre 28 e 30 de abril. A Setorização foi implantada em 2015 e trata-se de uma fase preliminar, possibilitando que as equipes atuem mais de uma vez, diferentemente de anos anteriores, quando a disputa era no sistema de eliminatórias simples. Desta forma, os estabelecimentos de ensino se enfrentam dentro de seus bairros e só depois disputam a Fase Regional.
“A Setorização na modalidade de futsal masculino, categorias A e B, implantada há dois anos na Fase Regional de Curitiba, alcançou os objetivos propostos, melhorando o sistema de disputa desta modalidade, que era injusta, pois tínhamos que adotar o sistema de eliminatória. Com a setorização, as equipes fazem no mínimo dois jogos”, comenta Marcia Tomadon, coordenadora geral dos JEPs.
- A Fase Macrorregional também acontece no primeiro semestre, entre 14 e 18 de junho. Já a Fase Final B, para alunos de 12 a 14 anos, será realizada entre 30 de junho e 8 de julho, em sede ainda a ser definida. A Final A, para estudantes de 15 a 17 anos, terá como sede o município de Apucarana, entre 21 e 29 de julho.
“Esperamos, mais uma vez, uma grande competição. É nos Jogos Escolares que são dados os primeiros passos para se desenvolver uma promissora carreira esportiva”, ressalta o secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício. “Mais relevante ainda é a socialização, o prazer de fortalecer relações de amizade e companheirismo que os jogos proporcionam”, conclui.
- Os Jogos Escolares Bom de Bola, competição de futebol, ainda não têm data definida, mas serão realizados no segundo semestre. Em todas as fases, os JEPs devem reunir cerca de 95 mil participantes de todo o estado.
Fonte: SEET - Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná