23.4.17

BASQUETE FEMININO - LIGA NACIONAL



Logo LBFlnb1
- MATERIA ATUALIZADA ATÉ DIA 23 DE ABRIL DE 2017 - DOMINGO  -
BASQUETE FEMININO - LIGA NACIONAL
UNINASSAU TEM UMA VITÓRIA GIGANTE SOBRE O CORNTHIANS
- Uninassau tem grande atuação defensiva, encerra invencibilidade do Corinthians dentro de casa e abre 1 a 0 nas Finas da LBF CAIXA
- As Finais da LBF CAIXA 16/17 se iniciaram com um jogo pra lá de emocionante em Americana (SP). À frente durante a grande maioria da partida, o Uninassau Basquete bateu o Corinthians/Pague Menos/Americana, por 73 a 62, neste sábado (22/04), e abriu 1 a 0 na série decisiva, encerrando a invencibilidade da equipe paulista dentro de casa na temporada.
- A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.
E agora?
- As duas equipes voltam a quadra pelo Jogo 2 nesta segunda-feira (24/04), às 21h30 (de Brasília), novamente no Centro Cívico, em Americana (SP), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Imparável
- Literalmente sem descansar um segundo sequer, Ineides Casanova foi o grande destaque da vitória pernambucana nesta manhã. A armadora do Uninassau ditou o ritmo ofensivo da equipe e fez ótimo trabalho marcando Meli Gretter na defesa. A cubana deixou a quadra como nada mais nada menos que cestinha, principal reboteira (ao lado de Damiris) e passadora da partida (ao lado da companheira Rafaela Monteira), com 28 pontos, oito rebotes e cinco assistências.
Fala aí
“Fiz muitos pontos, mas fazer com que o meu time pontue é muito importante também. Muito bom ganhar fora de casa, mas estamos muito focadas, a série ainda não acabou. O Corinthians tem um grande time, mas hoje fomos melhores”, declarou Casanova, líder em eficiência do Jogo 1, com 28.
Defesa, defesa
- O ponto chave para vitória no Jogo 1 foi a grande atuação defensiva apresentada pelo Uninassau. Com muita ajuda do garrafão, evitando infiltrações, a equipe pernambucana forçou o Corinthians a 21 arremessos de fora do perímetro, nos quais apenas quatro foram certeiros, reduzindo a equipe mandante a apenas 62 pontos e 36,5% de aproveitamento.
Fundamentais
- Além de Casanova, todo o quinteto que ficou o maior tempo dentro de quadra pelo time pernambucano foi muito bem. Rafaela Monteiro anotou 13 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu cinco assistências; Ariadna contribuiu com 12 tentos, três sobras e mais três assistências; Tati com oito pontos e cinco rebotes; e Gil, vindo do banco de reservas, marcou mais 11 pontos.
Fala aí
“Ficamos felizes pela vitória, mas não ganhamos nada. Temos muito caminho pela frente ainda no campeonato. Nosso time se portou bem em todo o jogo, até nos momentos que elas reagiram no placar. Nosso time vem em uma crescente e temos que continuar evoluindo para vencer a LBF CAIXA”, disse Tati Pacheco, ala do Uninassau.
Tentaram de tudo
- Apesar da derrota em casa, o Corinthians tentou de tudo para reagir na partida. As principais destaques do alvinegro foram a pivô Damiris, cestinha e reboteira do time, com 18 pontos e oito rebotes, a ala Brandie Baker, dona de 14 tentos e quatro sobras, e a armadora Meli Gretter, que veio do banco de reservas e contribuiu com dez pontos e quatro assistências.
Fala aí
“Temos que mudar a atitude da equipe. Temos que mostrar um trabalho defensivo melhor, estar mais ligado e ter uma transição melhor para reverter esta situação. Tenho completa convicção que minha equipe consegue voltar na série”, afirmou Antônio Vendramini, técnico do Corinthians.
Mando tomado
- Com o resultado positivo em Americana, após 11 vitórias e nenhuma derrota do Corinthians como mandante ao longo da temporada, o Uninassau tomou o mando de quadra do rival e caso faça a lição de casa nos Jogos 3 a 4 da série, conquistará o título independente de qualquer outro resultado.
Uninassau na frente
- O primeiro quarto do Jogo 1 foi marcado por uma grande performance da equipe pernambucana. Com Casanova inspirada, deixando 12 pontos na parcial, o ataque do Uninassau funcionou de forma constante, com 60,6% de aproveitamento, enquanto na defesa, as visitantes conseguiram segurar o poderoso ataque do Corinthians, que deixou o período com 31,1% no quesito. Apesar da diferença nos números, apenas seis pontos separaram os times ao fim dos dez primeiros minutos, 20 a 14.
Jogo parelho
- Os dez minutos finais do primeiro tempo foram de extremo equilíbrio. Com a mão calibrada no ataque, os dois times foram trocando cestas até os três minutos finais da parcial, quando o Corinthians imprimiu uma forte defesa, contra-ataques constantes e teve uma sequência de 7 a 2, voltando para os vestiários com apenas dois pontos de desvantagem, 36 a 34.
Outro ritmo
- Depois de um início equilibrado, em que o Corinthians chegou a ter até quatro pontos de frente, a reta final do terceiro quarto foi dominada pelo time pernambucano. Com muito volume de jogo de Casanova e Rafaela Monteiro, o Uninassau fez 17 a 4 nos seis minutos e meio finais da parcial e foi para o último período com nove pontos de frente, 56 a 47.
Sem chance
- Após ter até 13 pontos de desvantagem (60 a 47), o alvinegro passou a ser mais agressivo no ataque, forçou faltas e encostou no placar. Porém, com jogadas decisivas, tanto na defesa quanto no ataque, o Uninassau manteve-se sempre com pelo menos duas posses de bola à frente e confirmou a vitória crucial no Jogo 1 das Finais da LBF CAIXA
RESULTADOS DOS JOGOS DAS SEMIFINAIS
SAMPAIO                                                       51X74 CORINTHIANS
SANTO ANDRÉ                                               61X87 UNINASSAU/AMERICA
CORINTHIANS                                                93X64 SAMPAIO
UNINASSAU/AMERICA                                    108X58 SANTO ANDRÉ
RESULTADOS DOS JOGOS DAS FINAIS
SÁBADO – DIA 22 / ABRIL / 2017 - JOGO 1 – EM AMERICANA – SP
CORINTHIANS                                                62X73 UNINASSAU/AMERICA
PROGRAMAÇÃO DOS DEMAIS JOGOS DAS FINAIS
SEGUNDA-FEIRA – DIA 24 / ABRIL / 2017 - JOGO 2 – EM AMERICANA - SP
21h30 – CORINTHIANS                                    X UNINASSAU/AMERICA
SEXTA-FEIRA – DIA 28 / ABRIL / 2017 - JOGO 3 – EM RECIFE - PE
21h30 – UNINASSAU/AMERICA                       X CORINTHIANS
DOMINGO – DIA 30 / ABRIL / 2017 - JOGO 4 – EM RECIFE - PE
12h00 – UNINASSAU/AMERICA                       X CORINTHIANS
TERÇA-FEIRA – DIA 2 / MAIO / 2017 - JOGO 5 – EM AMERICANA - SP
21h30 – CORINTHIANS                                    X UNINASSAU/AMERICA
Fonte: LBF – Liga Nacional de Basquete